DISCIPULADO CICLO 4

 


Tema: Portando uma nova identidade

Comentarista: Silas Daniel

Sumário:


O discipulado é um processo de aprendizado e crescimento espiritual que nos ajuda a nos tornarmos discípulos de Cristo. O ciclo 4 é uma parte importante deste processo, pois nos ajuda a entender melhor a lei do reino de Deus e a viver de acordo com ela.

1 – Um novo caráter: A lei do reino de Deus

A lei do reino de Deus é a base para o discipulado. Ela nos ensina a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, ao invés de seguir as regras do mundo. Esta lei nos ensina a amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Ela nos ensina a viver de acordo com a verdade, a honestidade, a fidelidade e a bondade. Ela nos ensina a nos desviar da cólera e do homicídio, a não julgar o próximo e a não nos preocupar com as coisas materiais.

2 – Você é sal e luz

Jesus nos ensinou que somos sal e luz para o mundo. Como sal, temos o dever de preservar a verdade e a honestidade. Como luz, temos o dever de mostrar ao mundo o caminho da justiça e da bondade. Se quisermos ser discípulos de Cristo, devemos viver de acordo com estes princípios e ensiná-los aos outros.

3 – Cristo, o discípulo e a lei

Cristo foi o nosso exemplo de discípulo, pois viveu de acordo com a lei do reino de Deus. Se quisermos seguir o seu exemplo, devemos viver de acordo com a lei do reino de Deus. Isso significa que devemos viver de acordo com a verdade, a honestidade, a fidelidade e a bondade. Devemos nos desviar da cólera e do homicídio e não julgar o próximo.

4 – Desviando-se da cólera e do homicídio

A lei do reino de Deus nos ensina a nos desviar da cólera e do homicídio. Devemos aprender a controlar nossos impulsos e não deixar que a raiva nos domine. Devemos aprender a perdoar e amar ao próximo, mesmo quando ele nos ofende ou nos machuca.

5 – A fidelidade no casamento

A lei do reino de Deus nos ensina a sermos fiéis ao nosso cônjuge. O casamento é um compromisso sagrado e deve ser tratado com respeito e amor. Devemos ser fiéis ao nosso cônjuge e não nos envolvermos em relacionamentos extraconjugais.

6 – A honestidade com as palavras

A lei do reino de Deus nos ensina a sermos honestos com as palavras. Devemos dizer a verdade e não mentir. Devemos evitar a calúnia e o difamamento e não falar mal dos outros. Devemos falar com bondade e amor.

7 – Sobre a vingança e o amor

A lei do reino de Deus nos ensina a não nos vingarmos dos outros. Devemos aprender a perdoar e amar ao próximo, mesmo quando ele nos ofende ou nos machuca. Devemos aprender a amar ao próximo como a nós mesmos.

8 – Sem hipocrisia, mas com verdade

A lei do reino de Deus nos ensina a não sermos hipócritas. Devemos viver de acordo com a verdade e não fingir ser algo que não somos. Devemos ser sinceros com os outros e não nos enganarmos a nós mesmos.

9 – Oração não mecânica, mas consciente

A lei do reino de Deus nos ensina a orar de forma consciente. Devemos nos aproximar de Deus com sinceridade e não como se estivéssemos recitando uma oração mecânica. Devemos nos aproximar de Deus com amor e devoção.

10 – A ambição do discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais

A lei do reino de Deus nos ensina a não nos preocuparmos com as coisas materiais. Devemos nos preocupar com as coisas espirituais e não com a “segurança” dos bens materiais. Devemos nos preocupar em servir a Deus e ao próximo.

11 – Não julgue o próximo, para que não sejas julgado

A lei do reino de Deus nos ensina a não julgar o próximo. Devemos nos concentrar em nosso próprio crescimento espiritual e não nos preocupar com os erros dos outros. Se quisermos ser discípulos de Cristo, devemos nos desviar do julgamento e do ódio.

12 – A bondade de Deus e os falsos profetas

A lei do reino de Deus nos ensina a reconhecer a bondade de Deus e a nos desviar dos falsos profetas. Devemos nos aproximar de Deus com sinceridade e não seguir as mentiras dos falsos profetas. Devemos nos aproximar de Deus com amor e devoção.

13 – Jesus é a nossa identidade

Jesus é a nossa identidade como discípulos. Se quisermos ser discípulos de Cristo, devemos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Devemos viver de acordo com a lei do reino de Deus e seguir o seu exemplo. Se quisermos ser discípulos de Cristo, devemos viver de acordo com a verdade, a honestidade, a fidelidade e a bondade.

Revistas Lições Bíblicas para a Escola Dominical do DISCIPULADO CICLO 4

A Palavra de Deus sendo ensinada a cristãos de todas as idades, todos os domingos!
Adquira agora pelos canais de atendimento:
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *