Lição13 – Jovens 3° trimestre 2023

Lição13 - TITO: ORGANIZAR A IGREJA EM CRETA E REPRIMIR OS FALSOS DOUTORES


Lição13 – TITO: ORGANIZAR A IGREJA EM CRETA E REPRIMIR OS FALSOS DOUTORES

24 de setembro 3023

TEXTO PRINCIPAL
 “A Tito, meu verdadeiro filho,
segundo a fé comum: graça,
misericórdia e paz, da parte de
Deus Pai e da do Senhor Jesus
Cristo, nosso Salvador.’
(Tt 1.4

RESUMO DA LIÇÃO
 Paulo escreveu a Tito para
orientá-lo acerca da organização
da igreja e enfatizar a
necessidade de refutar os
falsos doutores.


LEITURA SEMANAL 

SEGUNDA- Tt 1.10
O cuidado com os enganadores 
TERÇA-Tt l.lO cuidado com os gananciosos 
QUARTA- Tt 1.12
O cuidado com o mal testemunho 
QUINTA-Tt 1.13
O testemunho verdadeiro 
SEXTA-Tt 1.14
Não se desvie da verdade 
SÁBADO- Tt 1.15
A contaminação dos infiéis

OBJETIVOS 
MOSTRAR qual era a missão de Tito em Creta; 
COMPREENDER a missão de Tito; 
CONHECER as exortações gerais de Paulo na Carta a Tito.

INTERAÇÃO 

Professor(a), chegam os ao fim de mais um trimestre. Parabéns pelo seu esforço e dedicação! Nesta última aula, seria interessante fazer uma recapitulação
de todas as lições. Se possível, peça aos alunos que falem a respeito de qual
lição mais gostaram e o porquê. Aproveite a oportunidade para sanar algum a
dúvida, caso elas existam. Caso seja possível, permita que os alunos falem a
respeito dos pontos positivos e negativos das aulas e da temática estudada. Não
esqueça de comentar a respeito do tema do próximo trimestre. Crie nos alunos
uma expectativa positiva para o trimestre que será iniciado. Que Deus continue
abençoando você e seus alunos(as). 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 

Professor(a), faça a seguinte pergunta aos alunos: “Qual o propósito de Paulo
ao escrever a Tito?” Ouça os alunos com atenção. Em seguida, utilize o quadro
abaixo para mostrar quais eram os propósitos de Paulo.
Paulo escreveu primeiramente para instruir Tito na sua tarefa de:
1. Pôr em ordem o que ele (Paulo) deixaria inacabado nas igrejas de Creta,
inclusive a instituição de presbíteros nessas igrejas (1.5);
2. Ajudar as igrejas a crescerem na fé, no conhecimento da verdade e em
santidade (1.1);
3. Silenciar falsos m estres (1.11);
4. Vir até Paulo, uma vez substituído por Ártenas ou Tíquio (3.12).
Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1887.



TEXTO BÍBLICO
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de
Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos
de Deus e o conhecimento da verdade,
que é segundo a piedade. 
2 Em esperança da vida eterna, a qual
Deus, que não pode mentir, prometeu
antes dos tempos dos séculos, 
3 Mas, a seu tempo, manifestou a sua
palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus,
nosso Salvador, 
4 A Tito, meu verdadeiro filho, segundo
a fé comum: graça, misericórdia e paz,
da parte de Deus Pai e da do Senhor
Jesus Cristo, nosso Salvador. 
5 Por esta causa te deixei em Creta, para
que pusesses em boa ordem as coisas
que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como
já te mandei: 
6 Aquele que for irrepreensível, marido de
uma mulher, que tenha filhos fiéis, que
não possam ser acusados de dissolução
nem são desobedientes. 
7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa
de Deus, não soberbo, nem iracundo,
nem dado ao vinho, nem espancador,
nem cobiçoso de torpe ganância. 
8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem,
moderado, justo, santo, temperante. 
9 Retendo firme a fiel palavra, que é
conforme a doutrina, para que seja
poderoso, tanto para admoestar com
a sã doutrina como para convencer os
contradizentes.

INTRODUÇÃO 

A Carta a Tito é bastante similar à
Primeira Carta a Timóteo. Ambas foram
escritas por Paulo durante a viagem missionária que fez depois de seu primeiro
aprisionamento em Roma (63- 65 d.C.).
O texto nos dá uma clara ideia da livre
movimentação do apóstolo naquele
período e sua intenção de plena continuidade da missão, o que não sabemos
até que ponto ocorreu. A carreira de
Paulo foi interrompida com sua nova
prisão e envio a Roma.
   Paulo escreveu a Tito para orientá-lo
acerca da organização da igreja na ilha,
enfatizar a necessidade de refutar os falsos
mestres e ensinar aos crentes cretenses
sobre o modelo ideal de vida cristã. 

I – TITO, CRETA E OS CRETENSES 

1 0 perfil de Tito. A exemplo de Timóteo, Tito também era jovem. Provavelmente tinha um pouco mais de idade que Timóteo. Seu nome não é citado em Atos, mas
uma referência feita por Paulo na Carta
aos Gálatas nos faz entender que Tito se
tornou seu cooperador antes de Timóteo
   Em Gálatas 2.1-5, Paulo descreve uma
viagem que fez a Jerusalém para tratar de
conflitos que tinha com os judeus, principalmente por causa da circuncisão. Tito estava
nessa viagem (Gl 2.1-3), provavelmente a
mesma narrada por Lucas em Atos 15.2,
que trata do Concilio de Jerusalém.
   Tito não era judeu, m as grego (Gl 2.3). Tinha uma personalidade um pouco
diferente da de Timóteo. As referências
que Paulo faz dele na Segunda Carta
aos Coríntios nos permite entender que
a liderança de Tito era m ais incisiva.
Estava sempre pronto para grandes
desafios, como os de Corinto e de Creta.
Timóteo, como já analisamos, tinha uma
certa timidez.
  O perfil de Tito pode ser assim resumido: pronto, entusiasmado, diligente,
proativo (2 Co 8.17): de posições firmes
(2 Co 7.14,15); ético e respeitoso (2 Co 12.18), amoroso (2 Co 7.13-15); amigo
leal e fraterno: um irmão (2 Co 2.13), um
homem de confiança (2 Co 8.23), 

2. A ilha de Creta. 

   Localizada a sudeste
da Grécia, Creta é a quarta maior ilha do
mar Mediterrâneo. Tem uma área de aproximadamente 8,200 km2 Possui uma forma
alongada: 256 km de leste a oeste e 10 a
56 km de norte a sul No primeiro século,
possuía mais de 100 cidades, muitas delas
com excelentes portos, como o porto de fenice, citado em Atos 27,12,
   Paulo esteve em Creta durante sua
conturbada viagem a Roma, por ocasião de
seu primeiro aprisionamento. O navio que
o levava atracou em Bons Portos e ali ficou
por algum tempo (At 27.8,9). Atualmente,
Creta tem mais de 600 mil habitantes. 

   3- Os cretenses. 

