Os Três Sistemas de Conhecimento na Construção do Sentido de um Texto

Introdução aos Sistemas de Conhecimento

Na análise textual, entender como se constrói sentido é fundamental. Existem três sistemas de conhecimento cruciais para essa construção: o conhecimento linguístico, o conhecimento enciclopédico e o conhecimento interacional. Neste artigo, exploraremos cada um desses sistemas para compreender melhor seu papel.

Conhecimento Linguístico

O conhecimento linguístico refere-se ao domínio das regras e estruturas da língua. Isso inclui gramática, sintaxe, morfologia e léxico. Esse sistema é essencial para decodificar e produzir textos coerentes e coesos, pois permite ao leitor ou ao escritor reconhecer padrões linguísticos e utilizar a língua de forma eficaz.

Conhecimento Enciclopédico

O conhecimento enciclopédico é composto pelas informações e conceitos que acumulamos ao longo da vida. Esse conhecimento engloba fatos, eventos históricos, e dados culturais que ajudam na interpretação de textos. Ao aplicar esse sistema de conhecimento, conseguimos atribuir sentido e contexto às informações apresentadas em um texto, tornando a leitura mais rica e significativa.

Conhecimento Interacional

Para finalizar, o conhecimento interacional envolve a habilidade de compreender e usar as regras de interação social aplicáveis à comunicação linguística. Isso inclui a pragmática, que é o estudo do uso da linguagem em contextos específicos. Esse sistema permite estabelecer e reconhecer intenções comunicativas, identificar implicaturas e realizar inferências durante a leitura ou escrita.

Conclusão

Combinar esses três sistemas de conhecimento é essencial para a construção do sentido de um texto e para uma comunicação eficaz. O conhecimento linguístico oferece as ferramentas básicas de comunicação, o conhecimento enciclopédico agrega contexto e profundidade, e o conhecimento interacional torna a comunicação mais dinâmica e pragmática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *