Frases de Martin Bucer

 

Sammis Reachers 

(Sélestat, França, 1491 – Cambridge, Inglaterra, 1551) foi um monge dominicano que após um encontro com Lutero abandonou seus votos. Atuou principalmente a partir de Estrasburgo. Sua influência conciliadora se fez sentir em praticamente todas as vertentes da Reforma (luteranos, calvinistas e anglicanos). Por isso e mais, é tido como um dos pais do ecumenismo cristão, no que ele tem de positivo.

Nós temos que decidir se estamos realmente dispostos a ser cristãos ou não. Martin Bucer

É suficiente que todos os nossos queridos irmãos concordem conosco quanto aos fundamentos da fé, que são: Não somos nada e Deus quer nos salvar e nos fazer santos somente por intermédio de Cristo.

O cristão deve, principalmente, servir ao Senhor acima de todas as coisas e com a maior diligência. Pois são membros e ferramentas de Cristo, e Cristo deve viver em todos eles ao invés de viverem para si mesmos.

A obrigação [de viver para o próximo e não para si mesmo] recai acima de tudo sobre aqueles que foram chamados e estabelecidos a fim de promover o serviço público, tanto espiritual quanto secular; […] Deus não poderia nos enviar uma praga maior do que homens que buscam a sua própria vantagem.

Os cidadãos não são governados pelo bem e pela verdadeira glória do rei supremo, quando as autoridades seculares não governam de acordo com a lei divina e não estão dispostos a observá-la. Onde Deus não é reconhecido e a obediência a Ele não é necessária antes de tudo, a paz não é paz, a justiça não é justiça, e o que deveria ser lucrativo traz prejuízo.

Martin Bucer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *