JOVENS 1° TRIMESTRE DE 2023
19 de Março 2023
TEXTO PRINCIPAL
“Portanto, agora, nenhuma
condenação há para os que
estão em Cristo Jesus, que não
andam segundo a carne, mas
segundo o espírito.” (Rm 8.1)
RESUMO DA LIÇÃO
Deus não prometeu uma vida
sem aflições para quem é cheio
do Espírito, mas Ele garante sua
presença e consolo em todos os
momentos, além da vida eterna.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Rm 8.1-4
A nova vida debaixo da graça
TERÇA – Rm 8.14
Guiados pelo Espírito Santo
Guiados pelo Espírito Santo
QUARTA – Rm 8.26-27
O Espírito Santo intercede por nós
O Espírito Santo intercede por nós
QUINTA – 2 Tm 4.8
A coroa da justiça
A coroa da justiça
SEXTA – Rm 8.35.36
Nada pode separar o
crente do amor de Deus
Nada pode separar o
crente do amor de Deus
SÁBADO – Rm 8.37
Mais do que vencedores
Mais do que vencedores
OBJETIVOS
1 SABER que a lei do Espírito Livra da lei do pecado e da morte;
2 ENFATIZAR que o crente que vive no Espirito tem a garantia da vida
eterna com Deus;
eterna com Deus;
3 COMPREENDER que a lei do Espirito é libertadora.
INTERAÇÃO
Professor(a), Paulo não foi o fundador da igreja de Roma, mas ele tinha uma
vida cheia de comunhão com Deus e seguiu as orientações do Espírito Santo
ao tomar decisões. A igreja em Roma era formada em sua maioria por gentios
e uma minoria de judeus. Estes causaram sérios conflitos internos com relação
aos requisitos necessários para a justificação do crente diante de Deus. Na Carta
aos Romanos, escrita por Paulo, ele apresenta um tratado para demonstrar que a
justificação se dá por meio da fé e não pelas obras, especialmente em Romanos
4. O texto bíblico desta Lição, Romanos 8, reforça o ensinamento de Paulo. Ele
afirma que uma vez justificado o crente não vive mais debaixo da lei do pecado
e deve ter uma vida orientada pelo Espírito Santo. Paulo ainda reforça que essa
é a esperança do crente.
vida cheia de comunhão com Deus e seguiu as orientações do Espírito Santo
ao tomar decisões. A igreja em Roma era formada em sua maioria por gentios
e uma minoria de judeus. Estes causaram sérios conflitos internos com relação
aos requisitos necessários para a justificação do crente diante de Deus. Na Carta
aos Romanos, escrita por Paulo, ele apresenta um tratado para demonstrar que a
justificação se dá por meio da fé e não pelas obras, especialmente em Romanos
4. O texto bíblico desta Lição, Romanos 8, reforça o ensinamento de Paulo. Ele
afirma que uma vez justificado o crente não vive mais debaixo da lei do pecado
e deve ter uma vida orientada pelo Espírito Santo. Paulo ainda reforça que essa
é a esperança do crente.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), sugerimos que para a aula de hoje você separe os alunos em três
grupos. Determine um tempo para cada grupo (dez minutos). Sem seguida peça
que cada grupo discuta um tópico da lição. Separe também dez minutos para
que algum aluno do grupo apresente as conclusões para a turma. Você deverá
ser o moderador e fazer as considerações finais. 0 tempo sugerido serve apenas
como referência, você deverá adaptar de acordo com o tempo disponibilizado e
o número de alunos.
TEXTO BÍBLICO
Romanos 8.1-4; 14-17
grupos. Determine um tempo para cada grupo (dez minutos). Sem seguida peça
que cada grupo discuta um tópico da lição. Separe também dez minutos para
que algum aluno do grupo apresente as conclusões para a turma. Você deverá
ser o moderador e fazer as considerações finais. 0 tempo sugerido serve apenas
como referência, você deverá adaptar de acordo com o tempo disponibilizado e
o número de alunos.
TEXTO BÍBLICO
Romanos 8.1-4; 14-17
1 Portanto, agora, nenhuma condenação
há para os que estão em Cristo Jesus,
que não andam segundo a carne, mas
segundo o espírito.
há para os que estão em Cristo Jesus,
que não andam segundo a carne, mas
segundo o espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em
Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado
e da morte.
Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado
e da morte.
3 Porquanto, o que era impossível à
lei, visto como estava enferma pela
carne, Deus, enviando o seu Filho em
semelhança da carne do pecado, pelo
pecado condenou o pecado na carne,
lei, visto como estava enferma pela
carne, Deus, enviando o seu Filho em
semelhança da carne do pecado, pelo
pecado condenou o pecado na carne,
4 Para que ajustiça da lei se cumprisse
em nós, que não andamos segundo a
carne, mas segundo o Espírito,
14 Porque todos os que são guiados pelo
Espírito de Deus, esses são filhos de
Deus.
em nós, que não andamos segundo a
carne, mas segundo o Espírito,
14 Porque todos os que são guiados pelo
Espírito de Deus, esses são filhos de
Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de
escravidão, para, outra vez, estardes
em temor, mas recebestes o espírito
de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
escravidão, para, outra vez, estardes
em temor, mas recebestes o espírito
de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso
espírito que somos filhos de Deus.
espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos, logo,
herdeiros também, herdeiros de Deus
e coerdeiros de Cristo; se é certo que
com ele padecemos, para que também
com ele sejamos glorificados.
INTRODUÇÃO
herdeiros também, herdeiros de Deus
e coerdeiros de Cristo; se é certo que
com ele padecemos, para que também
com ele sejamos glorificados.
INTRODUÇÃO
Paulo, escrevendo aos crentes que
estavam em Roma, alertou e exortou a
igreja a respeito dos conflitos internos
entre os cristãos gentios e os judeus.
Alguns gentios convertidos estavam
cedendo ao apelo do legalismo. Paulo
reforça aos membros daquela igreja
que aqueles que vivem uma vida cheia
do Espírito Santo não vivem debaixo da
condenação e nem segundo o legalismo. O apóstolo os incentivou a guardar
a fé genuína em Jesus Cristo e serem
cheios do Espírito Santo, apesar dos
sofrimentos e angústias que estavam
suportando naquele momento.
estavam em Roma, alertou e exortou a
igreja a respeito dos conflitos internos
entre os cristãos gentios e os judeus.
Alguns gentios convertidos estavam
cedendo ao apelo do legalismo. Paulo
reforça aos membros daquela igreja
que aqueles que vivem uma vida cheia
do Espírito Santo não vivem debaixo da
condenação e nem segundo o legalismo. O apóstolo os incentivou a guardar
a fé genuína em Jesus Cristo e serem
cheios do Espírito Santo, apesar dos
sofrimentos e angústias que estavam
suportando naquele momento.
I. A LEI DO ESPÍRITO LIVRA DA
LEI DO PECADO E DA MORTE
LEI DO PECADO E DA MORTE
1. Não há condenação para os que
estão em Cristo (Rm 8.1-4). As Escrituras Sagradas destacam a segurança
daqueles que estão escondidos em
Cristo, que foram declarados justos e tiveram suas dívidas quitadas mediante
a fé no sacrifício de Jesus Cristo. Depois
de experimentar o Novo Nascimento,
o crente deve andar debaixo da lei
do Espírito Santo. Um crente avivado
evidencia sua comunhão com Deus
mediante o fruto do Espirito (Gl 5,22).
Quem tem o fruto do Espírito não vive
de “aparências”, mas evidencia uma
transformação radical mediante seu
testemunho pessoal. Paulo afirma que
isso era impossível à Lei, que tinha
a função de apontar o pecado e era
incapaz de impedir seu efeito.
O Verbo se fez carne e habitou
entre nós (Jo 1.1), contudo Ele não foi
vencido pela lei da carne; pelo contrário, a subjugou, fazendo a vontade do
Pai e não cometendo pecado algum.
Dessa forma, a justiça da Lei também
se cumpriu na vida daqueles que andam segundo o Espírito Santo (Rm 8.4).
estão em Cristo (Rm 8.1-4). As Escrituras Sagradas destacam a segurança
daqueles que estão escondidos em
Cristo, que foram declarados justos e tiveram suas dívidas quitadas mediante
a fé no sacrifício de Jesus Cristo. Depois
de experimentar o Novo Nascimento,
o crente deve andar debaixo da lei
do Espírito Santo. Um crente avivado
evidencia sua comunhão com Deus
mediante o fruto do Espirito (Gl 5,22).
Quem tem o fruto do Espírito não vive
de “aparências”, mas evidencia uma
transformação radical mediante seu
testemunho pessoal. Paulo afirma que
isso era impossível à Lei, que tinha
a função de apontar o pecado e era
incapaz de impedir seu efeito.
O Verbo se fez carne e habitou
entre nós (Jo 1.1), contudo Ele não foi
vencido pela lei da carne; pelo contrário, a subjugou, fazendo a vontade do
Pai e não cometendo pecado algum.
Dessa forma, a justiça da Lei também
se cumpriu na vida daqueles que andam segundo o Espírito Santo (Rm 8.4).
2. Os que vivem no Espírito se
interessam pelas coisas do Espírito (Rm 8.5-13). Paulo divide as pessoas
em dois grupos: os que vivem segundo
a carne e os que se habituaram a viver
segundo o Espirito Santo. Para ele,
viver segundo a carne é se entregar
à prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, ou seja, todas
as obras da carne descritas em Gálatas5.19-21. Enquanto viver no Espírito é ser
guiado pela vontade de Deus revelada
nas Escrituras Sagradas (Gl 5.22).
interessam pelas coisas do Espírito (Rm 8.5-13). Paulo divide as pessoas
em dois grupos: os que vivem segundo
a carne e os que se habituaram a viver
segundo o Espirito Santo. Para ele,
viver segundo a carne é se entregar
à prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, ou seja, todas
as obras da carne descritas em Gálatas5.19-21. Enquanto viver no Espírito é ser
guiado pela vontade de Deus revelada
nas Escrituras Sagradas (Gl 5.22).
As pessoas que vivem segundo a
carne buscam atender os seus desejos
e instintos. Elas não têm o compromisso
com 0 Reino de Deus, pois priorizam fazer
tudo segundo o seu “eu”. Quem vive no
Espírito tem prazer em fazer a vontade
divina. O crente cheio do Espírito Santo,
se sabe que algo vai prejudicar alguém
prefere não fazer, mesmo que sofra perdas e prejuízos. Para saber se um crente
anda na carne ou segundo o Espírito
Santo, basta observar o que mais tem
alimentado sua vida: as coisas que são
da carne ou as que são do Espírito Santo.
carne buscam atender os seus desejos
e instintos. Elas não têm o compromisso
com 0 Reino de Deus, pois priorizam fazer
tudo segundo o seu “eu”. Quem vive no
Espírito tem prazer em fazer a vontade
divina. O crente cheio do Espírito Santo,
se sabe que algo vai prejudicar alguém
prefere não fazer, mesmo que sofra perdas e prejuízos. Para saber se um crente
anda na carne ou segundo o Espírito
Santo, basta observar o que mais tem
alimentado sua vida: as coisas que são
da carne ou as que são do Espírito Santo.
SUBSÍDIO 1
“O Espírito de vida é o Espírito Santo
que estava presente na criação do
mundo como um dos agentes da
própria origem da vida (Gn 1.2). Ele é o
poder (ou lei) que está por detrás de
cada cristão, e aquele que nos ajuda a
viver uma vida cristã. O Espirito Santo
nos liberta, de uma vez por todas, do
poder (ou da lei) do pecado, e da sua
natural consequência, a morte.
que estava presente na criação do
mundo como um dos agentes da
própria origem da vida (Gn 1.2). Ele é o
poder (ou lei) que está por detrás de
cada cristão, e aquele que nos ajuda a
viver uma vida cristã. O Espirito Santo
nos liberta, de uma vez por todas, do
poder (ou da lei) do pecado, e da sua
natural consequência, a morte.
Nunca poderemos nos libertar do
pecado apenas obedecendo à lei, A
lei de Moisés não pode nos salvar por
causa da nossa natureza pecaminosa.
Mas o que a lei não pôde fazer. Deus fez, enviando o seu próprio Filho, encarnado num corpo humano como o
nosso, exceto que Ele jamais pecou.
Jesus era completamente humano
(Jo 1.14). com os mesmos desejos que
levam ao pecado: no entanto Ele nunca
pecou (veja 2 Co 5.21: Hb 2.17,18; 4.14-
16). Deus assumiu a humanidade a fim
de se tornar um sacrifício pelos nossos
pecados. Por Cristo ter sido imaculado,
a sua morte decretou a “sentença de
morte” do pecado, destruindo o controle
que o pecado tinha sobre nós.
pecado apenas obedecendo à lei, A
lei de Moisés não pode nos salvar por
causa da nossa natureza pecaminosa.
Mas o que a lei não pôde fazer. Deus fez, enviando o seu próprio Filho, encarnado num corpo humano como o
nosso, exceto que Ele jamais pecou.
Jesus era completamente humano
(Jo 1.14). com os mesmos desejos que
levam ao pecado: no entanto Ele nunca
pecou (veja 2 Co 5.21: Hb 2.17,18; 4.14-
16). Deus assumiu a humanidade a fim
de se tornar um sacrifício pelos nossos
pecados. Por Cristo ter sido imaculado,
a sua morte decretou a “sentença de
morte” do pecado, destruindo o controle
que o pecado tinha sobre nós.
A justiça (ou a exigência) da lei é a
santidade (veja Lv 11.44.45; 19.2; 20.7),
mas a lei é impotente para nos tornar
santos por causa da nossa pecaminosidade inata. Somente através da
morte de Jesus Cristo e da liberdade
que resulta dela é que podemos abandonar nossa natureza pecaminosa e
seguir o Espirito e, dessa forma, cumprir
ajustiça da lei.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD.
2010, p. 55)
santidade (veja Lv 11.44.45; 19.2; 20.7),
mas a lei é impotente para nos tornar
santos por causa da nossa pecaminosidade inata. Somente através da
morte de Jesus Cristo e da liberdade
que resulta dela é que podemos abandonar nossa natureza pecaminosa e
seguir o Espirito e, dessa forma, cumprir
ajustiça da lei.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD.
2010, p. 55)
II. A HERANÇA DA VIDA NO
ESPÍRITO SANTO
ESPÍRITO SANTO
1. Todos os guiados pelo Espírito
são filhos de Deus (Rm 8.14-17). Paulo
afirma que a filiação divina é exclusiva
para aqueles que são guiados pelo
Espírito de Deus: ela não é universal.
Para Paulo, quem não é guiado pelo
Espírito de Deus é guiado pelo espirito
de escravidão. Muitos ainda vivem como
escravos da Lei do pecado, estando
debaixo do medo da justiça divina. No
entanto, aqueles que vivem submissos
ao Espirito de Deus e que procuram ser
guiados para fazerem a vontade dEle,
sentem paz e intimidade com Deus por meio de Cristo. Essa paz é produzida
pelo Espírito que testifica ao salvo que
ele é filho de Deus.
são filhos de Deus (Rm 8.14-17). Paulo
afirma que a filiação divina é exclusiva
para aqueles que são guiados pelo
Espírito de Deus: ela não é universal.
Para Paulo, quem não é guiado pelo
Espírito de Deus é guiado pelo espirito
de escravidão. Muitos ainda vivem como
escravos da Lei do pecado, estando
debaixo do medo da justiça divina. No
entanto, aqueles que vivem submissos
ao Espirito de Deus e que procuram ser
guiados para fazerem a vontade dEle,
sentem paz e intimidade com Deus por meio de Cristo. Essa paz é produzida
pelo Espírito que testifica ao salvo que
ele é filho de Deus.
2. A redenção e a vida eterna com
Deus (Rm 8.18-25). A Igreja do primeiro
século sofreu muitas perseguições por
causa do Evangelho, mas os crentes
não desanimaram e permaneceram
fiéis ao Senhor dando sempre um bom
testemunho, sendo cheios do Espirito
Santo. Paulo tinha a certeza de que
ele recebería a coroa da justiça: “Desde agora, a coroa da justiça me está
guardada, a qual o Senhor, justo juiz,
me dará naquele Dia; e não somente
a mim, mas também a todos os que
amarem a sua vinda” (2 Tm 4.8).
Deus (Rm 8.18-25). A Igreja do primeiro
século sofreu muitas perseguições por
causa do Evangelho, mas os crentes
não desanimaram e permaneceram
fiéis ao Senhor dando sempre um bom
testemunho, sendo cheios do Espirito
Santo. Paulo tinha a certeza de que
ele recebería a coroa da justiça: “Desde agora, a coroa da justiça me está
guardada, a qual o Senhor, justo juiz,
me dará naquele Dia; e não somente
a mim, mas também a todos os que
amarem a sua vinda” (2 Tm 4.8).
