O livro de Zacarias é o décimo primeiro na lista dos Profetas Menores e o 16º na lista dos livros proféticos.
O Personagem Zacarias.
Zacarias foi profeta. O livro começa com a afirmativa histórica citando o rei persa Dario, conhecido na História Geral como Dario I, o Grande. Já fizemos menção desse rei em outro lugar. Isto comprova a veracidade das Escrituras Sagradas sobra a pessoa do profeta Zacarias. Zc 1.1 diz: “No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido”. Vejamos o que Ed 4.24 diz: “Então, cessou a obra da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia”.
Esdras fez duas citações de Zacarias. A Palavra de Deus afirma o seguinte a seu respeito: “E Ageu, profeta, e Zacarias, filho de Ido, profeta, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram” (Ed 5.1). Verifique ainda Ed 6.14. J. G. Baldwin (Ageu, Zacarias e Malaquias, Edições
Vida Nova, p.45) diz que, “em 520 Zacarias deve ter sido ainda bem jovem, tornando-se cabeça da família uns trinta ou quarenta anos mais tarde”.
A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995:1351) afirma que, “Neemias informa que Zacarias era cabeça da família sacerdotal de Ido (Ne 12.16). Por esta passagem, ficamos que ele era da tribo de Levi, e que passou a servir em Jerusalém, depois do exílio, tanto como sacerdote quanto profeta”. Outra informação da BEP (p.1352) é a seguinte: “O NT indica que Zacarias, filho de Baraquias, foi assassinado ‘entre o santuário e altar’ (i.e.. no lugar da intercessão) por oficiais do templo (Mt 23.35)”.
Zacarias fora o profeta que tinha intimidade com anjos. O texto sagrado diz: “E disse-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem estes são” (Zc 1.9). outras passagens afirmam isso (Zc 1.14).
Atuação de Zacarias.
O profeta Zacarias iniciou ministério em 520 a.C., poucos meses depois da primeira mensagem de Ageu.
A mensagem de Agem era extremamente forte. Ele pregava chamando os seus conterrâneos para se converterem ao Senhor. Antes fizera uma retrospectiva sobre os erros do passado que o povo de Israel cometera, que o levara a se afastar do Senhor, tornando-se assim objeto da ira e julgamento divinos. O texto sagrado diz: “O Senhor tem estado em extremo desgostoso com vossos pais. Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos. E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras. Mas não ouviram, nem me escutaram, diz o Senhor” (Zc 1.2-4).
Zacarias pregava dizendo que o tempo do profeta é limitado, mas a palavra de
Deus é eterna e fiel. O Senhor diz na sua mensagem por intermédio do profeta: “Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, viverão eles para sempre? Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu mandei pelos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? E eles tornaram e disseram: Assim como o Senhor dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou” (1.5,6).
Zacarias estimulou os seus compatriotas a arregaçarem as mangas para reconstruírem o templo, que tinha um significado muito importante: Símbolo da fé do povo de Deus e também da unidade nacional (Releia Ed 5.1; 6.14). O comentarista da Bíblia de Genebra diz: “O trabalho de Ageu centralizou-se na reconstrução do templo, enquanto o de Zacarias foi extensivamente designado para encorajar o povo de Deus com respeito ao bem-estar de Jerusalém e de seu futuro a longo prazo”. Leia Zc 1.12-14.
Autoria do Livro.
A Bíblia de Estudo Pentecostal afirma que Zacarias é o autor do livro. Há estudiosos que dizem o contrário. O comentarista da Bíblia de Genebra diz o seguinte, para reprovar categoricamente os dizem que Zacarias não é o autor do livro. Ele diz: “Vários argumentos históricos e literários têm sido utilizados para se chegar a essas conclusões, mas todos se constituem, na melhor das hipóteses, em meras tentativas. Não há razões fortes o suficiente para se concluir que Zacarias não tenha sido, de fato, o único autor deste livro” (BG p. 1073). D. Data do Livro.
Stanley Ellisen diz que o livro foi escrito entre 520 e 480 a.C. A Bíblia de Estudo Pentecostal diz que a data do livro é 520-470 a.C.
Tema do Livro.
