Frases de Martinho Lutero

 

Sammis Reachers


(Eisleben, Alemanha, 1483 — Eisleben, 1546) – Monge agostiniano e teólogo alemão, figura central da Reforma Protestante. Seus protestos iniciaram-se contra diversos dogmas da igreja romana, notadamente o comércio de indulgências (perdão de pecados por meio de pagamento financeiro). A publicação de suas famosas 95 Teses desencadeou uma ampla sequência de eventos religiosos, políticos e sociais que culminaram com o cisma e a transformação da própria cristandade.

Impactado pela leitura da Carta aos Romanos, sua teologia e doutrina tem por eixo axial o fato de que a salvação só se obtém por meio da fé.

Concluímos que só a fé justifica e só a fé cumpre a lei.

Noite e dia eu ponderei, até que vi a conexão entre a justiça de Deus e a afirmação de que “o justo viverá pela fé”. Então eu compreendi que a justiça de Deus era aquela pela qual, pela graça e pura misericórdia, Deus nos justifica através da fé. Com base nisso eu senti estar renascido e ter passado através de portas abertas para dentro do paraíso.

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.

A bíblia não é antiga nem moderna, é eterna.

Viva como se Cristo tivesse sido crucificado ontem, houvesse ressuscitado hoje e fosse voltar amanhã.

Ser cristão sem orar é como querer viver sem respirar.

Olhei para mim mesmo e vi que era impossível salvar-me; olhei para Jesus Cristo e vi que era impossível perder-me.

Se eu deixar de gastar duas horas em oração cada manhã, o diabo consegue a vitória no decorrer do dia.

Assim como o negócio dos alfaiates é fazer roupas, e o dos sapateiros é remendar sapatos, o negócio dos cristãos é orar.

A lei é o que precisamos fazer; o evangelho é o que Deus dá.

Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem meu guia.

Acho que minha oração é maior do que o próprio diabo; se fosse diferente, Lutero teria tido outra sorte.

A oração é a mais poderosa de todas as armas que as criaturas humanas podem empunhar.

A oração é o suor da alma.

Nós oramos porque somos indignos de orar. As nossas orações são ouvidas justamente porque acreditamos que somos indignos.

Fé é uma firme confiança nas promessas de Deus que por elas eu morreria mil vezes.

A fé toma posse de Cristo e segura-o como sua propriedade, da mesma forma como o anel prende a joia. Martinho Lutero

Da mesma forma como vamos até o berço tão-somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo.

Nas Escrituras, cada florzinha é uma campina.

Minhas tentações têm sido minhas mestras de teologia.

Não voltar a fazer determinada coisa é a essência do mais verdadeiro arrependimento.

Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Um cristão é servidor de todas as coisas e sujeito a todos.

O Espírito Santo não é cético, e as coisas que Ele grava em nosso coração não são dúvidas ou opiniões, mas afirmações – mais seguras e mais dignas de confiança do que o próprio sentido ou a vida.

Paz se possível, mas verdade a qualquer custo.

Não fiz nada: a Palavra fez e realizou tudo.

É um milagre a maneira pela qual Deus tem preservado seu livro durante tanto tempo! Como é bom e glorioso ter a Palavra de Deus!

Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.

Não tenho outro nome, senão o de pecador; pecador é meu nome; pecador, meu sobrenome.

Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.

A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém.

Diante da Palavra, todos precisam ceder.

Preferiria que mestres verdadeiros e fiéis me repreendessem e me condenassem, e até mesmo reprovassem meus caminhos, a que hipócritas me bajulassem e me aplaudissem como santo.

Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno.

A vida deve vir da fé.

Se as estimarmos demais, as boas obras podem tornar-se a maior das idolatrias.

Se você tem dificuldade em crer, deve pedir fé a Deus. Pois a capacidade de crer está somente nas mãos de Deus.

Algumas pessoas valorizam tanto as boas obras que negligenciam a fé em Cristo. Elas pregam sobre as suas próprias obras e as louvam em vez de fazer isso com as obras de Deus.

Se eu não pregar sobre a fé, o resultado serão obras inúteis e hipócritas.

Se eu enfatizar somente a fé, ninguém fará quaisquer obras.

Uma pessoa torna-se justa por meio da fé. Isso abriu toda a Bíblia – até o próprio céu – para mim!

As boas obras não tornam bom o homem, mas o homem bom pratica boas obras. As obras más não tornam mau o homem, mas o homem mau pratica obras más.

Deus pôs o símbolo do casamento em toda a parte na natureza: Cada criatura busca a perfeição noutra.

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.

A teologia não é nada mais do que a gramática da língua do Espírito Santo.

A graça é uma qualidade que dá ao homem a força de executar as exigências da lei!

O coração de um homem é uma roda de moinho que trabalha sem cessar; se nada for jogado para moer correrás o risco de que ele triture a si mesmo.

A guerra é a maior praga que assola a humanidade; destrói a religião, destrói as nações, destrói famílias. É o pior dos males.

Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor.

De trabalho não há quem morra.

A humildade dos hipócritas é o maior e o mais altaneiro dos orgulhos.

Existe três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja.

Quando mordem deixam uma ferida profunda.

O coração do homem é como o mercúrio, tanto está aqui agora, como logo a seguir está noutro lugar, hoje assim, amanhã a pensar de outra forma.

Pensamentos não pagam imposto alfandegário.

A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e a teologia, pecadores.

Todo o pecado é um tipo de mentira.

No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete. O homem deve ganhar dinheiro, a mulher deve economizar.

Até os quarenta anos o homem permanece louco; quando então começa a reconhecer a sua loucura, a vida já passou.

Quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinquenta, não pode esperar ser tudo isso depois.

Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer e a despeito disso gasta dinheiro com indulgências não adquire indulgências do papa, mas provoca a ira de Deus.

O guarda de um bordel público é menos pecador que o pregador que não entrega o verdadeiro evangelho, e o bordel não é tão ruim assim como a igreja do falso pregador.

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas é um constante exercitar-se. Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.

Faça o sermão sobre o que quiser, mas nunca por mais de 40 minutos.

O cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão.

Deus cria à partir do nada. Portanto, enquanto um homem não for nada, Deus nada poderá fazer com ele.

Se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema.


Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho.

Pare em cada versículo da Bíblia e, por assim dizer, sacuda cada ramo dele, para que, se possível, pelo menos caia algum fruto.

A natureza do amor é que ele serve e jamais domina.

O primeiro dever do pregador do Evangelho é declarar a lei de Deus e para mostrar a natureza do pecado.

O mistério da humanidade de Cristo, o fato de Ele ter descido ao ponto de revestir-Se de carne humana, está além de toda compreensão humana. Martinho Lutero

É melhor ter alguma dificuldade em ouvir o evangelho do que não ter qualquer dificuldade em ouvir o que está bem longe de ser o evangelho.

A Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.

A palavra bem pode existir sem a igreja, mas a igreja não existe sem a palavra.

Tive muitas coisas nas mãos e as perdi a todas. Mas aquilo que fui capaz de colocar nas mãos de Deus, ainda possuo.

Martinho Lutero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *