Conhecendo a Igreja

A Igreja é o corpo de Cristo, formado por todos os que creem nele como Senhor e Salvador. A Igreja tem a missão de anunciar o evangelho, fazer discípulos, servir ao próximo e adorar a Deus. A Igreja é composta por diversas comunidades locais, que se reúnem para cultuar, aprender, orar e compartilhar a vida. A Igreja é guiada pelo Espírito Santo, que lhe concede dons e capacitações para cumprir sua vocação.
Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem, a natureza e o propósito da Igreja, com base na Bíblia, que é a Palavra de Deus revelada aos homens.

A origem da Igreja
A Igreja teve seu início no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus, que estavam reunidos em Jerusalém (Atos 2.1-4). Nesse dia, cerca de três mil pessoas se converteram ao ouvir a pregação de Pedro e foram batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Atos 2.38-41). Esses novos crentes se dedicavam ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e às orações (Atos 2.42).

 

A Igreja cresceu rapidamente, tanto em Jerusalém como em outras regiões, apesar da perseguição que sofria por parte das autoridades judaicas e romanas. Os cristãos eram testemunhas de Jesus, que havia morrido na cruz pelos pecados do mundo e ressuscitado ao terceiro dia, vencendo a morte e o diabo. Eles anunciavam que Jesus era o Messias prometido nas Escrituras e que ele voltaria para julgar os vivos e os mortos (Atos 3.12-26).

 

A Igreja se espalhou por todo o Império Romano e além, graças à obra missionária dos apóstolos e de outros evangelistas. Paulo foi um dos principais instrumentos de Deus para levar o evangelho aos gentios, isto é, aos não judeus. Ele fundou várias igrejas nas cidades por onde passava e escreveu cartas para orientá-las na fé e na prática cristã. Outros apóstolos também escreveram cartas para as igrejas, como Pedro, João, Tiago e Judas. O último livro da Bíblia, chamado Apocalipse, foi escrito por João, que recebeu uma revelação de Jesus sobre os acontecimentos futuros e o destino final da Igreja e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *