Lição 8 – Jovens 3° trimestre 2023

 

Lição 8 - O RESPEITO AS PESSOAS E O CUIDADO COM AS VIÚVAS
Jovens 3° trimestre 2023


LIÇÃO 8 – O RESPEITO AS
PESSOAS E O CUIDADO
COM AS VIÚVAS

20 de agosto de 2023


TEXTO PRINCIPAL
 “[…] Segues a justiça, a
piedade , a fé, o amor, a
paciência, a mansidão.”
(1 Tm 6 .11

RESUMO DA LIÇÃO
 O líder tem o dever de
ensinar a todos na
igreja, inclusive aos
m ais velhos.

LEITURA SEMANAL 

SEGUNDA – l Tm 5.1
Admoesta os ancião s com o a p ais 
TERÇA – 1 Tm 5.2
O cuidado com as irmãs
mais velhas 
QUARTA – Tg 1,27
O cuidado com os órfãos 
QUINTA – Dt 10.17
O cuidado de Deus com as viúvas 
SEXTA – Tg 2.8; 14-17
O amor e o cuidado com
o próximo 
SÁBADO – l Tm 6.1
Os deveres dos servos

OBJETIVOS 

COM PREENDER o padrão familiar bíblico;  
MOSTRAR o padrão de comportamento no relacionamento do líder
com as moças; 
EXPLICAR a respeito do padrão de relacionamento do líder com
as viúvas.

INTERAÇÃO 

Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo verem os que o texto nos
fala do tratamento adequado que o jovem pastor deveria dispensar a todas as
pessoas da igreja (de idades distintas e de ambos os sexos), especialmente as
viúvas, e nos desafia a refletir sobre nossos deveres familiares, sinal essencial
de nossa fé.
   No decorrer da lição, enfatize que em todos os nossos relacionamentos, a
humildade é a atitude de espírito que deve prevalecer. Nossa boa convivência
em família e na família de Deus (igreja) nos prepara para os demais relacionamentos interpessoais.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 Professor(a), nesta lição, depois da introdução, distribua um pedaço de papel
para cada aluno e solicite que eles escrevam apenas uma palavra que descreva
o tratamento adequado que o pastor deve dispensar as pessoas da igreja (de
idades distintas e de ambos os sexos). Não pode ser dois ou três vocábulos, mas
apenas e exclusivamente um. Fique atento aos termos e escreva-os no quadro
ou lugar apropriado, De acordo com o desenvolvimento da aula, inclua essas
palavras em sua ministração, ora conceituando-as, ora afirmando ou corrigindo-as. Seja perspicaz e procure compreender o que levou o aluno a destacar
tal palavra” (Adaptado de Lições Bíblicas Jovens. Rio de Janeiro: CPAD).




TEXTO BÍBLICO

1 Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais;
aos jovens, como a irmãos. 
2 Às mulheres idosas, como a mães, às
moças, como a irmãs, em toda a pureza. 
3 Honra as viúvas que verdadeiramente
são viúvas. 
4 Mas, se alguma viúva tiver filhos ou
netos, aprendam primeiro a exercer
piedade para com a sua própria família
e a recompensar seus pais; porque isto
é bom e agradável diante de Deus. 
5 Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus e persevera
de noite e de dia em rogos e orações. 
6 Mas a que vive em deleites, vivendo,
está morta. 
7 Manda, pois, estas coisas, para que
elas sejam irrepreensíveis. 
8 Mas, se alguém não tem cuidado dos
seus e principalmente dos da sua família,
negou a fé e é pior do que o infiel. 
9 Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha
sido mulher de um só marido.
10 Tendo testemunho de boas obras, se
criou os filhos, se exercitou hospitalidade,
se lavou os pés aos santos, se socorreu
os aflitos, se praticou toda boa obra. 
11 Mas não admitas as viúvas mais novas,
porque, quando se tornam levianas
contra Cristo, querem casar-se. 
12 Tendo já a sua condenação por haverem
aniquilado a primeira fé, 
13 E, além disto, aprendem também a
andar ociosas de casa em casa; e não
só ociosas, mas também paroleiras e
curiosas, falando o que não convém, 
14 Quero, pois, que as que são moças se
casem, gerem filhos, governem a casa
e não deem ocasião ao adversário de
maldizer, 
15 Porque já algumas se desviaram, indo
após Satanás. 
16 Se algum crente ou alguma crente tem
viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam
sustentar as que deveras são viúvas.

INTRODUÇÃO 

0 texto bíblico desta lição fala do
tratamento adequado que o jovem pastor
deveria dispensar a todas as pessoas da
igreja (de idades distintas e de ambos os
sexos), especialmente as viúvas, e nos
desafia a refletir sobre nossos deveres
familiares, sinal essencial de nossa fé. 

I – O PADRÃO FAMILIAR 

1. Os anciãos. Diferentemente de
outros textos, como Atos 20.17, em 1Timóteo 5.1 o termo “ancião” não é o
equivalente ao ofício de presbítero, que
era o dirigente ou pastores das igrejas
locais (Tt 1.5), Significa “homem idoso”.
Isso se confirma, inclusive, porque no versículo seguinte (1 Tm 5.2) o mesmo
vocábulo aparece em sua forma feminina,
referindo-se a “mulheres idosas”.
  Timóteo tinha o dever de ensinar a
todos na igreja, inclusive aos mais velhos.
Contudo, tinha uma maneira adequada para cada faixa etária. Os homens
idosos não poderiam ser repreendidos
asperamente ou com dureza no falar.
Paulo está se referindo à abordagem
e, principalmente, ao tom de voz a ser
empregado no momento da repreensão.
   Timóteo deveria se dirigir aos anciãos
como um filho se dirige ao pai, com o devido respeito, usando palavras adequadas
para a transmissão da repreensão. Não
deveria ser rude e impor sua autoridade através de expressões ásperas. Não havia
impedimento algum para a repreensão
dos homens idosos, conquanto se observasse a maneira correta de fazê-lo. 

2. Os jovens. 

Vivemos em uma geração marcada por uma extrema rejeição
a todo o tipo de repreensão. Em parte,
isso tem sido observado também em
algumas igrejas. Aceitar a correção nos
torna sábios, mas rejeitá-La impõe graves
prejuízos à nossa alma (Pv 8.33; 15.31-33)’

   Se Timóteo poderia e deveria repreender aos idosos, sempre que necessário,
quanto mais aos jovens. Mais uma vez,
contudo, precisaria observar um padrão
adequado, e o parâmetro, em função de
sua idade, era o relacionamento entre irmãos. A afetividade deveria estar presente
na transmissão da repreensão, assim
Timóteo evitaria qualquer distanciamento
ou indiferença em sua conduta. Afinal ali
estava um pastor que também era jovem. 

3. As mulheres idosas.

 O trato com
as mulheres idosas deveria ser pautado
no mesmo respeito e afeto que se deve
devotar às mães. Nenhum filho deve
dirigir-se à sua mãe com arrogância ou
dureza, mesmo que ela tenha cometido
algum erro. Deve devotar-lhe profundo
respeito, dirigindo-lhe palavras brandas.
    0 exemplo de Timóteo, como Líder
espiritual deveria ser observado petos
crentes de Éfeso (1 Tm 4.12) e nos se v e
de inspiração para todas as áreas da vida.
Honrar os idosos é mandamento divino para
todos nós: “Diante das cãs te Levantarás,
e honrarás a face do velho, e terás temor
do teu Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 19.32). 

SUBSÍDIO 1

 Prezado(a) professor(a), explique que
Paulo exorta a Timóteo a respeito de
como tratar os mais velhos e os jovens (5.1,2). Como uma transição do conselho
do apóstolo a respeito do relacionamento
de Timóteo com categoria específicas
de pessoas na congregação, Paulo
Lida primeiramente com as questões
relacionadas à juventude de Timóteo.
Em 4.12 o apóstolo exortou: ‘Ninguém
despreze a tua mocidade’. Agora diz
(v. 1), ‘não reprendas asperamente os
anciões, mas admoesta-o s com o a
pais’. Podemos parafrasear, ‘nunca seja
severo com os mais velhos’. Paulo não
só transmite confiança ao jovem pastor,
com o também exige cortesia para o
rebanho. ’Na administração da casa de
Deus existe um modo apropriado para
o lider tratar as pessoas — exatamente
com o faria com a sua própria família
(supondo uma ideia cultural de grande
deferência e respeito no lar. Semelhantemente. Pauto aconselha: ‘trate os jovens
como irmãos; as mulheres idosas como
mães, as moças como irmãs1 . Parece que
o relacionamento com as mais jovens
era uma área de especial preocupação
na congregação em Éfeso (cf. 511; 2 Tm
3.6,7), porque o apóstolo especifica que
é exigida ‘toda [absoluta! pureza ‘em
relação a estas mulheres.”
(Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 1472.) 

II – O RELACIONAMENTO COM
AS MOÇAS 
1. “Em toda a pureza”. Quando trata da
admoestação às moças Paulo acrescenta:
“U em toda a pureza” (v. 2). O apóstolo
está mostrando a Timóteo que é preciso
evitar atitudes inapropriadas com relação
às pessoas sob seus cuidados. O pastor
precisa tratar a todos como membros da
família de Deus, seja solteiro ou casado, jovem ou idoso. Todos precisam ser
respeitados e o líder deve estar sempre
vigilante (Mt 26.41). 

2. Pureza em tudo. 

O jovem pastor
precisava dirigir a igreja e lidar com pessoas de ambos os sexos e de todas as
idades, incluindo moças. Nesses contatos
pessoais, precisava ser vigilante para
não ser atacado por pensamentos ou
sentimentos lascivos, e, muito menos,
descambar para atitudes impuras, que
poderiam afetar sua vida espiritual e
seu ministério.
   A expressão “em toda a pureza” nos
indica a necessidade de ser puros nos
pensamentos, no olhar, no falar e no agir.
No contato com pessoas do sexo oposto,
precisamos rejeitar desde os pensamentos
pecaminosos, confessando-os a Deus
em nosso íntimo e abandonando-os.
Para isso, é fundamental que enchamos
nossa mente de coisas boas, de coisas
puras (Tg 4.8). 

3. Ninhos na cabeça.

 Atribui-se a
Lutero a frase que diz: “Não podemos
impedir que os pássaros voem sobre
as nossas cabeças, mas podemos impedir que e le s façam ninhos sobre
elas”. Nenhum de nós está livre de ter
pensamentos impuros, mas todos nós
podemos refutar tais pensamentos e
não cultivá-los em nossa mente, para
que não germinem e produzam seus
frutos, que nunca serão bons (Mt 15.19).
Cultivamos maus pensamentos quando
os alimentamos com objetos de nossos
desejos, seja em atitude apenas mental,
seja abrindo os canais da audição ou da
visão para receber impulsos externos. 



SUBSÍDIO 2

 Professor(a), explique que “aqueles
que participam do ministério podem evitar
atitudes inapropriadas com relação às pessoas sob seus cuidados, tratando-as
como membros da família. Se eles considerarem todas as pessoas como membros
da família de Deus, eles a protegerão e
as ajudarão a crescer, espiritualmente.”
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação
Pessoal Rio de Janeiro: CPAD, 2015. p, 1755.) 

III – MANDAMENTOS ÂS VIÚVAS 

1. Verdadeiramente viúvas. Na opinião
de alguns estudiosos, havia, na igreja
dos primeiros séculos, uma espécie de
“ordem de viúvas”, como um ministério
específico, que consistia na inscrição
de viúvas idosas que faziam um voto de
se dedicarem exclusivamente a Deus,
servindo na igreja. Em contrapartida,
eram inscritas para serem sustentadas.
Mas o texto de 1 Timóteo 5.1-16 não nos
permite concluir que havia essa organização formal em torno de um “ministério
das viúvas”, em bora fique claro que
havia, sim, um rol específico daquelas
que seriam alvo da ajuda material ou
financeira da igreja. Elas são chamadas
de “verdadeiramente viúvas”. Tinham
que ter, no mínimo, sessenta anos de
idade, não terem família e terem um largo
“testemunho de boas obras” (1 Tm 5.4-10).

 2. O cuidado das viúvas.

 Havia um
controle das viúvas que eram realmente
dignas do auxílio da igreja. O texto paulino
fala em “inscrição”, seguindo alguns critérios: 
a) Responsabilidade da família: as
viúvas que tivessem filhos ou netos
deveriam ser assistidas por eles. Paulo
enfatiza a necessidade de a piedade
ser exercida primeiro dentro de casa,
para com a própria família: “porque isto
é bom e agradável diante de Deus” (1Tm 5.4). Está aí, portanto, a vontade de
Deus para esse assunto de tanto apelo
público: a família deve ser encorajada a
cumprir o seu papel.
   A Bíblia não abona nenhum sistema
político ou ideológico, mas é fato que
reprova mais alguns do que outros. Do
texto em estudo podemos extrair uma
clara refutação do socialismo, que nega
as responsabilidades pessoais do indivíduo e de suas famílias, procurando criar
um sistema de dependência do Estado.
Um paternalismo doentio. 
  b) Idade: Paulo faz um recorte de
idade, indicando que não deveria ser
inscrita viúva com menos de sessenta
anos. A idade era um dos requisitos a
ser conjugado com os demais. Certamente considerava os fatores próprios
da época, como a natureza do trabalho
da mulher e as dificuldades que poderia ter para atender ao seu sustento
na condição de viúva sem filhos. Além
disso, poderia indicar a improbabilidade
de um novo casamento. 
   c) Testemunho pessoal: A viúva deveria ser piedosa e tem ente a Deus,
“Iperseverandol de noite e de dia em
rogos e orações” (1 Tm 5.5). Não deveria,
portanto, ter atitude de reclamação ou
exigência. Em relação às viúvas que
viviam em “deleites” ou prazeres, o
apóstolo reputa como espiritualmente
mortas. A viúva tinha que ter sido “mulher
de um só marido”. Isso ressalta a dignidade da viuvez, especialmente como
oportunidade de maior dedicação a
Deus. Contudo, não é interpretado como
uma proibição inflexível para um novo
casamento (1T m 5.14). Diz respeito, sobretudo, à conduta de inteira fidelidade
conjugal. Além disso, a viúva deveria ter
se dedicado à prática de boas obras,
criado os filhos, recebido e atendido bem
as pessoas em sua casa, se dedicado a
práticas serviçais humildes, como lavar
os pés aos santos e socorrido aos aflitos
(1T m 5-9.10).

 3. Viúvas mais novas.

 As viúvas mais
novas não deveriam ser admitidas no
serviço de atendimento social da igreja,
porque “quando se [tornavam] levianas
contra Cristo, [queriam] casar-se” (1T m5.11). O texto nos indica que algum as
delas, que provavelmente haviam decidido permanecer viúvas e se dedicar
a Deus (1 Tm 5.5). rompiam o compromisso e adotavam um comportamento
incompatível para qualquer mulher cristã:
viviam ociosas, de casa em casa, como
fofoqueiras, se importando com a vida
dos outros. Verdadeiras transmissoras de
maledicências (1Tm 5,13). Para evitar isso,
Paulo recomenda às “viúvas mais novas”
(NAA) Io equivalente à expressão “moças”
em 5.14] que se casassem , gerassem
filhos e cuidassem de suas próprias casas,
fugindo de todo 0 mau testemunho. Mais
uma vez, portanto, Paulo estimula e honra
a constituição da família. 

 PENSE! 
A verdadeira piedade começa em
casa, no seio de nossa família. 

 PONTO IMPORTANTE!
 No contexto da época, não havia
previdência social, razão que toda a
viúva, sem filhos ou netos, dependia
diretamente da igreja. 

subsídio 3

 Professor(a) explique que “a primeira
preocupação expressa pelo apóstolo é
que as Verdadeiramente viúvas’ recebam
o auxílio que merecem. A frase ‘honra
as viúvas que verdadeiramente são
viúvas’ (v. 3) significa literalmente, ‘dê
o reconhecimento apropriado àquelas
viúvas que realmente precisam’.”
6Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 1473-1

CONCLUSÃO
 A Palavra de Deus é completa, ela tem
lições para todas as áreas de nossa
vida. Vimos hoje como é importante
ter relacionamentos saudáveis em
família, para que nos sirvam de padrão
inspirativo na igreja e em outras áreas
de nossa vida, Vimos, também, que um
sinal vital da verdadeira espiritualidade
é a maneira como cuidamos de nossos
familiares, especialmente nossos pais
e avós, em suas necessidades.



HORA DA REVISÃO 

1. Qual o significado do termo “ancião”
em 1 Timóteo 5.1? 
Significa ‘homem idoso’ 

2 O que significa a frase “atribuída a
Lutero”, citada nesta lição?
 Significa que nenhum de nós está
livre d e ter pensamentos impuros,
mas todos nós podemos refutar tais
pensamentos e não os cultivar em
nossa mente, para que não germinem
e produzam seus frutos, que nunca
serão bons. 

3. Quais os requisitos principais para ser
considerada uma “verdadeira viúva”? 
Tinham que ter, no mínimo, 60 anos
de idade, não terem família e terem
um largo ‘testemunho de boas obras.”
 

4. Qual a recomendação de Paulo
para as viúvas novas?
 Paulo recomenda às “viúvas mais
novas” que se casem, gerem filhos
e cuidem de suas próprias casas,
fugindo de todo o mau. 

5. O que ressalta 0 fato de que a viúva
tinha que ter sido “mulher de um
só marido”? 
Isso ressalta a dignidade da viuvez,
especialmente como oportunidade
de maior dedicação a Deus. 

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