A Bíblia de Estudo Pentecostal sugere o tema: “A Conclusão do Templo e as promessas Messianicas”. Stanley Ellisen sugere o tema: “A Necessidade de completar o templo e de prepara-se para a vinda do Messias”.
Esboço do Livro.
O esboço escolhido foi extraído da Bíblia de Genebra. Esboço deve ser estudado com as muitas versões das Bíblias que possuímos. É uma forma de aprendizagem eficiente para fixarmos os capítulos do livro em estudo. Vejamos:
“I. Encorajamento para o tempo presente (caps. 1-8)
- Exortação ao arrependimento (1.1-6)
- As oito visões noturnas (1.7-6.8)
- O homem entre as murteiras (1.7-17)
- Os quatro chifres e os quatro ferreiros (1.18-21)
- Um homem com um cordel de medir (cap. 2)
- Vestes limpas para o sumo sacerdote (cap. 3)
- O candelabro de ouro e as duas oliveiras (cap. 5)
- O rolo voante (5.1-4)
- A mulher e o efa (5.5-11)
- Os quatro carros (6.1-8)
- Apendice: a coroação de Josué como uma profecia do renovo que virá (6.9-
15)
- Problemas sociais e a transformação de Jerusalém (caps. 7-8)
- A questão do jejum (7.1-7)
- O fracasso em fazer justiça e demonstrar misericórdia (7.8-14)
- As bençãos de Deus sobre a Jerusalém futura (8.1-15)
- Resposta à questão do jejum (8.156-19)
- A benção de Deus se estende à humanidade (8.20-23)
- O futuro do reino de Deus (caps. 9-14)
- O primeiro oráculo profético (caps. 9-11)
- A chegada de Deus, o Rei, vindo do Norte (9.1-8)
- A chegada do Rei a Jerusalém (9.9-10)
- A chegada de Deus, o Rei, vindo do Sul (9.11-17)
- A destruição dos ídolos pelo Pastor-Rei (cap. 10)
- Um poema sobre a destruição das nações orgulhosas (11.1-3)
- Um retrato do Pastor de Deus (11.4-17)
- O segundo oráculo de profético (caps. 12-16)
- O juízo de Deus sobre as nações e a salvação de Jerusalém (12.1-9)
- O lamento do povo de Deus em Jerusalém (12.10-14)
- A purificação da terra de Judá (13.1-6)
- O Pastor ferido (13.7-9)
- A guerra contra Jerusalém (14.1-15)
- A celebração final da Festa dos Tabernáculos (14.16-21)”
Comentário do Livro.
O Dicionário Bíblico Universal (1981:448) tecendo um comentário sobre o livro de Zacarias diz que, “o livro pode dividir-se em três secções: 1. Os caps. 1-6 contém uma série de oito visões que teve o profeta no segundo ano de Dario, e eram reveladoras das dispensações da Providencia com respeito aos judeus e às nações que os tinham oprimido. 2. Os caps. 7 e 8 encerram profecias sobre a prosperidade futura dos judeus, no engrandecimento de Jerusalém, entrementes de avisos e exortações.
3. Os seis capítulos restantes contêm uma série de predições, revelando a futura história do povo de Deus desde esse período até ao fim do mundo. Nessas profecias acham-se intercaladas muitas outras referentes à pessoa, caráter, e obra do Messias, à promulgação do Evangelho, à chamada dos gentios, e a glória final e bem-aventurança da Igreja de Deus, unindo judeus e gentios numa santa comunidade, debaixo da direção do grande Sumo-Sacerdote e Rei (9 a14)”.
Stanley Ellisen (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, pp. 392,3) assegura que, “o livro apresenta dois objetivos: Insistir na conclusão da restauração imediata do templo e instruir a nação quanto a seu futuro nos tempos messiânicos. No avanço esmagador dos impérios poderosos na Palestina nos tempos dos gentios, os poucos sobreviventes de Israel seriam atingidos pela voragem das lutas internacionais e desafios religiosos. Mas seu rei Messias viria, primeiro em humildade e rejeição, e mais tarde com grande poder, a fim de trazer salvação espiritual e expressão internacional a seu povo, em cumprimento de suas promessas da aliança”.
Escola de Teologia – ETAP
Disciplina: LIVROS PROFÉTICOS I E II
Professor: Carlos Alberto Alves