Frases de Jan Huss

 

Sammis Reachers 

(Husinec, atual República Tcheca, 1369 — Constança, Alemanha, 1415) foi um reformador religioso, considerado um dos Pré-Reformadores, cujas ideias foram muito inspiradas por outro pré-reformador, John Wycliffe. Suas proposições lhe renderam a excomunhão do catolicismo e a condenação à fogueira, no Concílio de Constança (que também declarara os ensinos do falecido Wycliffe como heréticos). Uma das proposições de Huss, consideradas heréticas, era o Sacerdócio Universal dos Crentes, que afirma que a comunicação com Deus pode dar-se sem a mediação sacramental e eclesial. É dele a mui famosa frase, pronunciada no momento de seu martírio: “Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa “ganso” na língua boêmia), mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar.” O cisne da profecia de Huss não era outro senão Martinho Lutero.

Aquele que se cala com proveito raramente age contra a sua consciência.

Ó santa simplicidade.

Eles pensavam poder abafar e vencer a verdade, que é sempre vitoriosa, ignorando que a própria essência da verdade é que quanto mais quisermos comprimi-la mais ela cresce e se eleva.

Não, eu nunca preguei qualquer doutrina de tendência para o mal, e o que ensinei com os meus lábios agora selo com o meu sangue!

Ame a verdade, viva a verdade, pregue a verdade, defenda a verdade. Porque quem não fala a verdade, trai a verdade.

Vou ficar em silêncio? Deus me livre! Ai de mim se eu ficar quieto. É melhor morrer, ao não me opor a esta impiedade ou a fazer-me participante da culpa do inferno.

Eu prefiro feri-los com a verdade, a matá-los com a mentira.

Jesus é o cabeça da igreja. Não é o líder de uma gangue de ladrões.

Regozije-se com o fato de o Deus imortal ter nascido para que os homens mortais pudessem viver na eternidade.

Com a maior alegria confirmarei com meu sangue a verdade que tenho escrito e pregado.

Jan Huss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *