Lição12 – Jovens 3° trimestre 2023

Lição 12 - Venha depressa

Lição 12 – Venha depressa

Dia Nacional
da Escola
Dominical 

17 de setembro 2023

TEXTO PRINCIPAL
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2 Tm 4.7

RESUMO DA LIÇÃO
 De um a das cadeias romanas, possivelmente acorrentado e esperando por sua execução, Paulo escreveu a Timóteo e apelou para vê-lo depressa.

LEITURA SEMANAL 

SEGUNDA – Rm 1.16
O Evangelho e o poder de Deus 
TERÇA – 1 Co 2.4
A pregação do
autêntico Evangelho 
QUARTA – 2 Tm 4.2
Pregando a correta doutrina 
QUINTA – 2 Tm 4.8
A coroa da justiça: A recompensa
que Paulo almejava 
SEXTA – 2 Tm 4.6
Sacrifício vivo 
SÁBADO – 2 Co 7,5
Fiel em meio à oposição

 OBJETIVOS 

MOSTRAR a importância da pregação da Palavra segundo Paulo;
EXPLICAR a declaração de Paulo diante da iminência da morte,
CONHECER  o desfecho da vida do apóstolo Paulo

INTERAÇÃO

Professor(a), na Lição d este domingo veremos a despedida de um líder
experiente, Paulo, e o seu desejo de instruir seu filho na fé e amigo que estava
iniciando sua carreira, Timóteo (2 Tm 4.6). Em um tom de despedida, Paulo é
bem enfático ao encorajar seu fiel cooperador. Ele sabia que era o momento
certo de passar-lhe o cajado, a tocha ministerial, A atitude de Paulo evidencia
maturidade e convicção espiritual. Ele foi um líder extraordinário que além de
cumprir o seu ministério, soube formar outros lideres, dando-lhes oportunidade
e espaço para servir. Já no final da vida, teve a tranquilidade de comissionar seus
auxiliares, especialmente Timóteo, a dar prosseguimento na obra de propagação
do Evangelho. Aprendem os com Paulo que um dos sinais da boa liderança é
uma transição tranquila. 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 

Professor(a), sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para
mostrar as quatro ordens que Paulo deu a Timóteo. Peça que em grupo, os alunos, façam um contraste entre as ordens de Paulo e a obra dos falsos mestres. 

As 4 ordens de Paulo: 
“Se sóbrio em tudo”
“Sofra as aflições”
‘Faça a obra de um evangelista” (continue pregando a mensagem)
“Cumpre 0 teu ministério”, ou seja, cumpre sua responsabilidade da melhor maneira
possível. 




TEXTO BIBLICO
1 Conjuro-te, pois, diante de Deus e do
Senhor Jesus Cristo, que há de julgar
os vivos e os mortos, na sua vinda e no
seu Reino. 
2 Que pregues a palavra, instes a tempo
e fora de tempo, redarguas, repreendas,
exortes, com toda a longanimidade e
doutrina, 
3 Porque virá tempo em que não sofrerão
a sã doutrina; mas, tendo comichão nos
ouvidos, amontoarão para si doutores
conforme as suas próprias concupiscências. 
4 E desviarão os ouvidos da verdade ,
voltando às fábulas.
5 Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as
aflições, faze a obra de um evangelista,
cumpre o teu ministério. 
6 Porque eu já estou sendo oferecido
por aspersão de sacrifício, e o tempo
da minha partida está próximo. 
7 Combati o bom combate, acabei a
carreira, guardei a fé. 
8 Desde agora, a coroa da justiça me está
guardada, a qual o Senhor, justo juiz,
m e dará naquele Dia; e não somente
a mim, m as também a todos os que
amarem a sua vinda. 
9 Procura vir ter comigo depressa. 

INTRODUÇÃO 

No ano 67 da era cristã, Nero, um dos
mais sanguinários imperadores romanos,
que ordenou a execução da própria
mãe, havia desencadeado uma terrível
perseguição aos cristãos, a quem atribuiu
a autoria do incêndio ocorrido em Roma
no ano 64 d.C. As prisões e os martírios
se multiplicavam por todo o império.
Roma era uma cidade espetáculo com
tantas atrocidades praticadas. Corpos
de cristãos, atados em postes, ardiam
em chamas. 
Paulo foi uma das vítimas de Nero. É
de uma das cadeias romanas, possivelmente acorrentado e esperando por sua
execução, que ele escreve a Timóteo e
apela para que vá vê-lo depressa. 
 Na lição de hoje, vamos m editar
acerca desse momento crucial da vida
de Paulo e seu anseio de ver Timóteo
mais uma vez. 

I – PREGUE A PALAVRA 

1. Consciência da missão. Embora
essa segunda carta tenha um tom mais pessoal, fica evidente a preocupação
primordial de Paulo com a continuidade
da pregação do Evangelho. Consciente
de que a missão precisava prosseguir, ele
não dedicou o texto, em primeiro plano,
para a exposição de suas preocupações
individuais.
  A segunda carta a Timóteo é repleta
de apelos, incentivos e orientações para
que o jo vem ministro continuasse o
serviço de pregação e defesa do Evangelho. Em 2 Timóteo 4.1, Pauto emprega
novamente a expressão “conjuro-te” (no
grego, diamartyromai; um apelo solene),
como em 1 Timóteo 5.21. Agora, para dar
uma incumbência missional a Timóteo. 

2. A missiologia paulina.

 O método
missional de Paulo sempre esteve pautado na ordem imperativa de Cristo: a
pregação (Mc 16.15; At 1.8). Atualmente,
método tidos como inovadores, apresentados como alternativas para que as
igrejas sejam “relevantes”, defendem um
jeito humanista secular de fazer missão,
no qual a essência não é a pregação do
evangelho.
  A igreja pode sim desenvolver outras
ações no seu dia a dia – de cunho social
ou cultural, por exemplo mas nenhuma
delas pode substituir sua missão precípua,
que é a pregação do Evangelho no poder
do Espirito, fruto de constante busca em
oração (At 4,31)’
  Qualquer proposta missional que
não considere o valor da pregação do
Evangelho em primeiro plano não tem
respaldo bíblico. Somente a pregação
da Palavra de Deus gera a fé salvífica
(Rm 10.17). O Evangelho é “o poder de
Deus para salvação de todo aquele que
crê” (Rm 1.16).
  Paulo sempre enfatizou a essencialidade da pregação poderosa do autêntico
Evangelho, como escreveu aos coríntios:
“A minha palavra e a minha pregação não
consistiram em palavras persuasivas de
sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder” (1 Co 2.4). 

3.0 conteúdo da pregação. 

Paulo
adverte a Timóteo para que pregasse a
palavra “a tempo e fora de tempo”, sendo
perseverante na exposição da correta
doutrina (2 Tm 4.2). 0 jovem pastor deveria
preservar a essência da verdade revelada
a despeito do desejo dos ouvintes.
  Esta era uma advertência essencial,
inclusive porque o apóstolo já previa
tempos em que as multidões iriam rejeitar
a “sã doutrina”; a doutrina ortodoxa, pura,
como contida na Palavra de Deus, preferindo mensagens que estivessem de
acordo com seus desejos pecaminosos.
  Paulo estava desenhando, profeticamente, o quadro que hoje vemos. Cresce
o número de “doutores” que torcem as
Escrituras a partir de suas concepções, a
fim de amoldar seus ensinos aos desejos
de seus ouvintes (2 Tm 4.3) Em tais igrejas,
nada mais é pecado.
   Sempre que se rejeita esse ou aquele
trecho da Bíblia, forçando interpretações
que se ajustam aos nossos próprios desejos, opera-se um mortal desvio da verdade,
culminando em apostasia (2 Tm 4.4).



SUBSÍDIO 1 

“Considerando ‘a vinda’ e 0 ‘reino’
de Cristo, Timóteo é instruído a ‘pregar
a Palavra1, ou seja, anunciar ou ser um
arauto da verdade, Esta instrução solene
ao jovem pastor é modificada com quatro
ordens adicionais; 
1) pregues a palavra’, mantenha-se
firme nisto, guarde seu posto (isto é, sua
pregação), quer isto seja quer isto seja
conveniente para você e seus ouvintes; 
2) Instes a tempo e fora de tempo’, corrija ‘com tal sentimento eficaz.., seja para
trazer alguns ao menos a uma confissão,
ou á simples convicção de pecado; 
3) ‘Repreendas’ ou censure claramente
aqueles que estão no erro; 
4) ‘Exorte’, ‘encoraje’ (quer dizer, implore, exorte, advogue, admoeste) a
todos, Estas ordens e instruções devem
ser executadas ‘com toda a longanímídade e doutrina’ – um temperamento
caracterizado pela paciência, que tolere
as pessoas que sio lentas a responder
à correção e à instrução,”
(Comentário Bíblico Pentecostal, R P de
Janeiro; CPAD, 2003 p, 1500.) 

II – “COMBATÍ O BOM COMBATE” 

1. A expectativa do apóstolo. Por
muito tempo Paulo teve a expectativa
de que Cristo voltaria em seus dias (1 Co15.51; 1 Ts 4.17). Em princípio, esse deve ser
o anseio e a esperança de todo o cristão
(2 Pe 3.9-14; 1 Jo 2.18; 3.2,3).
 Fato é, contudo, que as circunstâncias
que passou a viver produziram em Paulo a consciência de que seu encontro com
Cristo provavelmente não se daria por
meio do arrebatamento, como esperava.
Ele precisaria, como tantos outros santos,
passar pela morte e aguardar o dia da
ressurreição, como já havia ensinado
para consolo dos cristãos (1 Ts 4.13-18).
Isso está explícito na referência que fez
ao recebimento da “coroa da justiça”, a
recompensa que Paulo espera receber
do justo Juiz “naquele Dia” (2 Tm 4.8),
perante o Tribunal de Cristo (1 Co 3.11-14). 

2. A transição.

 Em 2 Timóteo 4.6 Paulo
indica claramente que o seu enfático
propósito com o encorajamento e as
recomendações transmitidas ao seu
fiel cooperador era mesmo passar-lhe
o cajado, a tocha ministerial. O apóstolo
tinha plena consciência da iminência de
sua morte. No versículo imediatamente
anterior (2 Tm 4.5), o apóstolo fecha o
ensino com a sentença “cumpre o teu
ministério”, enquanto abre a próxima
seção indicando o porquê: “Porque eu
já estou sendo oferecido por aspersão
de sacrifício, e o tempo da minha partida
está próximo” (2 Tm 4.6).
  Esse é um grande sinal de maturidade
e convicção espiritual Paulo foi um líder
extraordinário. Além de cumprir o seu
ministério, soube formar outros líderes,
dando-lhes oportunidade e espaço para
servir. Já no final da vida, teve a tranquilidade
de comissionar seus auxiliares, especialmente Timóteo, a dar prosseguimento na
obra de propagação do Evangelho.
 Um dos sinais da boa liderança é uma
transição tranquila, Paulo havia combatido
o bom combate”. Enfrentou oposição de
todos os lados (2 Co 7.5; 11.26), batalhas
espirituais (1 Ts 2.18) e fortes resistências
ao seu ministério, como a de um certo
Alexandre, o latoeiro, que lhe causou muitos males (2 Tm 4.14). Mas o apóstolo permaneceu firme e concluiu a sua
carreira sem perder a fé. 

3. O ferecido com o libação.

 Em 2Timóteo 4.6 Paulo volta a usar a mesma
figura de linguagem que usou em Filipenses 2.17. Segundo a Bíblia de Estudo
Pentecostal, sua vida estava sendo oferecida como libação” ou “aspersão de
sacrifício”; uma demonstração concreta
de sua entrega pessoal à causa do Evangelho: de seu “amor sacrificial pelos seus
filhos espirituais na fé”.
  O que isso significa? Que Paulo não reteve sua vida para si mesmo em momento
algum, mas se deixou gastar completamente para alcançar muitas almas para
Cristo (At 20.24; 2 Co 12.15). O resultado
de seu trabalho alcançaria milhões de
pessoas em todas as eras da Igreja, Quase
dois mil anos depois, continuamos sendo
edificados por seu exemplo e palavras.
   Assim como Paulo, milhares de cristãos têm sido martirizados ao longo de
toda a história da Igreja. Nos nossos dias,
muitos estão sob forte perseguição por
causa da fé em Cristo. Oremos por eles!
E oremos também pelo Brasil, para que
continuemos tendo liberdade religiosa.

SUBSÍDIO 2

 Professor(a), explique que “Paulo
descreve antecipadamente seu fim por
meio de quatro retratos vividos da palavra: 
1) Retrata seu martírio iminente como
se o seu sangue fosse uma libação prestes
a ser derramada no altar do sacrifício; 
2) Descreve sua partida desta vida
como se fosse um navio levando a âncora
ao deixar a orla, ou como um soldado que
rapidamente desmonta sua barraca antes
de uma marcha. ‘O que para Timóteo poderia parecer o fim, para o apóstolo
parece ser uma gloriosa nova quando será
libertado de todas as aflições presentes; 
3) Paulo conclui dizendo que sua
competição ou luta, representada pelo
simbolismo atlético ou militar, foi um
bom combate; 
4) Comenta que concluiu sua carreira,
usando a metáfora atlética de uma corrida
a pé. Sua preocupação não era chegar
antes dos outros, mas terminar sua carreira
tendo feito o melhor possível,”
(Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, 2003 P 1487J 

III – O DESFECHO PAULINO 

1.0 apelo a Timóteo. Paulo se encaminha para o final de sua carta fazendo
um forte apelo ao seu jovem e fiel cooperador; “Procura vir ter comigo depressa.
[.„] antes do inverno” (2 Tm 4.9,21), Naquela
época, as navegações costumavam ser
interrompidas na estação invernosa,
geralmente entre novembro e março.
Se Timóteo se atrasasse, seu tempo de
chegada a Roma seria muito prolongado
em função do inverno, Paulo também
menciona a necessidade de sua capa,
que havia deixado em Trõade (2 Tm 4.13).
e era útil para protegê-lo do frio. Não
se sabe se Timóteo chegou à Roma a
tempo de rever Paulo e entregar-lhe
suas encomendas (a capa, os livros e os
pergaminhos). Historiadores clássicos,
como Eusébio de Cesareia, registram que
Paulo foi martirizado por ordem de Nero.
Isso deve ter ocorrido ainda no ano 67 d.C.
Como já registramos, Nero suicidou-se
em junho de 68 d.C.
2. As decepções de Paulo. Como todo
grande líder, Paulo também experimentou decepções com seus liderados. Na
verdade, o final da vida do apóstolo não foi muito animador no que diz respeito à
assistência de seus companheiros. Paulo
cita Demas nominalmente, que estava
entre seus colaboradores por ocasião
de sua primeira prisão em Roma, ao lado
de Lucas (Cl 4.14). Talvez a intensidade
das últimas perseguições o tivesse feito
desanimar, “amando o presente século ,
expressão que indica que ele trocou as
promessas de uma recompensa celestial,
por alguma facilidade ou oportunidade
da vida presente. Outros cooperadores
certamente se deslocaram a serviço da
obra de Deus, como Crescente e Tito (2Tm 4.10), e o próprio Tíquico, que Paulo
enviou a Éfeso, provavelmente para substituir Timóteo em sua ausência (2 Tm 4.12).
  De qualquer sorte, por ocasião da
“primeira defesa”, a audiência preliminar
a que Paulo foi submetido (2 Tm 4.16),
“todos” haviam desamparado o apóstolo, certamente temerosos diante da
implacável e cruel perseguição de Nero. 

3. Triunfo escatológico. 

Apesar de
sentir-se abandonado por seus companheiros, Paulo estava firme em sua fé e
propósito, porque nunca se sentiu só em
relação a quem servia, ao Senhor Jesus.
Ele 0 havia assistido, fortalecido e livrado
da “boca do leão” (2 Tm 4.17).
O mesmo Senhor o livraria de toda
má obra” e o guardaria para o seu Reino
celestial (2 Tm 4.18). A morte não seria o
seu fim. Os céus o esperavam. 



 PENSE! 
Bajular os líderes em função de suas
posições é uma atitude muito antiética. 0 correto é ser leal às pessoas. 

 PONTO IMPORTANTE! 
Paulo se sentia desamparado por seus
companheiros, mas não desanimado.
Sua esperança sempre esteve em Cristo.

CONCLUSÃO 

Paulo teve Timóteo como fiel cooperador, pronto tanto para assistí-lo
pessoalmente como para cumprir
missões distantes, quando designado,
Que o Espirito Santo incline o nosso
coração para o serviço cristão humilde,
em nossas igrejas locais, ao lado de
nossos líderes; ou onde quer que Ele
nos envie, sempre sob a autoridade
de nossa liderança.

HORA DA REVISÃO 

1. Qual a característica predominante
da missiologia paulina? 
O método missionalde Pauto sempre
esteve pautado na ordem imperativa
de Cristo: a pregação (Mc 16,15: At 1.8). 

2. Qual o conteúdo da pregação de
Paulo? 
A Palavra de Deus: a sã doutrina. 

3. Que quadro profético Paulo desenhou
para o fim dos tempos em relação à
doutrina? 
Paulo estava desenhando, profeticamente, o quadro que hoje vemos.
Cresce o número de “doutores” que
torcem as Escritura s a partir de
suas concepções, a fim de amoldar
seus ensinos aos desejos de seus
ouvintes. 

4. Qual o sentido da expressão “aspersão de sacrifício”? 
Significa que Paulo não reteve sua
vida para si mesmo em momento
algum, mas se deixou gastar com pletamente para alcançar muitas
almas para Cristo. 

5. Segundo a lição, porque “todos”
haviam desamparado a Paulo? 
Certamente temerosos diante da implacável e cruel perseguição de Nero.

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