Frases de Gerônimo Savonarola

 

Sammis Reachers 

(Ferrara, Itália, 1452 — Florença, Itália, 1498) foi um padre dominicano que insurgiu-se contra heresias e abusos da igreja, granjeando grande apoio popular na cidade de Florença com suas profecias e pregações sobre o juízo do Senhor, a ponto de conseguir destituir de seu comando a poderosa família dos Médici. Instaurou na cidade uma reforma social e de costumes com algo de controversa. Foi excomungado pela igreja romana, enforcado e queimado em praça pública.

“O Senhor sofreu tanto por mim!” teriam sido suas derradeiras palavras.

Você deseja ser livre? Então, acima de tudo, ame a Deus, ame seu próximo, ame-se, ame o bem comum; então você terá a verdadeira liberdade.

O mundo inteiro sabe que Sua glória não foi difundida pela força e armas, mas por pescadores pobres.

A elegância da linguagem deve ceder ante a simplicidade na pregação da doutrina sadia.

Deus é o melhor ajudante, mas gosta de ser ajudado. Seja sincero na oração, mas não negligencie os meios humanos. Você deve se ajudar de todas as formas, e então o Senhor estará com você.

Se não há inimigo, não há luta; sem lutar, não há vitória; sem nenhuma vitória, não há coroa.

Crê, espera e serás forte. Não podes ser vencido sem a tua vontade, e a graça é mais poderosa do que todos os obstáculos.

Nestes dias, prelados e pregadores estão acorrentados à terra pelo amor às coisas terrenas. O cuidado pelas almas não é mais sua preocupação. Estão contentes com sua renda financeira. Os pregadores pregam para agradar os príncipes e serem louvados por eles. Fizeram pior que isso. Não só destruíram a igreja de Deus, mas construíram uma nova igreja segundo seu próprio padrão. Vá a Roma e veja! Nas mansões dos grandes prelados, não há interesse senão por poesia e oratória. Vá até lá e veja! Verá todos com seus livros de ciências humanas, dizendo uns aos outros que podem guiar as almas dos homens por meio de Virgílio, Horácio e Cícero… Os prelados antigos tinham muito menos mitras e cálices de ouro, e os que possuíam eram quebrados e repartidos para aliviar as necessidades dos pobres. Mas nossos prelados, a fim de obter tais cálices, roubam os pobres do seu único meio de sustento. Não sabem já o que lhes relato? O que fazes, ó Senhor? Levanta-te e vem para libertar tua igreja das mãos de demônios, das mãos de tiranos, das mãos de prelados iníquos.

Não existe animal mais cruel que o homem sem lei.

Gerônimo Savonarola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *