O que acontecerá no Milênio?

No que consistirá o Milênio, mencionado nas profecias a respeito do fim dos tempos?
O Milênio será um período de mil anos em que o Senhor Jesus reinará sobre a terra, após Sua segunda vinda. O sistema de governo será a teocracia (no grego, teo = Deus; cracia = governo).


Onde acontecerá o Milênio?
Na terra, quando Cristo governará com os crentes fiéis que participaram da primeira ressurreição (ver Ap 20.6).


Haverá paz durante o Milênio?
Sim. De acordo com o que está escrito em Apocalipse 20.1-3, Satanás será amarrado e lançado no abismo até que termine o Milênio, para que não mais engane as nações.


Quando acontecerá o Milênio?
O Milênio ocorrerá após o julgamento das nações (Ap 20.6).


0 Milênio alcançará toda a terra?
Sim. Confira os seguintes textos bíblicos: Salmo 96.9,10; Filipenses 2.10,11; Ezequiel 37.24,25; Daniel 7.14,27; Lucas 1.31,32; Zacarias 9.10.


O que acontecerá com Satanás quando o Milênio começar?
Segundo a visão profética de João, em Apocalipse 20.1-3, quan- do começar o Milênio, um anjo com a chave do abismo e uma
grande cadeia prenderá o diabo. Este será lançado no abismo e lá encerrado por mil anos.

Você poderia perguntar: “Mas, se Satanás é um espírito, como uma cadeia será capaz de prendê-lo?” Na verdade, essa cadeia simboliza o poder da Palavra. Deus, pela Sua Palavra, aprisionará o diabo.


Quem fará parte do Milênio?
Especialmente os judeus, porque o Milênio consistirá na última dispensação dentro do plano profético de Deus para os povos da terra. Dispensação é um período no qual o Senhor se manifesta à humanidade de forma especial para prová-la e testar sua obediência aos preceitos dele.
A Bíblia Sagrada apresenta o projeto de Deus, que abrange sete dispensações, sendo a última a dispensação do Milênio, chamada dispensação do Reino, dispensação real ou dispensação milenar. Israel e as nações que se dobrarem ao senhorio de Cristo farão parte do Milênio. Contudo, muitos povos não viverão esse tempo porque serão destruídos na Grande Tribulação, quando o juízo de Deus vier sobre a terra e exterminá-los durante a batalha no Armagedom.

 

Haverá um novo templo em Jerusalém durante o Milênio?
Sim. Em toda a história de Israel, existirão quatro templos. O primeiro foi construído pelo filho de Davi, o rei Salomão (por volta de 515 a.C.). Em 2 Crônicas 7, é descrito o dia da inauguração do templo, quando a glória de Deus se manifestou de forma tão poderosa que os sacerdotes tiveram de interromper a ministração devido à presença extraordinária de Deus. Esse primeiro templo dos judeus foi destruído por ocasião da invasão babilônica, aproximadamente em 587 a.C.
A partir das ruínas do primeiro templo, com início em 539 a.C., com a permissão do rei Ciro, foi construído o segundo templo, na época de Esdras e Neemias, sendo reformado por
Herodes, o Grande (no Século I a.C.). Foi a destruição deste templo, que estava de pé na época de Jesus, que Ele profetizou (Mt 24.2).
O terceiro templo dos judeus será erguido durante o período da Tribulação. Aliás, dizem que os judeus norte-americanos já teriam o projeto de um templo pré-fabricado, a ser erguido em quatro meses. De acordo com as profecias bíblicas, este templo será profanado pelo Anticristo, o qual invadirá o lugar santo e o profanará (Dn 11.31; Mt 13.14).
O quarto e último templo dos judeus será o templo milenar, o templo do Milênio. Sobre ele, a Palavra do Senhor declara que os povos e as nações afluirão de toda a terra até Jerusalém para adorar o Deus verdadeiro, o Todo-poderoso, na cidade do grande Rei, na cidade santa de Sião (Mq 4.1,2).


Os judeus vão possuir a Terra Prometida durante o Milênio?
Na Bíblia é declarado que os judeus possuirão toda a terra que Deus prometeu a eles, como pode ser observado nas seguintes passagens: Gênesis 15.18; Gênesis 17.8; Êxodo 23.31; Números 24.17,18; Salmo 60.8,9; Isaías 11.14; Ezequiel 36.33-36; 48.


Que cidade será o centro da atenção de todo o mundo?
A cidade de Jerusalém, que receberá pessoas de todas as nações. Confira em Isaías 2.2,3; 27.6; 60.3; 66.20; Jeremias 3.17 e Zacarias 8.3,22,23.


A Igreja do Senhor Jesus participará do Milênio?
Existem duas hipóteses. A primeira é que os cristãos que foram arrebatados retornarão com Cristo e exercerão atividades de governo. A segunda é que, como a Igreja estará glorificada, não poderá ter uma participação material no Milênio, durante o qual haverá nascimento, casamento e morte, ou seja, vida natural. Segundo esta interpretação, a Igreja estará no céu, e sua
glória será infundida no mundo. Os cristãos salvos com o corpo glorificado poderão receber missões especiais, assim como os anjos, sendo enviados a terra durante o período milenar. Leia Apocalipse 5.10; 20.4,6.


Quanto tempo uma pessoa poderá viver durante o Milênio?
Pelo menos mil anos, tendo em vista que, em Apocalipse 20.4 (NVI), é dito que aqueles que ressuscitaram reinarão com Cristo durante mil anos.


Todos conhecerão o Senhor durante o Milênio?
Na Bíblia está escrito que todos na terra, literalmente, conhecerão o Senhor. Leia Isaías 11.9; 52.7; 66.18,19; Jeremias 31.34 e Lucas 2.14.


Haverá pecado no Milênio?
Haverá, mas nas Escrituras é dito que o pecado não será tolerado. Deus não criou o ser humano semelhante a um boneco, que não é capaz de decidir o que quer nem possui vontade própria. O Senhor deu ao homem livre-arbítrio, ou seja, a possibilidade de escolher. Observe o que Ele disse ao Seu povo em Deuteronômio 30.19: Te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.
É o diabo quem induz o homem a pecar. Todavia, é o homem quem escolhe se pecará ou não. No Milênio, o pecado não será tolerado, segundo o que está escrito em Isaías 11.4; 60.12; e Apocalipse 19.15.


O que vai acontecer com as armas durante o Milênio?
De acordo com a Palavra de Deus, as armas serão convertidas em ferramentas agrícolas, pois o Milênio será um tempo de paz. Veja Isaías 2.4, Oséias 2.16 e Zacarias 9.10.

 

O Espírito Santo estará presente no Milênio?
Sim. Haverá pleno derramamento do Espírito Santo durante o Milênio, conforme consta em Ezequiel 39.29 e Zacarias 12.10.
 
Ocorrerá algum fenômeno diferente em Jerusalém no Milênio?
Sim. Na Bíblia está escrito que fluirá um rio do templo em Jerusalém, o templo do Milênio. Leia Ezequiel 47.1-12, Joel 3.18 e Zacarias 14.4,8.

O que sucederá com a terra, com o solo, durante o Milênio?
Haverá plena fertilidade do solo, de forma que as plantas, os legu
mes, as verduras, as frutas e as flores serão superabundantes. Confira isso em Isaías 35.1,2 e em Amós 9.13,14. No Milênio, Deus fará do deserto um jardim, como é dito em Isaías 30.25 e Joel 3.18.

Os homens padecerão de pobreza no Milênio?
Não. Haverá prosperidade. As pessoas serão abençoadas, porque onde o Senhor está há prosperidade. Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (Jo 10.10). Todos viverão alegremente no Milênio. Confira em Isaías 2.2; 11.15,16; 65.21,22; Oséias 1.10; Zacarias 8.5; 14.4,10.

No Milênio, haverá alguma alteração quanto aos animais?

O Milênio será um tempo de mudanças, inclusive no reino animal. Observe o que é descrito em Isaías 11.6-8:
E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Leia também Isaías 35.9; 65.25; Oséias 2.18.

O que acontecerá com os salvos durante o Milênio?
Acontecerá o que está escrito em Apocalipse 20.6: Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.


Como terminará o Milênio?
O Milênio findará após o período de mil anos, e Satanás será solto para uma última investida. Ele sairá para enganar os mo- radores da terra (Ap 20.7,8), mas, por fim, será aniquilado para sempre ao ser lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10).

por: Os Mistérios Do Apocalipse – Joá Caitano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *