lição Jovens e Adultos 3º Trimestre 2002

 TEMA
 Ética Cristã 


SUBTÍTULO:
Confrontando as questões morais

AUTOR:
 Pr Elinaldo Renovato de Lima

A lição de Jovens e Adultos do 3º Trimestre de 2002 trata da ética cristã e seus desafios. Nesta lição, examinaremos como os cristãos devem responder aos desafios da vida moderna. Estudaremos os dez mandamentos, a guerra, o aborto, o planejamento familiar, a sexualidade, o divórcio, a pena de morte, a eutanásia, o suicídio, a doação de órgãos, as finanças, os vícios, os jogos, a política e muito mais.

1 – A ética cristã e os dez mandamentos

Os dez mandamentos são a base da ética cristã. Estes mandamentos ensinam-nos a amar a Deus acima de todas as coisas e a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Estes mandamentos também nos ensinam a não roubar, não mentir, não cometer adultério, não matar, não cobiçar e não servir a outros deuses. Estes mandamentos são a base para a nossa vida moral e espiritual.

2 – O cristão e a guerra

Os cristãos acreditam que a guerra é um mal necessário. Embora a guerra seja sempre trágica, às vezes é necessário para defender a liberdade e a justiça. Os cristãos acreditam que a guerra deve ser usada como último recurso e que deve ser evitada a todo custo. Os cristãos também acreditam que a guerra deve ser usada com misericórdia e que os inocentes devem ser protegidos.

3 – O cristão e o aborto

Os cristãos acreditam que o aborto é errado. Eles acreditam que a vida humana começa no momento da concepção e que, portanto, o aborto é um assassinato. Os cristãos acreditam que o aborto deve ser evitado a todo custo e que as mulheres devem ser tratadas com compaixão e amor. Os cristãos também acreditam que as mulheres devem ser encorajadas a escolher a vida.

4 – O cristão e o planejamento familiar

Os cristãos acreditam que o planejamento familiar é uma escolha pessoal. Eles acreditam que as pessoas devem usar seu bom senso e discernimento para decidir o que é melhor para elas e para seus parceiros. Os cristãos acreditam que o planejamento familiar deve ser usado com responsabilidade e que as pessoas devem ter cuidado para não abusar dos métodos de controle de natalidade.

6 – O cristão e a sexualidade

Os cristãos acreditam que a sexualidade é um dom de Deus e deve ser usada com responsabilidade. Eles acreditam que a sexualidade deve ser reservada para o casamento e que o sexo fora do casamento é errado. Os cristãos acreditam que a sexualidade deve ser usada para expressar o amor e o compromisso entre o marido e a mulher e não para satisfazer os desejos egoístas.

7 – O cristão e o divórcio

Os cristãos acreditam que o divórcio é errado. Eles acreditam que o casamento é um compromisso para toda a vida e que o divórcio deve ser evitado a todo custo. Os cristãos acreditam que o divórcio é uma tragédia e que as pessoas devem fazer tudo o que puderem para salvar o seu casamento. Os cristãos também acreditam que as pessoas divorciadas devem ser tratadas com compaixão e amor.

8 – O cristão e a pena de morte

Os cristãos acreditam que a pena de morte é errada. Eles acreditam que a vida é sagrada e que ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. Os cristãos acreditam que a pena de morte deve ser abolida e que as pessoas condenadas à morte devem ser tratadas com misericórdia e compaixão.

9 – O cristão, a eutanásia e o suicídio

Os cristãos acreditam que a eutanásia e o suicídio são errados. Eles acreditam que a vida é sagrada e que ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. Os cristãos acreditam que a eutanásia e o suicídio devem ser evitados a todo custo e que as pessoas que estão pensando em cometer suicídio devem ser tratadas com compaixão e amor.

10 O cristão e a doação de órgãos

Os cristãos acreditam que a doação de órgãos é uma forma de amor. Eles acreditam que a doação de órgãos é uma maneira de salvar vidas e de ajudar aqueles que estão sofrendo. Os cristãos acreditam que a doação de órgãos deve ser feita com responsabilidade e que as pessoas devem ter cuidado para não abusar dos métodos de doação de órgãos.

11 – O cristão e as finanças

Os cristãos acreditam que as finanças devem ser usadas com responsabilidade. Eles acreditam que as finanças devem ser usadas para ajudar os outros e para servir a Deus. Os cristãos acreditam que as finanças devem ser usadas para servir a Deus e não para servir aos desejos egoístas. Os cristãos também acreditam que as finanças devem ser usadas para ajudar aqueles que estão passando por dificuldades.

12 – O cristão, os vícios e os jogos

Os cristãos acreditam que os vícios e os jogos são errados. Eles acreditam que os vícios e os jogos devem ser evitados a todo custo e que as pessoas devem ter cuidado para não se envolver nesses tipos de atividades. Os cristãos acreditam que os vícios e os jogos devem ser evitados e que as pessoas devem buscar ajuda se estiverem envolvidas nesses tipos de atividades.

13 – O cristão e a política

Os cristãos acreditam que a política deve ser usada para

obs: neste poste
so os tiulos que é de Pr Elinaldo Renovato de Lima
os comentários são do PB Ivaldo Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *