Lição 10 – Jovens 3° trimestre 2023

 

Lição 10 - A segunda carta a Timóteo
Jovens 3° trimestre 2023


Lição 10 – A segunda carta a Timóteo


dia 3 de setembro de 2023


TEXTO PRINCIPAL
 “A Timóteo, meu amado filho:
graça, misericórdia e paz, da
parte de Deus Pai, e da de Cristo
Jesus, Senhor nosso.”
(2 Tm 1.2

RESUMO DA LIÇÃO
 O líder deve manifestar
sua afeição aos seus fiéis
cooperadores.

LEITURA SEMANAL 

SEGUNDA – 2 Tm 2.9
Paulo, apóstolo de Cristo 
TERÇA – 2 Tm 2.4
O real interesse de Paulo
 QUARTA – 2 Tm 1.1
O que nutria Paulo 
QUINTA – 2 Tm 4.8
A tônica da Segunda Carta 
SEXTA – Fp 3.20,21
A esperança do apóstolo 
SÁBADO – 2 Tm 3.12
Sofre comigo

INTERAÇÃO 

Na Lição desse domingo vamos dar início ao estudo da Segunda Carta a
Timóteo. Sabem os que a Carta a Tito foi escrita antes, mas nossa reflexão será
feita segundo a sequência bíblica.
Professor(a), você já parou para pensar no fato de que Paulo foi um jovem
judeu devoto e culto (Fp 34-8), m as deixou um a carreira pessoal altamente
promissora e abraçou um ministério que lhe trouxe intensos sofrimentos,
exemplo de Paulo nos mostra que precisam os abraçar a fe em Cristo e viver
conforme a vontade de Deus por toda a nossa vida.
Assim como Paulo, precisamos ser vigilantes e não viver de falsas esperanças,
manter um a visão espiritual plena, focada na eternidade. 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 Professor(a), peça que um aluno ou aluna, leia em voz alta 2 Timoteo 4 1 a m
seguida explique aos alunos que o segundo aprisionamento de Paulo fo, bem
mais rigoroso que a prisão domiciliar quando ele veio a Roma pela primeira e
(At 28 30-31) Alguns de seus amigos o abandonaram nesta ocasião. Onesiforo não se envergonhou das cadeias de Paulo. Ele o procurou, veio ate a prisão e serviu
o apóstolo (2 Tm 1.13-18). Onesiforo era um exemplo de fidelidade em contraste
com aqueles que tinham abandonado Paulo. O versículo 18 do capítulo l e uma
expressão do desejo de Paulo de que Onesífero persevere, prosseguindo em
fidelidade, não deixando se afastar petos falsos caminhos (Adaptado de Bíblia
de Estudo Homam. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 1950).




TEXTO BIBLICO

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela
vontade de Deus, segundo a promessa
da vida que está em Cristo Jesus. 
2 A Timóteo, meu amado filho: graça,
misericórdia e paz, da parte de Deus
Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso.
1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça
que há em Cristo Jesus. 
2 E o que de mim, entre muitas testem unhas, ouviste, confia-o a homens
fiéis, que sejam idôneos para também
ensinarem os outros.
2 Timóteo 3
1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias
sobrevirão tempos trabalhosos. 
2 Porque haverá homens amantes de
si mesmos, avarentos, presunçosos,
soberbos, blasfemos, desobedientes
a pais e mães, ingratos, profanos. 
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis,
caluniado res, incontinentes, cruéis,
sem amor para com os bons. 
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais
amigos dos deleites do que amigos de Deus. 
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

INTRODUÇÃO

 ” Vamos iniciar 0 estudo da segunda
carta de Paulo a Timóteo. Na ordem
cronológica, a Carta a Tito foi escrita
antes desta. Contudo, para que tenham os um a continuidade imediata
do processo histórico de comunicação
entre Paulo e Timóteo, nossa reflexão
será feita nesta ordem, como consta
da sequência bíblica.
  Nesta lição abordaremos a diferença
de contexto em que a carta foi escrita.
Paulo estava preso novamente em Roma
e sentia a proximidade de sua morte. Seu
texto tem um tom mais pessoal, diferente
da primeira carta, em que transmitiu
ensinos relacionados à vida da igreja,
   0 velho apóstolo manifesta sua
profunda afeição ao seu fiel cooperador
e emite claros sinais de que está lhe
passando a tocha ministerial. 

1 – A FIRMEZA DE PAULO 

1. Apóstolo até o fim. Das 13 cartas
de autoria paulina, a Segunda Carta a
Timóteo é a última delas. O prefácio da
obra nos apresenta Paulo chegando ao final de sua vida e de seu ministério
com a mesma firmeza que demonstrou
ao longo de sua carreira. Mesmo preso
e tratado com o um criminoso (2 Tm 2.9), ele se identifica com o “apóstolo
de Jesus Cristo”.
  Paulo se converteu por volta do
ano 35 d.C. Desde então, experimentou
terríveis sofrimentos por causa de sua
fé e do apostolado que abraçou. Um
relato parcial de sua s aflições está
em 2 Corintios 11.23-27. Inclui açoites,
prisões, apedrejamento, naufrágios,
fome e sede, frio e nudez. Agora, cerca
de 32 anos depois (provavelmente em
67 d.C.), ele permanece firme na fé e
na missão apostólica.
   Paulo jamais pôs 0 seu interesse em
“negócios dessa vida” (2 Tm 2.4). Não
que Paulo não fosse conhecedor da
realidade de seu tempo! Aliás, estava
preso por ordem de Nero, que governou
Roma de 54 a 68 d.C. A cidade havia
sido incendiada, talvez pelo próprio
imperador sanguinário, que, contudo,
pôs a culpa nos cristãos. O mundo
estava em grande agitação.
  Paulo passa totalmente ao largo
de tudo isso. Seu texto não faz uma
referência sequer a esses fatos, nem
mesmo indiretamente. Envolver-se com
os temas do mundo somente prejudicariam o exercício de seu ministério. Ele
entendeu, até o fim, que era apóstolo
de Jesus Cristo, pela vontade de Deus”. 

2. A promessa da vida. 

A firmeza de
Paulo quanto à sua fé e ao exercício de
seu ministério estava na compreensão do
propósito escatológico (últimas coisas) de
sua conversão e chamado. O que nutria o
apóstolo e o fazia permanecer firme em
sua carreira era “a promessa da vida que
está em Cristo Jesus” (2 Tm 1.1). Essa “vida
em Cristo” tem o caráter presente, mas
tem, acima de tudo, o caráter futuro, da
eternidade (1 Tm 4.8). Como Paulo já havia
dito aos coríntios: “Se esperamos em Cristo
só nesta vida, somos os mais miseráveis
de todos os homens” (1 Co 15.19).
  A grande tônica dessa segunda
carta é a esperança final do apóstolo,
em relação a ele mesmo e a todos os
que amarem a vinda de Jesus (2 Tm 4.8).
Se não fosse assim, as circunstâncias
vividas por Paulo seriam absolutamente
desanimadoras.
    Como um jovem judeu devoto e
culto (Fp 3.4-8), Paulo deixou uma carreira pessoal altamente promissora e
abraçou um ministério que lhe trouxe
intensos sofrimentos e agora o fazia viver
desamparado em uma terrível cadeia
romana (2 Tm 4.9-16). Se não fosse a
esperança celestial, teria valido a pena? 

3, Conservando a esperança.

 Paulo
nos deixa um exemplo inspirador de
como devemos conservar a esperança
em Cristo para a vida eterna (1 Tm 1.16;
6.12); uma vida além dessa passageira
realidade terrena. Não podemos deixar que essa esperança que aponta para a
“cidade [que] está nos céus” (Fp 3.20,21)
seja sufocada por nada,
    Nos últimos tempos, teologias importadas pela igreja evangélica brasileira
têm difundido um a visão de mundo
muito voltada para o presente século, A
pregação escatológica – do Jesus que
breve voltará! – tem sido substituída, em
grande parte, por discursos sobre temas
seculares, com ênfase no aqui e agora.
   A crença em um a “redenção da
cultura” tem ganhado muito espaço
e sua verbalização vem expondo o
enfraquecimento da esperança no
Reino Celestial. Vigiem os (Mt 25.1-13)! 

SUBSÍDIO 1

 Prezado(a) professor(a), explique
que a Segunda Carta de Paulo a Timóteo é pessoal, Ela é a última mensagem
que temos do apóstolo. Provavelmente,
foi escrita poucos anos após as cartas
de 1 Timóteo e Tito, depois que Paulo
havia sido preso, novamente, em Roma.
Desta vez, aparentemente, Paulo não
sairia da prisão, ele escreveu essa carta
para ‘passar o bastão’ para uma nova
geração de líderes cristãos. Paulo dá
a Timóteo conselhos úteis para permanecer firmem ente fundamentado
no serviço cristão, e para suportar o
sofrimento, durante os d ias difíceis
que viriam. É fácil servimos a Cristo
pelas razões erradas; porque isso é
estimulante, recompensador, ou pessoalmente enriquecedor. No entanto, sem
uma fundação apropriada, acharemos
também fácil, desistir, nos momentos
difíceis. Todos os crentes precisam de
uma forte fundação para seu serviço.”
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação
Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. p. 1762.)




II – O AMADO FILHO TIMÓTEO 

1. Um tom mais pessoal, Na Primeira
Carta Paulo dirige-se a Timóteo usando
a expressão “meu verdadeiro filho na
fé”. Agora, há uma expressão ainda mais
afetuosa. O tratamento de “amado filho”
revela o profundo sentimento de Paulo
por seu principal cooperador.
O difícil momento que o apóstolo
vivia, o tempo longe de Timóteo e a expectativa de sua morte, produziram em
Paulo lembranças singulares e ainda mais
afetivas de seu fiel cooperador (2 Tm 1.4). 

2. “Fortifica-te na graça”.

 Outra característica específica dessa Segunda
Carta é a emissão de claros sinais de
que Paulo está passando a tocha ministerial para Timóteo: “Tu, pois, meu
filho, fortifica-te na graça que há em
Cristo Jesus. E o que d e mim, entre
muitas testemunhas, ouviste, confia-o
a homens fiéis, que sejam idôneos
para também ensinarem os outros”
(2 Tm 2.1,2),
  Para atender a esse comissionamento, Timóteo precisaria se fortificar.
No grego, “fortifica-te” é endynamoõ
e quer dizer “crescer em força” ou
“continue a se fortificar”. Isso exigiría de
Timóteo uma resposta pessoal contínua.
Crescer com a ajuda de Deus sempre;
fortalecido pela graça divina.
 Do grego charis, graça é “favor
imerecido”. Por meio dela, Cristo opera
em nós no aspecto salvífico (Ef 2.8) e no
aspecto capacitador, nos habilitando a
viver a vida cristã e servi-lo (“trabalhei
muito mais do que todos eles; todavia,
não eu, mas a graça de Deus, que está
comigo”, 1 Co 15.10).
   Paulo tinha plena consciência do
quanto a graça de Deus era imprescindível para uma vida cristã vitoriosa e o exercício de um ministério eficaz. Uma
de suas mais profundas experiências
com 0 poder da graça foi quando recebeu o “espinho na carne” (2 Co 12.1-10). 

3. “Sofre, pois comigo”. 

A vida cristã
é dinâmica e cheia de vitórias. Mas é,
também, um chamado ao sofrimento
(Lc 9.23; 1 Pe 4.12-16). Paulo disse a
Timóteo: “[…I todos os que piam ente
querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12). Abraçar o
evangelho de Cristo e vivê-lo em sua
inteireza nos impõe uma luta constante
contra a nossa própria natureza e o
mundo hostil, que está sob o poder
do Maligno (Rm 12.1,2).
    Confrontar o sistema mundano
com atitudes individuais de amor,
pureza, justiça e honestidade é um
desafio diário para todo o cristão (Mt5.38-48). Mais que um mero ativismo
religioso, político ou ideológico, nosso
grande desafio é cumprir a vontade
de Deus em nossa vida, como indivíduos. Os reflexos disso na sociedade
são consequências de nosso viver
com o s a l da terra e luz do mundo
(Mt 5,13-16).
   A vocação ao serviço cristão nos
traz responsabilidades ainda maiores.
Por isso, Paulo anima a Timóteo a
compartilhar de suas aflições: “Sofre,
pois, comigo, com o bom soldado de
Cristo” (2 Tm 2.3). O sofrimento de Timóteo, assim como de todos quantos
compreendem o que é servir a Cristo
e o aceitam com resignação, será recompensado por Jesus em seu reino
eterno (2 Tm 2.11,12). 

SUBSÍDIO 2

 Professor(a). explique que “Paulo
orava constantemente por Timóteo, seu amigo, seu companheiro de viagens, seu filho na fé, e um forte líder
na igreja cristã. Embora os dois homens
estivessem distantes um do outro, suas
orações proporcionaram uma fonte de
mútuo encorajamento.
  Enfatize que também devemos orar
constantemente pelos outros, espe­cialmente os que realizam a obra de
Deus. Na sua lista de orações, incluía
seu pastor, outros lideres da igreja, e
missionários pelo mundo, Eles precisam
das nossas orações”,
(Adaptado de Bíblia de Estudo Cronológica
Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CP A D,
2015. p, 1763.)

III – TEMPOS TRABALHOSOS 

1. “Últimos dias”. De acordo com a
Bíblia de Estudo Pentecostal a expressão “últimos dias” aparece no Novo
Testamento com o “a era cristã na sua
totalidade”. Em Atos 2.17, Pedro cita
“últimos dias” com o a era da Igreja, já
presente no dia de Pentecostes. Há
textos, contudo, que indicam se tratar
dos tempos do fim, os dias que antecedem a volta de Cristo, quando 0 quadro
moral da humanidade seria ainda mais
degradante (2 Pe 3.3; Jd 17.18).
   Esse agravamento é indicado
por Paulo a Timóteo também pelo
uso da expressão “de mal a pior”,
contida em 2 Timóteo 3.13. Os dias
de Paulo e Timóteo já eram difíceis,
mas dias ainda mais trabalhos os
estavam por vir. Essa escalada do
mal é crescente, infelizmente, e não
será eliminada senão com o retorno
triunfal d e Cristo para julgar as nações e implantar seu Reino Milenia
(Mt 25.31.32; Ap 20.1-6).

  2, “Haverá homens”. 

A falência do
corpo começa com a degeneração das
células. Paulo era bem consciente de
que a origem do problema da humanidade não era estrutural ou coletiva, mas
individual. Por isso, não nutria esperança
algum a em estruturas humanas. Os
“tempos trabalhosos” são uma consequência da perversão pessoal (2 Tm 3.2).
   As características apontadas por Paulo são um nítido retrato do que vivemos
em nossos dias: egoísmo (“amantes de
si mesmos”), materialismo (“avarentos ),
arrogância (“presunçosos, soberbos),
rebeldia (“desobedientes a pais e mães”),
ingratidão, profanação, desprezo aos
valores familiares (“sem afeto natural),
hostilidade, calúnia, crueldade, ódio ao
bem e apego ao mal, busca desenfreada
de prazeres (hedonismo) (2 Tm 3.2-4).
    Em uma sociedade tão corrompida,
o papel da Igreja continua sendo o
mesmo: pregar o Evangelho, “poder
de Deus para salvação de todo aquele
que crê” (Rm 1.16). 

3. “D estes afasta-te ”. 

Quando alguém é um pecador confesso, nossa
convivência com um serve para que
esta pessoa testem unhe a obra de
Deus em nós e possa desejar a mesma
transformação e graça para viver liberto
do pecado (Fp 2.15).
  No texto de 2 Timóteo 3.5. Paulo
trata, contudo, daqueles que buscam
encobrir suas iniquidades com um a
“aparência de piedade”. Um a religiosidade falsa, na qual fala-se em Deus,
mas vive-se de acordo com os próprios
desejos. É a negação da eficácia da
piedade, isto é, do poder do Evangelho.
Nesse caso de extrema hipocrisia, a
recomendação bíblica é: “afasta-te ,

HORA DA REVISÃO 

1. Quais as diferenças circunstanciais
entre a Primeira e a Segunda Carta
a Timóteo? 
Pauto agora estava preso em condições ainda piores que da sua prisão
domiciliar em Roma, Ele estava em
uma masmorra e sabia que não sairia
mais de lá,

2. Que exemplo inspirador Paulo nos
deixa com sua firmeza espiritual? 
O exemplo de que mesmo preso e
tratado como um criminoso, ele se
identifica como “apóstolo de Jesus
Cristo”, 

3. Que característica específica a Segunda Carta a Timóteo apresenta? 
È uma Carta pessoal, A grande tônica
dessa segunda Carta é a esperança
escatotógica do apóstolo, em relação a ele mesmo e a todos os que
amarem a vinda de Jesus. 

4. Por que a vida cristã é um chamado
ao sofrimento? 
A vida cristã é um chamado ao
sofrimento, pois “U todos os que
piamente querem viver em Cristo
Jesus padecerão perseguições’ (2 Tm
3 12 ), Abraçar 0 evangelho de Cristo
e vivê-lo em sua inteireza nos impõe
uma luta constante contra a nossa
própria natureza e 0 mundo hostil
que està-sob 0 poder do maligno, 

5. Qual o significado da expressão
“últimos dias” em 2 Timóteo 3.1? 
De acordo com a Bíblia Pentecostal
de Estudos expressão “últimos dias”
aparece no Novo Testamento como
*a era cristã na sua totalidade”, Há
textos, contudo, que indicam se
tratar dos tempos do fim, os dias que
antecedem a volta de Cristo, quando
0 quadro moral da humanidade seria
ainda mais degradante.

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