A Bíblia diz que há um tempo para todas as coisas, debaixo do céu, cada coisa tem sua hora; “…tempo de estar calado e tempo de falar”. A maioria das pessoas pensa que o ar deve estar cheio de som de suas vozes, porém a Palavra diz que o tempo de calar é igual ao tempo de falar. Os conselheiros de Israel necessitavam da capacidade de ouvir, de escutar. Jesus disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
Terrivelmente esta é a época em que ninguém escuta. A tônica da educação de hoje é que o aluno participe e se expresse. Isto nos leva a pensar que o falar é mais importante que o escutar. Naturalmente não é possível que um fale todo o tempo. Alguém tem que escutar. A maioria dos que falam não deseja dar informes ou na realidade comunicar-se, mas tão somente buscam um auditório. O ESCUTAR pode ser caracterizado por distintos níveis.
I. NÍVEL SUPERFICIAL
Neste nível escutamos somente as palavras das outras pessoas. Não procuramos avaliar ou compreende-las. Poderíamos repeti-las se fosse necessário, porém nada mais (recado).
II. NÍVEL DA AVALIAÇÃO
Neste escutamos as palavras e logo avaliamos e talvez de alguma forma aceitemos ou rejeitemos. Ex.: escutar o sermão aos domingos. O visitador pode escutar e avaliar o que disse um paciente e até fazer um diagnóstico de seu problema de maneira objetiva. Mas, cuidado para não “rotular”.
III. NÍVEL DE ESCUTAR ALÉM DAS PALAVRAS
Há poucas pessoas que chegam a escutar neste nível porque nele se escuta a
pessoa em vez de escutar acerca dela. Isto é, compreender o que fica atrás das palavras. Já não se é mais “observador do balcão” e se avaliam nas palavras. Neste nível escuta-se a pessoa como uma verdadeira pessoa, digna de ser ouvida.
O que significa escutar além das palavras? Jesus disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”, naturalmente que uma pessoa não surda pode ouvir bem, porém Jesus explicou: “Se tem ouvidos para ouvir que escutem o verdadeiro sentido da palavra e o que a pessoa deseja dizer-lhe”.
1. Ouvir com simpatia – compreender a idéia expressada; os motivos de sua atitude.
2. Escutar com compaixão; interesse.
3. Colocar-se no lugar do outro.
4. Não se importar se o que ele disse é justo ou injusto; correto ou incorreto. Entrar em companheirismo emotivo com a pessoa.
5. Significa ouvir além das perguntas. Estas podem estabelecer uma relação mais pessoal. A resposta não é tão importante. Ex.: perguntas sobre algum livro, médico, horas, etc.
6. Significa escutar o significado do silêncio. O silêncio como a palavra pode cobrir ou descobrir. A tentação é nos apressarmos em dizer alguma coisa.
7. Prestar verdadeira atenção. Escutar estimula o outro a comunicar-se.
Indiferença inibe o outro a expressar-se com naturalidade.
8. Escutar é ouvir abertamente, sem julgamento.
Transparência 07 OBS.: Treinamento Organizacional – Equipes de Liderança – Psicóloga: Sandra Cintra.
A IMPORTÂNCIA DO SABER OUVIR
• Prepare-se para ouvir
• Ouça segundo o ponto de vista do interlocutor
• Concentre-se no ponto principal e não apenas nos fatos
• Amenize sua sensibilidade às palavras
• Procure manter a mente aberta
• Preste atenção
• Mantenha seu pensamento no interlocutor
• Ouça nas entrelinhas
• Não antecipe pontos de vista ou idéias
• Não faça julgamentos ou pré conceitualize as falas
• Mantenha contato visual com quem fala
OITO MANDAMENTOS DA ARTE DE OUVIR
1. Julgar o conteúdo e não a forma de expressão.
2. Ser receptível.
3. Ser flexível, não Ter resistência às mudanças.
4. Ouvir a mensagem completa.
5. Prestar atenção às idéias.
6. Procure entender o ponto de vista do outro.
7. Deixar de lado os preconceitos e preferências.
8. Não se distrair.
“Falar é prata. Ouvir é ouro”
Escola de Teologia – MECC
Disciplina: Aconselhamento Cristão
Professora: Sandra Cintra