lição Jovens e Adultos 3º Trimestre 2000


TEMA:
 Evangelismo e Missões 


SUBTÍTULO:
 A Igreja cumprindo a sua tarefa

AUTOR: 
 Esequias Soares

Neste trimestre, vamos explorar os temas relacionados ao evangelho, o clamor do mundo, Jonas, Jesus, o manual de missões, a igreja de Jerusalém, a igreja de Antioquia, plantando igrejas locais, povos não alcançados, quando vem a perseguição, o sustento do missionário e missões transculturais no século XXI.

1 – O Evangelho

O evangelho é a boa nova de que Deus enviou seu Filho para salvar o mundo. É a mensagem de que Jesus Cristo veio para nos reconciliar com Deus, nos libertar do pecado e nos dar a vida eterna. É a mensagem de que Deus nos ama tanto que nos deu a chance de nos reconciliarmos com ele e nos tornarmos seus filhos. É a mensagem de que Deus nos ama tanto que nos deu a chance de nos reconciliarmos com ele e nos tornarmos seus filhos.

2 – O Clamor do Mundo

O clamor do mundo é o grito de ajuda de todas as pessoas que não conhecem a verdade do evangelho. É o grito de todos aqueles que estão presos nas trevas do pecado e que não sabem como sair. É o grito de todos aqueles que não conhecem o amor de Deus e que não sabem como encontrá-lo. É o clamor de todos aqueles que estão presos nas trevas do pecado e que não sabem como sair.

3 – Jonas, o Missionário do Antigo Testamento

Jonas foi um dos primeiros missionários do Antigo Testamento. Ele foi chamado por Deus para pregar o evangelho ao povo de Nínive, mas ele fugiu e foi engolido por um grande peixe. Depois de três dias, Deus o libertou e o enviou de volta para Nínive para pregar o evangelho. O povo de Nínive acreditou na mensagem de Jonas e se arrependeu dos seus pecados.

4 – Jesus, o Missionário por Excelência

Jesus foi o missionário por excelência. Ele veio ao mundo para pregar o evangelho a todos os povos. Ele pregou o evangelho em todas as cidades e aldeias da Palestina e também em outras regiões. Ele enviou seus discípulos para pregar o evangelho a todas as nações. Ele deu a seus discípulos a autoridade para curar os enfermos, expulsar demônios e pregar o evangelho a todas as nações.

5 – O Manual de Missões

O Manual de Missões é um livro que contém as instruções para aqueles que desejam se tornar missionários. Ele contém informações sobre como preparar-se para a missão, como planejar a viagem, como preparar a pregação, como lidar com as dificuldades e como trabalhar em equipe. Ele também contém informações sobre como ajudar os missionários a se manterem motivados e como ajudá-los a cumprir sua missão.

6 – Atos, o Livro de Missões

O livro de Atos é um dos livros mais importantes da Bíblia. Ele conta a história da igreja primitiva e como ela cresceu e se espalhou por toda a Terra Santa. O livro de Atos também descreve como os primeiros cristãos seguiram as instruções de Jesus para pregar o Evangelho e estabelecer igrejas em todas as nações.

O livro de Atos mostra como os primeiros cristãos enfrentaram muitas dificuldades e perseguições, mas ainda assim foram fiéis à missão de Jesus. Ele também nos ensina que devemos ser fiéis à nossa missão de pregar o Evangelho e estabelecer igrejas em todas as nações.

7 – A Igreja de Jerusalém

A igreja de Jerusalém foi a primeira igreja cristã. Foi fundada por Jesus e seus discípulos e foi a primeira comunidade de crentes. A igreja de Jerusalém foi o berço do cristianismo e foi a partir dela que o evangelho começou a ser pregado a todas as nações. A igreja de Jerusalém foi o berço do cristianismo e foi a partir dela que o evangelho começou a ser pregado a todas as nações.

8 – A Igreja de Antioquia

A igreja de Antioquia foi a segunda igreja cristã a ser fundada. Foi fundada por Barnabé e Saulo e foi a partir dela que o evangelho começou a ser pregado aos gentios. A igreja de Antioquia foi a primeira igreja a ser chamada de “cristã” e foi a partir dela que o cristianismo começou a se espalhar pelo mundo.

9 – Plantando Igrejas Locais

Plantar igrejas locais é uma das principais tarefas dos missionários. É importante que os missionários plantem igrejas locais para que a mensagem do evangelho possa ser pregada a todas as nações. Os missionários devem pregar o evangelho, ensinar a Palavra de Deus e treinar líderes locais para que eles possam liderar as igrejas locais.

10 – Povos Não Alcançados

Os povos não alcançados são aqueles que ainda não ouviram a mensagem do evangelho. Eles são aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus e que não sabem como encontrá-lo. É importante que os missionários preguem o evangelho a esses povos para que eles possam conhecer o amor de Deus e se reconciliarem com ele.

11 – Quando Vem a Perseguição

Quando vem a perseguição, os missionários devem estar preparados para enfrentá-la. É importante que eles mantenham a fé e a esperança em Deus e que não desistam de pregar o evangelho. É importante que eles se lembrem de que Deus está no controle e que ele vai abrir caminho para que eles possam pregar o evangelho mesmo diante da perseguição.

12 – O Sustento do Missionário

O sustento do missionário é uma questão importante. É importante que os missionários tenham um meio de sustento para que eles possam pregar o evangelho. É importante que eles procurem meios de sustento que sejam consistentes com a mensagem do evangelho e que não os desviem de sua missão.

13 – Missões Transculturais no Século XXI

As missões transculturais são importantes no século XXI. É importante que os missionários sejam sensíveis às culturas diferentes e que eles procurem entender as necessidades e desejos das pessoas a quem eles estão pregando o evangelho. É importante que eles sejam flexíveis e que se adaptem às culturas diferentes para que possam pregar o evangelho de forma eficaz.

obs: neste poste
so os tiulos que é de Esequias Soares
os comentários são do PB Ivaldo Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *