os dez mandamentos no novo testamento

 

Os Dez Mandamentos, também conhecidos como a Lei de Deus ou a Lei de Moisés, são um conjunto de princípios éticos e morais que foram apresentados no Antigo Testamento, especificamente no livro de Êxodo (capítulo 20) e no livro de Deuteronômio (capítulo 5). No entanto, no Novo Testamento, Jesus Cristo faz referência a esses mandamentos e dá ensinamentos relacionados a eles, mas não os apresenta explicitamente como uma lista como no Antigo Testamento.

Ainda assim, podemos encontrar referências diretas ou alusões aos Dez Mandamentos nas palavras de Jesus e nas epístolas dos apóstolos. Vou listar algumas passagens relevantes:


Amar a Deus sobre todas as coisas 

Jesus menciona o mandamento maior como sendo amar a Deus sobre todas as coisas. Isso é encontrado em Mateus 22:37-38, quando Jesus responde a um dos fariseus:

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.”


Não ter outros deuses

 Jesus afirma a unicidade de Deus e a importância de adorá-Lo somente. Isso é mencionado implicitamente em várias passagens, como em Mateus 4:10 e Lucas 4:8, onde Jesus responde ao diabo:
“Então, disse-lhe Jesus: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, dorás, e só a ele servirás.”

Não tomar o nome de Deus em vão

Embora não haja uma referência direta a este mandamento, Jesus ensina sobre a importância de falar a verdade e manter os compromissos assumidos, evitando juramentos necessários. Ver Mateus 5:33-37.


Lembrar do dia de sábado, mantendo-o santo

Jesus não anula o sábado, mas traz uma perspectiva nova em relação a ele, enfatizando sua autoridade sobre o sábado e ensinando que o sábado foi feito para o bem do homem. Veja Mateus 12:8, Marcos 2:27-28.


Honrar pai e mãe

Jesus menciona esse mandamento em vários ensinamentos, como em Mateus 15:4-6, onde ele repreende os fariseus por negligenciarem seus pais.


Não matar

Jesus ensina que não apenas o ato de assassinato é errado, mas também a raiva e o ódio em relação ao próximo. Ver Mateus 5:21-22.


Não cometer adultério

Jesus amplia este mandamento, ensinando que mesmo olhar com desejo para alguém que não é seu abraço já é um pecado. Ver Mateus 5:27-28.


Não roubar

Jesus menciona esse princípio em vários ensinamentos, incentivando a generosidade e a partilha com os necessitados. Ver Lucas 6:30 e Lucas 12:33.


Não dar falso testemunho

Jesus ensina sobre a importância de falar a verdade e ser sincero. Ver Mateus 19:18 e Mateus 5:37.


Não cobiçar

Jesus aborda a questão da cobiça e do desejo descontrolado por bens materiais em vários ensinamentos, incluindo Mateus 6:19-21.

Embora o Novo Testamento não apresente uma lista exata dos Dez Mandamentos, os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos estão fundamentados nos princípios e valores contidos na Lei de Deus do Antigo Testamento. Jesus cumpriu a Lei, e através dele, chamou a viver uma vida de amor a Deus e ao próximo.

por: pb ivaldo fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *