(Aslockton, Inglaterra, 1489 — Oxford, Inglaterra, 1556) – Arcebispo da Cantuária, foi um dos principais líderes da Reforma na Inglaterra. Baseando-se no princípio da Supremacia Real (que reza que o rei é o soberano da igreja em seu reino), Cranmer apoiou a dissolução do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, uma das causas principais do cisão entre o Catolicismo e o (então nascente) Anglicanismo. Deu refúgio a vários reformadores oriundos do continente europeu. Foi martirizado à mando da rainha católica Maria I.
E quanto ao Papa, recuso-o, como inimigo de Cristo e anticristo, com toda a sua falsa doutrina.
Nunca houve nada tão bem concebido por homens que, no decorrer do tempo, não tenha sido corrompido.
Nas Escrituras estão os pastos gordos da alma; Não há carne venenosa, nenhuma coisa insalubre; eles são alimento muito delicado e puro.
A Palavra de Deus está acima da igreja.
O aprendizado do cristão deve começar com o temor do Senhor.
Cristo nunca deu essa honra a qualquer criatura, para que ela fizesse um sacrifício dele, nem ordenou o sacramento da sua santa ceia para que o sacerdote ou o povo viessem a sacrificar a Cristo novamente, ou que os sacerdotes deveriam fazer um sacrifício dele para o povo [na missa católica]: mas a sua santa ceia foi ordenada para este propósito, para que todo homem, comendo e bebendo, se lembrasse de que Cristo morreu por ele, e então pudesse exercer sua fé e se consolar pela lembrança dos benefícios de Cristo, e, por isso, dando a Cristo o mais sincero agradecimento, entregar-se claramente a ele. Thomas Cranmer