Um povo de péssima
fama. A ilha era um lugar de confusão
cultural e religiosa, violência, banditismo
e imoralidade. Os cretenses eram mentirosos, preguiçosos e glutões. Paulo
denuncia isso na Carta a Tito, numa
referência a Epimênides, um conhecido
poeta e filósofo cretense do século VI a.C.:
“Um deles, seu próprio profeta, disse: Os
cretenses são sempre mentirosos, bestas
ruins, ventres preguiçosos” (Tt 1.12).
  Segundo 0 teólogo suíço Hans Bürki
(1925-2002), o termo sincretismo é inspirado nessa ebulitiva característica dos cretenses. 0 prefixo grego syn tem o sentido
de em companhia de, junto com”, como
em sinergia, sincronia, sinfonia etc. Assim,
o sin-cretismo era o “fenômeno” que se
dava quando os cretenses se uniam, com
todas as suas diferenças, para juntos se
defenderem de um inimigo comum. Ou,
em um sentido figurado, o sincretismo seria a própria presença, em uma mesma
ilha, de múltiplos cultos, religiões, filosofias
e linhas de pensamento. Bürki assinala,
ainda, que é da palavra “cretense” que
deriva o verbo cretizo, no grego, que
significa “mentir”. Mas o evangelho havia
chegado à ilha. No dia de Pentecostes,
havia judeus cretenses em Jerusalém
(At 2.11). Certam ente alguns deles se
converteram e levaram a fé para as suas
cidades. Depois de solto de sua primeira
prisão em Roma (At 28.30), Paulo viajou
para Creta, levando Tito. Trabalhou ali por
algum tempo e deixou seu fiel colaborador
para prosseguir a obra (Tt 1.5).

SUBSÍDIO 1

 ‘Provavelmente, Paulo escreveu a Tito
na mesma ocasião em que escreveu 1
Timóteo. Paulo enviou Tito para trabalhar
com as igrejas da ilha de Creta, e esta carta
reflete os problemas particulares que Tito
enfrentava ao servir ali. Paulo quer a ordem
na igreja e um modo de vida correto, em
uma ilha conhecida pela presença, pela
guia, pela mentira e pelo m al Os cristãos
têm que ser indivíduos disciplinados, e
devem ser ordeiro, como pessoas que
formam um só corpo — a igreja. Precisamos obedecer a esta mensagem em
nossa época, quando a disciplina não for
respeitada ou recompensada pela nossa
sociedade Embora os outros possam não
apreciar nossos esforços, devemos viver
na igreja, e ser exemplos vivos de nossa
fé para a sociedade contemporânea.” *1
(Biblia de Estudo Cronológica Aplicação
PessoaL Rio de Janeiro: CPAD. 2015. p, 1758J


II-A MISSÃO DE TITO 

1. Estabelecer presbíteros. A missão
primordial de Tito era organizar as igrejas
locais, “de cidade em cidade”. Isso denota que o Evangelho havia se espalhado
pela ilha, mas a organização das igrejas
ainda era incipiente. Em Éfeso já havia
um presbitério estabelecido (At 20.17,28),
o que não excluía a responsabilidade de
Timóteo de ordenar novos presbíteros,
pelo crescimento da obra.
   o crescimento da obra.
Em Creta, contudo, embora Paulo
tivesse trabalhado por algum tempo para
pôr as “coisas […] em boa ordem”, havia
a premente necessidade de exercer a
disciplina eclesiástica e estabelecer
presbíteros em cada igreja, para prosseguirem na missão de ensinar (1.5,13).
   O perfil dos presbíteros segue os
mesmos requisitos transmitidos a Timóteo, destacando a necessidade de
maturidade (1 Tm 3.1-6). Difere somente
a expressa inclusão de uma observação
implícita na carta a Timóteo: a boa conduta dos filhos (Tt 1.6). Em uma linguagem
de hoje, diríamos que eles precisam ser
bons crentes; darem bom testemunho
como cristãos, Isso é valioso para os filhos
dos líderes e contribui muito para o êxito
do ministério de seus pais. 

2. Correção aos falsos doutores. 

Assim como em Éfeso, em Creta havia
falsos mestres, que perturbavam a vida
da igreja. Paulo os chama de “desordenados, faladores, vãos e enganadores”
e aponta principalmente “os da circuncisão”; judeus que insistiam que para se
salvar os gentios precisavam cumprir
leis, regras e ritos judaicos (1.10).
   Paulo fala novamente da sorrateira
ação desses falsos mestres, que “transtornavam casas inteiras”, o que denota o
mesmo problema de Éfeso, envolvendo as
mulheres (1 Tm 4.7: 2 Tm 3.6,7). É provável
que tais mestres estivessem explorando
a imprudência dessas mulheres, enganando-as assim como o Diabo fez com
Eva no Éden (Gn 3.1-6; 1 Tm 2.14).
  O trato com esses ardilosos falsos
mestres deveria ser firme, Paulo usa a
expressão “tapar a boca” para demonstrar
como Tito deveria ser diligente em seu
trabalho. De igual modo, o presbítero
precisaria ter suficiente autoridade moral
e espiritual, a fim de que fosse “poderoso,
tanto para admoestar com a sã doutrina
como para convencer os contradizentes”
(1.9). Não se pode confundir amor com
condescendência. Os erros devem ser
corrigidos (Hb 12.5-9). 

3. A má influência na igreja. 

A correção
a ser feita por Tito visava não apenas os
falsos mestres. A expressão “repreende-os
severamente para que sejam sãos na fé”,
feita logo após a referência aberta aos
cretenses (1.12,13), nos permite entender
que as igrejas em Creta deveríam receber
semelhante ensino (3.1-9). A má conduta
dos cretenses, impregnada na cultura da
ilha, estaria reinando entre os cristãos, o
que também se denota pela necessidade
de pôr “em boa ordem as coisas que ainda
[restavam!” (1.51.5).
  De fato, não é incomum que vícios
impregnados em culturas locais insistam
em se infiltrar e permanecer no seio
das igrejas cristãs. Comportamentos e
costumes antiéticos que parecem ser
inofensivos, mas que são destrutivos,
com o raposinhas que fazem tão mal
às vinhas (Ct 2.15). Por exemplo, os atos
desonestos são praticados em nosso
país em nome do “jeitinho brasileiro”.
Viver em meio aos “cretenses” não
nos autoriza com partilhar de sua má
conduta. Precisamos ser “sãos na fé” (1.13).



SUBSÍDIO 2 

Professor(a), explique que “Paulo
descreve de maneira resumida algumas qualificações que os presbíteros
deveriam ter, Paulo deu a Timóteo um conjunto similar de instruções, para a
igreja de Éfeso. Observe que a maior
parte das qualificações envolve caráter,
e não conhecimento ou habilidade. O
modo de vida e os relacionamentos de
uma pessoa permitem que seu caráter
seja visto. Considere essas qualificações
ao avaliar uma pessoa para uma posição
de liderança na sua igreja. É importante
ter lideres que possam pregar a Palavra
de Deus de maneira eficaz; mas é ainda
mais importante ter pessoas que possam
colocar a Palavra de Deus em prática
e serem exemplos que outras pessoas
possam seguir.”
(Biblia de Estudo Cronológica A aplicação
Pessoal Rio de Janeiro: CPAD, 2015. p. 375SJ

III – EXO R TA ÇÕ ES GERAIS 

1. Ensino para toda a família. O tom
de praticidade do ensino de Paulo a
Tito é semelhante ao que transmitiu a
Timóteo (1 Tm 5.6). De igual forma, Tito
deveria transmitir a correta doutrina para
toda a igreja, dos mais velhos aos mais
jovens. O apóstolo volta a enfatizar a
importância da educação cristã para as
mulheres idosas, destacando o papel
delas no ensino das mais novas (2.3-5).
  O valor de constituição da família
é mais uma vez enfatizado por Paulo,
ao tratar da nobre missão da mulher,
como esposa e mãe, dedicada ao lar, “a
fim de que a Palavra de Deus não seja
blasfemada” (2.5), isto é, para que Deus
seja glorificado pela vida exemplar das
famílias cristãs. Essas tarefas atribuídas
à mulher têm sido muito desprezadas
pela sociedade moderna.
   A mulher cristã pode exercer atividades fora do lar, desde que não negligencie
a missão mais importante que Deus lhe
outorgou, A ausência da mulher como
esposa e mãe traz prejuízos incalculáveis para a família, com nítidos reflexos na
igreja e em toda a sociedade. A vida cristã
deve ser pautada sempre nas Escrituras
Sagradas, que jamais envelhecem ou se
tornam ultrapassadas (Sl 119.89). Finalmente, Paulo se dirige aos jovens, aos
quais destaca a moderação (2.6). Exercer
o autocontrole é fundamental para que o
jovem não tome decisões erradas na vida.
É melhor suportar o jugo dos tempos de
mocidade (Lm 3.27-29). “Tudo tem o seu
tempo determinado, e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). 

2. Salvação para todos. 

Paulo também aborda na Carta a Tito um a das
doutrinas centrais da fé cristã: Soteriologia,
a doutrina da salvação. A graça de Deus
foi manifestada “trazendo salvação para
todos os homens” (2.11). Por sua graça,
Deus não apenas nos salva no presente, mas nos ensina, ao longo da vida, a
renunciar a todo o pecado e viver bem
conosco mesmo, com o nosso próximo
e com Deus (2.14).
   Essa vida deve ser alimentada na esperança da volta de Jesus, que prometeu
buscar “um povo seu especial, zeloso
de boas obras” (2.14). Portanto, não basta
receber a salvação. É preciso viver de
acordo com a vocação celestial (Ef 4.1-3).



SUBSÍDIO 3 

O apóstolo agora fornece uma extensa seção de instruções a vários grupos
de crentes com relação a seu caráter e
conduta. O vocabulário empregado não
é tão específico, e a seção e tão semelhante às antigas discussões extrabiblicas
relativas ao comportamento virtuoso,
que Paulo parece não estar tratando dos
problemas das congregações de Creta,
mas ‘de modo geral está incentivando
seus leitores às boas obras e a um estilo
de vida cristão de modo que, ‘em tudo.

CONCLUSÃO 
Com alegria e gratidão estamos concluindo mais um trimestre de nossa
Escola Dominical. Que oportunidade
ímpar tivemos de aprender juntos
valiosas lições espirituais extraídas
das cartas pastorais! 
Deus está nos instruindo a cada dia.
para que vivamos de acordo com
a sua vontade, para a gloria de seu
nome. Que inspirados no exemplo de
Timóteo e Tito nos ofereçamos mais
para servir a Deus,

 HORA DA REVISÃO 

1. Há alguma diferença de personalidade entre Tito e Timóteo? 
Sim. Tito era grego e tinha uma personalidade um pouco diferente. Timóteo,
tinha uma certa timidez, O perfil de
Tito pode ser assim resumido: pronto,
entusiasmado, diligente, proativo; de
posições firmes; ético e respeitoso,
amoroso; amigo leal e fraterno; um
irmão, um homem de confiança, 

2 . Como eram os cretenses? 
Um povo de péssima fama. A ilha era
um lugar de confusão, miscigenação
cultural e religiosa, violência, banditismo e imoralidade. Os cretenses eram
mentirosos, preguiçosos e glutões, 

3. O que a Carta a Tito traz de diferente em relação aos requisitos do
presbítero? 
O perfil dos presbíteros segue os
mesmos requisitos transmitidos a
Timóteo, destacando a necessidade
de maturidade. Difere somente a expressa inclusão de uma observação
implícita na carta a Timóteo: a boa
conduta dos filhos. 

4. O que Pauto volta a enfatizar na
Carta a Tito quanto à constituição
da família? 
O valor da constituição da família è
mais uma vez enfatizado por Paulo,
ao tratar da nobre missão da mulher,
com o esposa e mãe, dedicada ao
lar. “a fim de que a Palavra d e Deus
não seja blasfemada” (2.5). isto é,
para que Deus seja glorificado peta
vida exemplar das famílias cristãs. 

5. Que conselho Paulo dá aos jovens? 
Pauto se dirige aos jovens, aos quais
destaca a moderação (2.6!.

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