lição Jovens e Adultos 4º Trimestre 1996

 


TEMA
 Sal e Luz 


SUBTÍTULO: 
 As marcas do cristão atual


AUTOR:
 Antonio Gilberto

A lição Jovens e Adultos do 4º Trimestre de 1996 oferece ensinamentos sobre o cristão e sua responsabilidade para com Deus, a sociedade e a Igreja. Os tópicos incluem o cristão como o sal da Terra, os bens materiais, a política, o preparo intelectual, a vida conjugal, a Igreja local, a comunidade, o lar, a fidelidade, o governo e o trabalho, o nascimento de Jesus, o Salvador do mundo e a justiça social.

1 – O cristão como o sal da Terra

O cristão é chamado a ser o sal da Terra, isto é, a influenciar positivamente a sociedade à sua volta. O sal é usado para temperar e preservar, e o cristão deve fazer o mesmo. Devemos ser luz no mundo, mostrando ao mundo o amor de Deus e a verdade de Sua Palavra. Devemos ser sal para preservar a sociedade de todos os males que a afetam.

2 – O cristão e os bens materiais

O cristão deve usar os bens materiais que Deus lhe dá para o bem de outros. Devemos usar nossos recursos para ajudar aqueles que estão necessitados e para servir a Deus. Não devemos usar nossos bens para nos enriquecer, mas para servir a Deus e aos outros.

3 – O cristão e a sociedade à sua volta

O cristão deve ser um agente de mudança na sociedade. Devemos ser luz no mundo, mostrando ao mundo o amor de Deus e a verdade de Sua Palavra. Devemos lutar pela justiça e pelos direitos humanos, e devemos lutar contra o pecado e a injustiça. Devemos ser vozes de esperança e amor em meio ao caos e às dificuldades.

4 – O cristão e a política

O cristão deve estar envolvido na política. Devemos lutar por justiça e direitos humanos, e devemos lutar contra o pecado e a injustiça. Devemos usar nossos votos para apoiar aqueles que defendem os princípios cristãos, e devemos lutar por mudanças que tragam paz e justiça para todos. Devemos nos lembrar de que Deus é o Rei dos reis e que Ele tem o controle sobre todas as coisas.

5 – O cristão e o seu preparo intelectual

O cristão deve buscar o conhecimento. Devemos estudar a Palavra de Deus e buscar conhecimento sobre as questões da vida. Devemos ler livros, assistir a palestras, ouvir palestras e buscar conhecimento de todas as fontes possíveis. Devemos usar nosso conhecimento para servir a Deus e aos outros.

6 – O cristão e a vida conjugal

O cristão deve honrar o seu cônjuge. Devemos amar e servir uns aos outros como Cristo nos amou e serviu. Devemos nos lembrar de que o casamento é um símbolo do amor de Deus por nós, e devemos viver de acordo com essa realidade. Devemos nos lembrar de que o casamento é uma aliança sagrada e devemos honrar essa aliança.

7 – O cristão e a Igreja local

O cristão deve servir a sua Igreja local. Devemos nos lembrar de que a Igreja é o Corpo de Cristo, e devemos servir a Igreja como servimos a Cristo. Devemos nos lembrar de que a Igreja é a família de Deus, e devemos nos amar uns aos outros como irmãos e irmãs. Devemos nos unir para servir a Deus e aos outros.

8 – O cristão e a sua comunidade

O cristão deve servir a sua comunidade. Devemos nos lembrar de que a comunidade é o lugar onde Deus nos colocou para servir. Devemos nos lembrar de que somos chamados a servir aos necessitados e aos oprimidos. Devemos nos lembrar de que somos chamados a ser luz no mundo, mostrando ao mundo o amor de Deus e a verdade de Sua Palavra.

9 – O cristão e o lar

O cristão deve honrar o seu lar. Devemos nos lembrar de que o lar é o lugar onde Deus nos colocou para servir. Devemos nos lembrar de que somos chamados a servir aos necessitados e aos oprimidos. Devemos nos lembrar de que somos chamados a ser luz no mundo, mostrando ao mundo o amor de Deus e a verdade de Sua Palavra.

10 – O cristão e a fidelidade

O cristão deve ser fiel a Deus. Devemos nos lembrar de que Deus é o nosso Pai e de que Ele nos ama. Devemos nos lembrar de que Deus nos chama a sermos fiéis a Ele e a Sua Palavra. Devemos nos lembrar de que Deus nos chama a sermos fiéis a Ele e aos outros.

11 – O cristão, o governo e o trabalho

O cristão deve servir o governo. Devemos nos lembrar de que o governo é estabelecido por Deus e de que devemos obedecer às leis do governo. Devemos nos lembrar de que somos chamados a servir o governo e a trabalhar para o bem-estar de todos. Devemos nos lembrar de que somos chamados a servir o governo com integridade e honestidade.

12 – O nascimento de Jesus, o Salvador do mundo

O nascimento de Jesus foi o maior milagre de todos os tempos. Jesus veio ao mundo para salvar o mundo do pecado e da morte. Jesus veio para nos mostrar o amor de Deus e para nos mostrar o caminho para a salvação. Jesus veio para nos mostrar que Deus é o nosso Pai e que Ele nos ama.

13 – O cristão e a justiça social

O cristão deve lutar pela justiça social. Devemos nos lembrar de que somos chamados a servir aos necessitados e aos oprimidos. Devemos nos lembrar de que somos chamados a lutar pela justiça e pelos direitos humanos. Devemos nos lembrar de que somos chamados a lutar contra o pecado e a injustiça.

obs: neste poste
so os tiulos que é de Antonio Gilberto
os comentários são do PB Ivaldo Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *