O que significa ser um discípulo de Jesus? Muitas pessoas pensam que basta crer em Deus e frequentar uma igreja para serem consideradas discípulas. Mas a Bíblia nos ensina que há mais do que isso. Ser um discípulo significa seguir a Jesus, aprender com Ele e obedecer aos seus ensinamentos. Ser um discípulo significa ter um compromisso sério com o Senhor, renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz (Lucas 9.23).
A obediência é uma das marcas de um verdadeiro discípulo. Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15). Não basta dizer que ama a Jesus, é preciso demonstrar esse amor através da obediência. A obediência agrada a Deus e nos faz crescer na fé e no conhecimento da sua vontade. A obediência também nos protege dos perigos do pecado e das ciladas do inimigo.
Mas como podemos obedecer a Jesus? A resposta está na sua Palavra, a Bíblia. A Bíblia é o manual de instruções que Deus nos deu para vivermos de acordo com a sua vontade. Nela encontramos os mandamentos, os princípios e os exemplos que devemos seguir. A Bíblia é a fonte de autoridade para o discípulo de Jesus. Por isso, devemos ler, estudar, meditar e aplicar a Bíblia em nossa vida diária.
Um dos versículos mais conhecidos sobre a obediência é Josué 1:8, que diz: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. Esse versículo nos mostra que a obediência traz bênçãos e sucesso na vida do discípulo. Mas não devemos obedecer por interesse ou por medo, mas por amor e gratidão a Deus.
A obediência não é fácil, mas é possível. Não podemos obedecer por nossas próprias forças, mas pelo poder do Espírito Santo que habita em nós. O Espírito Santo nos ajuda a entender a Palavra de Deus, nos convence do pecado, nos capacita a fazer o bem e nos dá força para resistir às tentações. O Espírito Santo é o nosso consolador, guia e amigo.
Ser um discípulo obediente não significa ser perfeito ou nunca errar. Todos nós somos pecadores e precisamos da graça e do perdão de Deus. Mas significa ter um coração disposto a se arrepender, confessar e mudar quando erramos. Significa ter um coração humilde, submisso e dependente de Deus.
Ser um discípulo obediente também não significa ser legalista ou religioso. Não se trata de seguir regras ou tradições humanas, mas de seguir a Jesus. Não se trata de cumprir rituais ou cerimônias, mas de ter um relacionamento pessoal com Deus. Não se trata de fazer obras para merecer o favor de Deus, mas de receber o seu favor pela fé em Jesus.
Ser um discípulo obediente é um desafio, mas também é uma recompensa. A obediência nos aproxima de Deus e nos faz experimentar o seu amor, a sua paz e a sua alegria. A obediência nos faz frutificar e glorificar a Deus com as nossas vidas. A obediência nos prepara para o dia em que veremos Jesus face a face e ouviremos dele as palavras: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.21).