A Igreja selada com o Espírito Santo

Leitura Diária 1 Coríntios 12

13. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Reflexão
O que significa ser selado com o Espírito Santo? É uma promessa de Deus para os seus filhos, uma garantia de que eles pertencem a ele e de que ele os protegerá e os conduzirá até o fim. É um sinal de que somos propriedade de Deus, comprados pelo sangue de Cristo, e de que ele habita em nós e nos enche do seu poder. É uma marca de distinção entre os que são de Deus e os que são do mundo.

O selo do Espírito Santo é mencionado várias vezes no Novo Testamento, especialmente nas cartas do apóstolo Paulo. Em Efésios 1:13-14, ele escreve: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”. Em 2 Coríntios 1:21-22, ele diz: “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. E em Efésios 4:30, ele adverte: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”.

O selo do Espírito Santo tem implicações práticas para a vida cristã. Primeiro, ele nos dá segurança da nossa salvação. Sabemos que somos filhos de Deus, porque ele nos deu o seu Espírito como testemunha interna (Romanos 8:16). Não dependemos das nossas emoções ou das nossas obras para ter certeza da nossa salvação, mas da palavra de Deus e do seu Espírito. Segundo, ele nos dá capacitação para o serviço cristão. O Espírito Santo nos concede dons espirituais para edificar a igreja e glorificar a Cristo (1 Coríntios 12:7-11). Ele também nos capacita a testemunhar do evangelho com ousadia e eficácia (Atos 1:8). Terceiro, ele nos dá santificação para o caráter cristão. O Espírito Santo produz em nós o fruto do amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Ele também nos ajuda a vencer as obras da carne, como a imoralidade, a idolatria, as contendas, as invejas e as bebedices (Gálatas 5:19-21).

Ser selado com o Espírito Santo é uma grande bênção e uma grande responsabilidade. Devemos valorizar esse dom precioso de Deus e não entristecê-lo com os nossos pecados. Devemos buscar ser cheios do Espírito Santo continuamente, para vivermos uma vida que honra a Deus e refletir a sua glória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima