lição Jovens e Adultos 4º Trimestre 2002

TEMA
 Abraão 

SUBTÍTULO: 
 Êxitos e fracassos do amigo de Deus

AUTOR:
 Elienai Cabral


A lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002 aborda temas importantes da história bíblica, como a chamada de Abraão, a fragilidade do homem de fé, o preço da contenda, a bondade que supera a maldade, a lição de Melquisedeque, a recompensa da fé, lições do pacto Abrâmico, vacilando na fé, Deus anima Abraão, o poder da oração, a destruição que não pode ser evitada, Ismael e Isaque, irmãos em conflito, e a maior prova de Abraão. Neste artigo, vamos explorar esses temas e suas lições para nossas vidas.

1 – A chamada de Abraão

A chamada de Abraão é um dos temas mais importantes da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Abraão foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e seguir para uma terra desconhecida. Deus prometeu a Abraão que Ele faria dele um grande povo. Abraão obedeceu a Deus e deixou sua terra natal, sem saber o que o esperava. A obediência de Abraão a Deus é uma lição importante para nós, pois nos ensina a confiar em Deus e a obedecer a Sua vontade.

2 – A fragilidade do homem de fé

A fragilidade do homem de fé é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Abraão foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e seguir para uma terra desconhecida. No entanto, Abraão não tinha certeza de que Deus cumpriria Sua promessa. Abraão teve que confiar em Deus e ter fé que Ele cumpriria Sua promessa. A fragilidade do homem de fé é uma lição importante para nós, pois nos ensina a confiar em Deus mesmo quando não temos certeza de que Ele cumprirá Sua promessa.

3 – O preço da contenda

O preço da contenda é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Abraão e Lot tiveram que dividir o território que Deus lhes havia prometido. Quando eles não conseguiram chegar a um acordo, Abraão deu a Lot a escolha de qual território ele queria. Lot escolheu o território mais próspero, e Abraão aceitou a decisão de Lot. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre buscar a paz e evitar a contenda, pois ela pode ter um preço muito alto.

4 – A bondade que supera a maldade

A bondade que supera a maldade é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Quando Abraão e Lot se separaram, Lot foi para Sodoma, onde a maldade e a depravação eram abundantes. No entanto, Abraão permaneceu fiel a Deus e foi bondoso com Lot, mesmo quando Lot escolheu o território mais próspero. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre buscar ser bondosos e amáveis com aqueles que nos cercam, mesmo quando eles não são bondosos conosco.

5 – A lição de Melquisedeque

A lição de Melquisedeque é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Melquisedeque foi um rei justo e bondoso que serviu a Deus com fidelidade. Ele deu a Abraão um presente de alimentos e vinho para mostrar sua gratidão a Deus. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre mostrar gratidão a Deus por Suas bênçãos e servi-Lo com fidelidade.

6 – A recompensa da fé

A recompensa da fé é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Abraão foi fiel a Deus mesmo quando não tinha certeza de que Deus cumpriria Sua promessa. Deus recompensou a fidelidade de Abraão e cumpriu Sua promessa de fazer dele um grande povo. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre ser fiéis a Deus, pois Ele recompensará nossa fidelidade.

7 – Lições do pacto Abrâmico

Lições do pacto Abrâmico são outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Deus fez um pacto com Abraão, prometendo que Ele faria dele um grande povo. Abraão deu a Deus a oferta de um cordeiro como sinal de seu compromisso com o pacto. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre manter nossos compromissos com Deus e honrar nossos pactos com Ele.

8 – Vacilando na fé

Vacilando na fé é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Abraão vacilou na fé quando Deus lhe pediu para sacrificar seu filho, Isaque. Abraão queria obedecer a Deus, mas não conseguiu superar seu medo e sua dúvida. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre ter fé em Deus, mesmo quando não entendemos Sua vontade.

9 – Deus anima Abraão

Deus anima Abraão é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Quando Abraão vacilou na fé, Deus enviou um anjo para animá-lo. O anjo disse a Abraão que Deus não queria que ele sacrificasse Isaque, mas que ele deveria demonstrar sua fidelidade a Deus. A lição que podemos aprender aqui é que Deus sempre está pronto para nos animar e nos ajudar quando estamos vacilando na fé.

10 – O poder da oração

O poder da oração é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Abraão orou a Deus para que Ele lhe desse um filho. Deus atendeu à oração de Abraão e lhe deu um filho, Isaque. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre orar a Deus e confiar em Sua bondade e misericórdia.

11 – A destruição que não pode ser evitada

A destruição que não pode ser evitada é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Quando Lot foi para Sodoma, Deus enviou anjos para destruir a cidade. Lot e sua família foram avisados para sair da cidade antes que ela fosse destruída. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre obedecer a Deus e seguir Seus conselhos, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

12 – Ismael e Isaque, irmãos em conflito

Ismael e Isaque, irmãos em conflito é outro tema importante da lição de Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2002. Ismael e Isaque eram meio-irmãos, mas eles não conseguiam viver em paz. Quando Abraão e Sara tiveram um filho, Isaque, Ismael começou a provocar Isaque. A lição que podemos aprender aqui é que devemos sempre buscar a paz e evitar o conflito, pois ele pode destruir relacionamentos.

13 – A maior prova de Abraão

A maior prova de Abraão é outro tema importante.

obs: neste poste
so os tiulos que é de Elienai Cabral
os comentários são do PB Ivaldo Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *