Lição 6 – Jovens 3° trimestre 2023

LIÇÃO 6 - QUALIDADES PESSOAIS E ESSENCIAIS PARA OS DIÁCONOS
Jovens 3° trimestre 2023

 

LIÇÃO 6 – QUALIDADES PESSOAIS
E ESSENCIAIS PARA OS
DIÁCONOS


6 de agosto de 2023

TEXTO PRINCIPAL

“Da mesma sorte os diáconos
sejam honestos, não de
língua dobre, não dados a
muito vinho, não cobiçosos
de torpe ganância.”
(1 Tm 3.8)

RESUMO DA LIÇÃO
Servir a Deus é um privilégio e
uma responsabilidade.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – At 6.1
A instituição dos diáconos 
TERÇA – At 6 .1-7
O s primeiros diáconos 
QUARTA – Fp 1.1
Bispos e diáconos em Filipos
QUINTA – At 6.3
Qualidades espirituais
dos diáconos
SEXTA – 1 Tm 6.10
Vigilantes em relação ao dinheiro 
SÁBADO – At 6.3,5.8
Qualificações morais 

OBJETIVOS 

MOSTRAR o perfil do ministério diaconal; 
COM PREENDER as qualificações morais dos diáconos; 
DISCUTIR a atuação das mulheres no diaconato. 



INTERAÇÃO

 Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo vamos estudar a respeito do
serviço dos diáconos. Desde Jerusalém ficou evidente a necessidade de dois
ministérios na igreja: o primeiro, de direção pela palavra: o segundo, de auxílio
nas questões materiais. Verem os que o ministério diaconal é, também, de elevada importância e de natureza espiritual, daí a necessidade de qualificações
semelhantes às do presbítero. Também veremos que a diferença determinante
entre o presbitério e o diaconato está no ministério da Palavra, que é atribuído
ao bispo, o pastor da igreja Local. 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 

Professor(a), explique aos alunos que “diáconos geralmente se refere a um
servo que atende as necessidades de outros. Os responsáveis por servir uma
refeição (Jo 2.5,9) e os auxiliares de um rei são servos (Mt 22.13). Aquele que
almeja uma posição de grandeza deve se tornar um serviçal (Mc 10.43). Alguém
pode também estar servindo uma potestade espiritual. Falsos apóstolos são
chamados de ministros de Satanás (2 Co 11.15) e Paulo é ministro do evangelho
(Ef 3.7). Em outros lugares, diáconos retém a ideia de serviço, enquanto adota o
sentido mais técnico de uma posição de liderança eclesiástica (ou seja, diácono)”
(Bíbiia de Estudo Holman. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 1943)

TEXTO BÍBLICO

8 Da mesma sorte os diáconos sejam
honestos, não de língua dobre, não
dados a muito vinho, não cobiçosos
de torpe ganância. 
9 Guardando o mistério da fé em uma
pura consciência . 
10 E também estes sejam primeiro
provados, depois sirvam, se forem
irrepreensíveis. 

11 Da mesma sorte as mulheres sejam
honestas, não maldizentes, sóbrias
e fiéis em tudo. 

12 Os diáconos sejam maridos de uma
mulher e governem bem seus filhos
e suas próprias casas. 
13 Porque os que servirem bem como
diáconos adquirirão para si uma boa
posição e muita confiança na fé que
há em Cristo Jesus,

INTRUDUÇÃO
Na lição anterior estudamos as instruções dadas a Timóteo para a ordenação
dos bispos, anciãos ou presbíteros, que
eram os pastores locais; responsáveis
pela direção das igrejas e pelo ensino
do rebanho. Nesta Lição, estudaremos a
respeito do segundo ofício presente nas
igrejas do primeiro século, o diaconato, 
   Verem os que a principal distinção
entre o presbítero e 0 diácono é que
ao primeiro é dada a tarefa de ensinar
a igreja, enquanto ao segundo é dada a
missão de cuidar de questões temporais,
como a assistência aos necessitados,
nos moldes da experiência vivida pela
igreja em Jerusalém (At 6.1-6). Consideraremos, contudo, como esse ministério
auxiliar apresenta variações ao longo
do tempo, de acordo com a realidade
da igreja local.

I – O MINISTÉRIO DIACON AL

 1. A origem dos diáconos. Os primeiros diáconos foram instituídos em
Jerusalém (At 6.1-6), na igreja Liderada
pelos apóstolos (At 1.12-26; 2.41,42), sob
a direção de Tiago, irmão de Jesus (At 15.13). Lucas narra que “crescendo o
número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus,
porque as suas viúvas eram desprezadas
no ministério cotidiano” (At 6.1). Isso se
deu pela conversão de judeus de fala
grega, que fez reproduzir, no seio da
igreja cristã, um a divergência que já
existia no mundo judaico. Era um certo
divisionismo entre judeus nativos – que
falavam o aramaico, língua corrente em
Israel na época – e judeus não nativos,
que haviam se helenizado e falavam a
língua grega.
  De acordo com Lawrence O. Richards,
escritos rabínicos indicam que a igreja
de Jerusalém havia adotado o sistema
judeu de ajuda aos pobres, que envolvia
a “tigela dos pobres” e a “cesta dos pobres”. A primeira, uma distribuição diária
de comida fornecida aos necessitados. A
segunda, uma distribuição semanal de
comida e roupas para as famílias pobres.
   Lucas descreve que estava havendo um desprezo às viúvas gregas. Os
apóstolos, então, precisaram agir para
resolver esse problema interno (At 6.1).
Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de instituir “sete varões”, como
assistentes ou auxiliares, para servirem às
mesas, enquanto os dirigentes espirituais
(os apóstolos) cumpriam integralmente o ofício que lhes cabia e era essencial
para a vida da igreja: perseverar na
oração e no ministério da palavra (6.4). 

2. Um duplo ministério. 

Em bora
Lucas não use o substantivo diakonos
(“aquele que serve”) como um título para
identificar os sete varões eleitos pela
igreja de Jerusalém, é consensualmente
admitido que ali se deu a instituição
dos diáconos. Mesmo porque, o termo
grego diakonia (serviço ou atendimento)
está presente no versículo 1, enquanto
o verbo diakoneo (servir) aparece no
versículo 2. Em ambos os casos, a referência está ligada a servir às mesas.
  No versículo 4 0 termo diakonia (serviço) volta a aparecer. Agora, contudo,
na expressão “ministério da palavra”.
Assim, são dois ministérios ou serviços
distintos: o principal, de servir a palavra:
e o auxiliar, de servir às mesas. Um
duplo ministério estava estabelecido,
realidade que seria reproduzida nas
demais igrejas do Novo Testamento.
  A síntese é: tanto o presbítero quanto
o diácono são servos (diakonos), no sentido comum do termo. Contudo, o primeiro
serve à Palavra. O segundo, às mesas.
Em outros trechos do Novo Testamento
o mesmo vocábulo grego vai aparecer
com o sentido amplo (servos) e com o
sentido específico (o ofício diaconal),
como veremos no tópico II! desta lição. 

3. Bispos e diáconos.

 Como já vimos,
Paulo instituiu presbíteros nas diversas
igrejas que fundou em suas viagens
missionárias. Éfeso foi uma delas (At 20.17). Lucas relata em Atos 14.23: “E, havendo-lhes por comum consentimento
eleito anciãos em cada igreja, orando
com jejuns, os encomendaram ao Senhor
em quem haviam crido.” De igual sorte,
foram ordenados diáconos, como se vê na Carta aos Filipenses, na qual Paulo
saúda “a todos os santos em Cristo Jesus
que estão em Filipos, com os bispos e
diáconos” (Fp 1.1). Vê-se, portanto, que
os ministérios locais foram constituídos
por bispos ou presbíteros, responsáveis por dirigir e ensinar a igreja: e por
diáconos, auxiliares para as questões
administrativas ou temporais, conforme
a necessidade de cada comunidade. 

SUBSÍDIO 1

 Prezado(a) professor(a), explique que
“da mesma maneira como fez com os
bispos ou líderes, 0 apóstolo discute as
qualificações (não os deveres) daqueles
que servem à igreja com o diáconos
ou ministros, Em bora sirvam com o
auxiliares da igreja e não como líderes,
seus requisitos morais e espirituais são
semelhantes; deste modo, 0 apóstolo
introduz suas qualificações com a expressão ‘da mesma sorte’.
  Quem eram os diáconos? Ainda que
seja uma prática comum considerar os
que fossem selecionados para servir
às mesas em Atos 6,1-6 e 21.8 como
protótipos daqueles que desempenhasse este papel, tais homens não foram
chamados de diáconos,”
(Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 1454.) 



II – AS QUALIFICAÇÕES DOS
DIÁCONOS 

1. Diferença determinante. Entre as
qualificações dos presbíteros (pastores
locais) e dos diáconos há uma diferença
determinante: a aptidão para ensinar,
que somente é exigida dos bispos (1 Tm3.2). Isso reforça 0 que já foi dito: o pastor
é 0 responsável por dirigir e ensinar a igreja, contando com o auxílio direto
do diácono, a quem é dada a tarefa de
atuar na esfera administrativa, como nos
assuntos do templo, na arrecadação de
finanças e donativos e na assistência
aos necessitados. 

2. Da m esm a sorte.

 Ao começar
a seção relativa aos diáconos com a
expressão “da mesma sorte”, Paulo
já indica que o padrão que se espera
deles é semelhante ao dos presbíteros,
A honestidade refere-se ao estrito cumprimento de suas responsabilidades e
deveres em todos os âmbitos, Não deve
ser admitido ao diaconato quem tenha
negócios m al resolvidos. O diácono
precisa ser um homem de palavra (“não
de língua dobre”), ou seja, alguém em
quem se pode confiar no que diz.
   A expressão “não dado a muito vinho”
costuma suscitar muita discussão. O
emprego do advérbio de intensidade
“muito” é invocado por alguns intérpretes
como uma concordância de Paulo com o
uso moderado de bebida alcoólica. Isso,
contudo, destoa do conselho do próprio
apóstolo quanto à abstinência do vinho
(Ef 5.18; 1 Co 6.10). Por isso, considera-se
que ele estava se referindo a um vinho
não fermentado (não embriagante), e,
ainda assim, recomendada a moderação,
em função das práticas pagãs da época,
que consistiam em glutonaria. Nossa
conduta prudente sempre é de abster-se
de toda a aparência do mal (1 Ts 5.22). 

3. Completando o rol.

 Assim como
os presbíteros, os diáconos deveriam
ser vigilantes em matéria de dinheiro,
afastando-se da cobiça, Contentamento
e moderação são fundamentais para nos
livrar de toda a ambição ou desejo imoderado por bens ou riquezas. Paulo enfatiza
isso nos versículos 9 a 12 do capítulo 6 de primeira a Timóteo, especialmente
no versículo 10: “U o amor do dinheiro
é a raiz de toda espécie de males”.
Outra recomendação semelhante
à dos presbíteros diz respeito à vida
conjugal e à liderança da família. A
expressão “marido de uma mulher” não
é apenas uma reprovação à poligamia,
mas, também, ao divórcio e ao novo
casamento fora das hipóteses biblicas
de exceção, quando esgotadas todas
as possibilidades de reconciliação (Mt19.9; 1 Co 7.15).
  Paulo inclui aos diáconos a recomendação de que guardem “0 mistério da fé
em uma pura consciência”. Devem estar
convictos de sua salvação em Cristo e
não terem nenhuma culpa que possa
lhes abalar a fé. Somente homens que
tenham todas essas qualificações e forem
“primeiro provados” e atestados como
“irrepreensíveis” poderão ser ordenados
ao importante ministério diaconal. 

SUBSÍDIO 2

 Professor(a), explique que “acima de
tudo, os diáconos devem ser pessoas
convictas. O ‘ministério da fé’ que os diáconos devem manter equivale à verdade
do ensino cristão que transcende a razão
humana, e que somente é acessível por
meio da revelação divina. Paulo está
insistindo na relação íntima entre uma fé
sadia e uma consciência irrepreensível
e imaculada; sem essa última a primeira
está estéril A consciência dos diáconos
deve estar livre de ofensas. A qualificação
genérica final para todos os diáconos é
que deverão ser primeiramente avaliados, e se considerados inocentes, então,
poderão servir.”
O Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD. 2003. p. 1462.)

III – A REFERÊNCIA ÀS MULHERES
 1. Diaconisas? A parentem ente,
Paulo abre uma nova seção em seu
texto para se referir às mulheres. Assim como havia dito “Da mesma sorte
os diácono s”, agora diz: “Da mesma
sorte as mulheres…”. Isso tem levado
alguns eruditos a considerarem que o
apóstolo estava tratando de très ofícios
distintos na igreja: bispos, diáconos e
diaconisas. Mas os contextos mediato
e imediato não convergem para esta
interpretação,
  As mulheres sempre exerceram
um papel de alta relevância no serviço
cristão, sendo sempre bem reconhecidas, principalmente pelo apóstolo
Paulo, com o na referência que faz a
um a distinta mulher de nome Febe,
que “[servia] na igreja que [estava] em
Cencreia” (Rm 16.1). Alguns intérpretes acreditam que se tratava de uma
diaconisa. Contudo, é sabido que a
referência à diaconia é feita muitas
vezes no Novo Testamento em relação
à função de servir e não ao ofício de
diácono, como um cargo da estrutura
ministerial.
  Paulo usa a palavra diaconos para
se referir ao seu próprio ministério e
aos de seus cooperadores (1 Co 3.5; 2Co 3.6: Cl 1.23 : 4.7). No mesmo sentido
é feita a referência a Febe, razão que
a estrutura do texto não é suficiente
para afirmar que se tratava de uma
mulher ordenada ao ministério diaconal.
Isso não impede, naturalmente, em
reconhecer e saber que as mulheres
desempenham extraordinário serviço com o auxiliares na obra de Deus,
inclusive na assistência às pessoas
enfermas e necessitadas.

  2. Esposas dos diáconos.

 Além da
interpretação de que a referência as
mulheres em 1 Timóteo 3.11 seria às
diaconisas, há outras duas linhas de
entendimento: uma que considera que
Paulo estava se referindo às mulheres
em geral, e outra que sua fala estava
sendo dirigida às esposas dos diáconos.
  Essa é a posição mais aceita, em
função de que a palavra grega presente no texto (gynaih as) pode ser
interpretada tanto com o “mulheres”
quanto como “esposas”. Paulo estava,
portanto, recomendando que as esposas dos diáconos tivessem um viver
honesto; não fossem maldizentes, mas
equilibradas e fiéis em tudo. 

 PENSE! 
Não é a briga por um título que nos
fará m ais importantes no reino
de Deus: muito m ais importante
é servir. 

 PONTO IMPORTANTE! 
As mulheres sempre tiveram um
papel altamente relevante no reino
de Deus e são dignas de reconhecimento, mas a liderança da igreja
foi dada ao homem.

SUBSÍDIO 3

 “mulheres”no texto de 1 Timóteo 3.11
“pode ser um a referência a mulheres
auxiliares ou a diaconisas. Pode. também, referir-se a esposas de diáconos.
Seja com o for, Paulo esperava que o
comportamento de mulheres em posição
de proeminência fosse tão responsável
e irrepreensível com o o de homens
proeminentes.”
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação
Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1753.)

CONCLUSÃO

Paulo conclui suas instruções aos
diáconos enfatizando que os que
servirem bem serão dignos de respeito e honra perante a igreja e se
fortalecerão em convicção espiritual.
Além de recompensa no céu, quem
se dispõe a servir recebe de Deus,
já nesta vida. uma profunda alegria
interior, que não pode ser sufocada
nem mesmo diante das perseguições,
Que Deus nos conceda sempre a
graça de servir,



HORA DA REVISÃO

 1 Como se deu o surgimento do
ministério diaconal?
 Os primeiros diáconos foram instituídos em Jerusalém, na igreja liderada
pelos apóstolos, sob a direção de
Tiago, irmão de Jesus. 

2. Quais os ofícios instituídos nas
igrejas dos dias de Paulo?
 Bispos, presbíteros e diáconos. 

3. Qual a diferença determinante entre
o diaconato e o presbitério?
 A aptidão para ensinar. 

4. Qual a melhor atitude para nos
prevenir das ambições? 
Contentamento e moderação. 

5. O que significa a expressão “marido
de uma mulher”?
 É uma reprovação à poligamia, mas
também, ao divórcio e ao novo casamento fora das hipóteses bíblicas
de excessão,

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