Curso de Teclado 02

 

Capítulo 2: Ritmo,
Melodia, Harmonia e Andamento

Os Alicerces da Música

Bom, antes de iniciar o capitulo 2 do nosso Curso Básico, gostaria
de agradecer as visitas ao Site e aos Emails enviados. Continuem nos visitando
e enviando Emails, afinal de contas, o que é uma artista sem seu publico…oh!!

Mas, brincadeiras à parte, espero que todos os interessados estejam se
beneficiando ao má-ximo das informações que estou disponibilizando.
Gostaria apenas de ressaltar o que o meu amigo Rogério (bateria) sempre diz.
Empenho, Dedicação, Estudo…Estas são palavras fundamentais para que vocês
possam atingir seus objetivos.

Ah, e outra coisa, todos os iniciantes tendem a ter um certo “gás”
inicial, querem fazer logo os exercícios e musicas propostas, e isso apresenta
um perigo muito grande, pois se pode aprender errado, e depois de se aprender
errado fica muito difícil corrigir os defeitos. Por-tanto, Paciência! Tocar bem
não é tocar Rápido e sim tocar Certo, agilidade se ganha com o tempo.

Tente imaginar uma bela casa, com lindos móveis e limpa. É uma sensação muito
agradável entrar em um ambiente assim. No entanto pra que essa casa tenha
chegado a ficar assim foi necessário um fator principal, os alicerces, as
colunas de sustentação.

Uma boa música também é assim. É muito agradável ouvir uma bela canção, mas pra
que tal canção venha a se tornar bela é necessário que ela tenha suas colunas
de sustentação bem estruturadas, o Ritmo, Melodia, Harmonia e o Andamento.
Vamos então definir esses alicer-ces.

Ritmo: É
uma seqüência de sons em intervalos regulares.
Não devemos confundir Ritmo com Estilo. O Estilo é uma variação temática do
Ritmo. O que determina um Estilo não é tanto o Ritmo, mas a Harmonia que ainda
iremos abordar. Pode-mos definir como alguns Estilos principais o Rock, O
Samba, a Valsa, o Jazz e etc. Mas vol-tando a falar em Ritmo, podemos dividir o
Ritmo em Tempos, só pra citar os mais usados são 2, 3, 4, 6 e 8.

Melodia:
É uma seqüência de sons em intervalos irregulares.
A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais
destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento
como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo – notas
tocadas individualmente – você estará ouvindo uma Melodia.

Harmonia:
É a junção de partes como um todo.
A junção do Ritmo, com a Melodia, e a de outros elementos formam a harmonia. É
por meio da harmonia que podemos ter estilos musicais distintos. Embora o Ritmo
não varie muito, os elementos melódicos e complementares são fundamentais para
se criar Estilos distintos e harmoniosos.

Andamento:
É a variação na velocidade da Harmonia, ou do resultado final das junções dos
elementos Ritmo, Melodia e Complementares.
Algumas canções são bem lentas, como a canção If You Do No Me By Now, do
conjunto Simple Red, com cerca de 80 batimentos por minuto, e outras são bem
rápidas, como a co-nhecida Brasileirinho com 150 batimentos por minuto.

Bem, agora que já conhecemos os elementos fundamentais para a criação de uma
Música, vamos analisar como esses elementos podem ser transcritos de uma forma
que pode haver uma comunicação correta entre Compositor ou Autor da Música e
Intérprete.
Para isso vamos começar a estudar a forma de Transcrição Musical Universal Por
Meio de Notas.

Capítulo
3: O Sistema de Notação Universal

Já vimos todas as propriedades da Música e do Som, agora chegou a
hora de aprendermos a colocar a Música por escrito afim de que possamos
transmitir nossas criações e também executar peças dos artistas de nossa preferência.
Primeiramente vamos nos lembrar dos nomes da Sete notas musicais. São elas, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.

Agora vamos analisar a pauta musical, o conjunto de linhas que é usado para se
transcrever as notas musicais. Veja a pauta musical padrão abaixo.


Como vimos a Pauta ou
Pentagrama
é um conjunto de 5 linhas e 4 espaços agrupadas,
po-dendo vir a ter linhas suplementares adicionadas. Embora na representação
acima hajam apenas 5 linhas suplementares inferiores e superiores, esse número
pode ser maior, visto a Pauta ou Pentagrama não ter inicio nem fim.

Também serão encontradas divisões na Pauta. Estes são chamados Compassos.
Vamos analisar agora como as Sete notas musicais estão dispostas na Pauta ou
Pentagra-ma. Atente como no inicio da Pauta ou Pentagrama existe um símbolo, é
a Clave de Sol, existem outras Claves, são elas que determinam a posição das
notas na Pauta ou Penta-grama. No nosso estudo analisaremos duas Claves, a de
Sol e a de Fá.

Vamos iniciar então aprendendo o sistema de notação musical na Clave de Sol.


Note que a Clave começa na 2 º Linha, é ali que está a nota Sol, se desejar
continuar as no-tas é só seguir a ordem.

Vamos agora então executar uma musica, trata-se da canção Nona Sinfonia.

Vamos executa-la da seguinte forma:

Verifique as notas da musica na pauta musical.
Qualquer duvida olhe na figura acima e verifique a nota correta.
Os números que se encontrarão abaixo da nota referem-se aos dedos da mão
direita que deverão ser usados.


Vamos tentar então
!


Bom, é isso ai. Não se preocupe com o fato de que algumas notas estão pretas,
outras brancas, algumas tem astes ligadas, outras não. Isso está relacionado
com uma matéria ainda a ser abordada.

O que importa é a posição delas na Pauta, ou seja, qual é a nota que deve ser
tocada.

O Ponto de partida será o 3 º Mi do Teclado.

 

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