Frases de Filipe Melanchthon

 

imagem criada pela IA
Sammis Reachers 

(Bretten, Alemanha, 1497 — Wittenberg,
Alemanha, 1560). Companheiro e sucessor de Lutero, Melanchthon foi astrônomo e teólogo. Foi o redator da célebre Confissão de Augsburgo, sendo considerado o primeiro autor sistemático da Reforma, além grande de promotor da educação em terras alemãs.

Alguns não ensinam absolutamente nada das Sagradas Escrituras; alguns não ensinam às crianças nada além, ambos os quais não se devem tolerar.

No essencial, unidade; nas diferenças, liberdade; em tudo, caridade.

A fé não é senão a confiança na divina misericórdia prometida em Cristo.

Eu espero que, pela decisão e autoridade dos sábios, em algum momento, homens devotos e sábios das igrejas de outras nações e dos nossos, possam ser convocados para deliberar sobre todas as controvérsias e que seja transmitida à posteridade uma harmoniosa, verdadeira, e uma clara forma de doutrina, sem qualquer ambiguidade. Enquanto isso, na medida do possível, incentivemos a união de nossas igrejas com conselhos medidos.

A fé cristã não pode abrir mão de prestar contas da fé de maneira refletida. Isso exige o esforço do raciocínio e da reflexão. As confissões preservam a igreja da irrelevância ou insignificância intelectual.

Temos de procurar a verdade, amá-la, defendê-la e entregá-la incorrompida para nossa posteridade.

A sombra não segue o corpo mais de perto do que a eloquência acompanha a sagacidade. 


Filipe Melanchthon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *