No Novo Testamento da Bíblia Cristã, o sábado é mencionado em várias ocasiões, principalmente nos evangelhos, que descrevem a vida, ministério e ensinamentos de Jesus Cristo. O sábado é um dia de especial significado para os judeus, pois é o dia de descanso e adoração estabelecido na Lei de Moisés.
Aqui estão algumas passagens do Novo Testamento que mencionam o sábado:
-
Mateus 12:1-12: Neste trecho, Jesus e Seus discípulos são acusados pelos fariseus de violarem o sábado ao colherem espigas para comer durante o dia de descanso. Jesus defende Seus discípulos e declara que “o Filho do Homem é Senhor do sábado”.
-
Mateus 24:20: Jesus faz referência ao sábado enquanto fala sobre a destruição de Jerusalém, aconselhando as pessoas a orarem para que sua fuga não ocorra no sábado ou no inverno.
-
Marcos 1:21-27: Neste relato, Jesus ensina na sinagoga em Cafarnaum em um sábado, e as pessoas ficam impressionadas com Sua autoridade.
-
Marcos 2:23-28: Uma passagem semelhante ao que foi mencionado em Mateus 12, onde Jesus defende Seus discípulos por colherem espigas no sábado.
-
Marcos 16:1: As mulheres discípulas de Jesus aguardam até o sábado ter passado para ungir o corpo de Jesus após a crucificação.
-
Lucas 4:16: Jesus continua o costume judaico de frequentar a sinagoga no sábado, ensinando e lendo as Escrituras.
-
Lucas 6:1-11: Mais uma vez, Jesus é questionado pelos fariseus sobre a observância do sábado, enquanto cura um homem com uma mão atrofiada.
-
João 5:1-18: Nesta passagem, Jesus cura um homem paralítico em um sábado, provocando a ira dos líderes religiosos por “trabalhar” no dia sagrado.
-
Atos 13:14, 42-44: O apóstolo Paulo e seus companheiros pregam na sinagoga em Antioquia da Pisídia em um sábado.
-
Hebreus 4:9: Essa passagem fala sobre um “descanso sabático” reservado para o povo de Deus, indicando que há um descanso espiritual disponível para os crentes.
É importante notar que, embora o sábado seja mencionado em várias ocasiões no Novo Testamento, a observância do sábado tornou-se um assunto de debate na igreja cristã primitiva, especialmente entre os convertidos gentios e os cristãos de origem judaica. Com o tempo, muitos cristãos passaram a observar o domingo como o dia de adoração e descanso, para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, o que levou à prática do domingo como o “Dia do Senhor” na maioria das igrejas cristãs atualmente.
POR: IVALDO FERNANDES