3. O Espírito Santo intercede por
nós (vv. 26,27). Paulo afirmou que o
crente precisa ser paciente, pois há uma
redenção futura para ele. Aqueles que
permanecem fiéis ao Senhor, mesmo
enfrentando aflições e perseguições,
dão um testemunho vivo de sua fé
em Jesus Cristo. Nos momentos de
aflição, em que as soluções parecem
não existir, as pessoas tendem a ficar
desanimadas e tristes. 0 crente, por mais
fiel que seja, nem sempre sabe o que
lhe convém em determinada situação,
principalmente diante do sofrimento e
da angústia, mas ele tem a certeza de
que pode contar com a poderosa ajuda
do Espírito Santo. Nesses momentos,
o apóstolo afirma que 0 Espirito Santo
toma a nossa causa, coloca-se em nosso
lugar (empatia) para pedir por nós, sabendo o que realmente é conveniente.
Paulo afirma que o Espírito Santo geme
a nosso favor. Há momentos em que
não há o que falar ou fazer, a não ser,
render-se em adoração a Deus e esperar
pelo renovo e refrigério de nossa alma.
SUBSÍDIO 2
nós (vv. 26,27). Paulo afirmou que o
crente precisa ser paciente, pois há uma
redenção futura para ele. Aqueles que
permanecem fiéis ao Senhor, mesmo
enfrentando aflições e perseguições,
dão um testemunho vivo de sua fé
em Jesus Cristo. Nos momentos de
aflição, em que as soluções parecem
não existir, as pessoas tendem a ficar
desanimadas e tristes. 0 crente, por mais
fiel que seja, nem sempre sabe o que
lhe convém em determinada situação,
principalmente diante do sofrimento e
da angústia, mas ele tem a certeza de
que pode contar com a poderosa ajuda
do Espírito Santo. Nesses momentos,
o apóstolo afirma que 0 Espirito Santo
toma a nossa causa, coloca-se em nosso
lugar (empatia) para pedir por nós, sabendo o que realmente é conveniente.
Paulo afirma que o Espírito Santo geme
a nosso favor. Há momentos em que
não há o que falar ou fazer, a não ser,
render-se em adoração a Deus e esperar
pelo renovo e refrigério de nossa alma.
SUBSÍDIO 2
“Romanos 8.13,14 – O ‘viver segundo
a carne’ se revela através do corpo.
Portanto, devemos nos afastar da carne
(natureza pecaminosa) e das suas iníquas atitudes, das suas práticas e suas
habituais respostas. Esse é um ato que
deve ser realizado e uma atitude que
deve ser tomada; devemos todos os
dias nos afastar dos desejos que nos
levam para Longe de Deus. Os judeus
já se consideravam filhos de Deus
por causa da sua herança, mas Paulo
explica que agora esse termo tem
um novo significado. Os verdadeiros
filhos de Deus são aqueles que são
guiados pelo Espírito de Deus como
ficou provado no seu estilo de vida. Os
crentes não têm apenas 0 Espírito, eles
também são guiados por Ele.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD,
2010. p. 55.)
a carne’ se revela através do corpo.
Portanto, devemos nos afastar da carne
(natureza pecaminosa) e das suas iníquas atitudes, das suas práticas e suas
habituais respostas. Esse é um ato que
deve ser realizado e uma atitude que
deve ser tomada; devemos todos os
dias nos afastar dos desejos que nos
levam para Longe de Deus. Os judeus
já se consideravam filhos de Deus
por causa da sua herança, mas Paulo
explica que agora esse termo tem
um novo significado. Os verdadeiros
filhos de Deus são aqueles que são
guiados pelo Espírito de Deus como
ficou provado no seu estilo de vida. Os
crentes não têm apenas 0 Espírito, eles
também são guiados por Ele.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD,
2010. p. 55.)
III – A LEI DO ESPÍRITO É LIBERTADORA
1. Tudo contribui para o bem daqueles que estão sob a Lei do Espírito
(Rm 8.28-30). Os cristãos romanos
certamente questionavam o que estava
acontecendo com eles. Para muitos,
para não dizer todos, a conversão trouxe
mais problemas do que soluções. Não
bastasse as dificuldades com a sociedade, ainda restavam os problemas
internos da igreja. Como entender tal
realidade? Eles ouviram o Evangelho,
se entregam a Cristo, mas o sofrimento
e aflições não acabaram, ao contrário,
aumentaram.
(Rm 8.28-30). Os cristãos romanos
certamente questionavam o que estava
acontecendo com eles. Para muitos,
para não dizer todos, a conversão trouxe
mais problemas do que soluções. Não
bastasse as dificuldades com a sociedade, ainda restavam os problemas
internos da igreja. Como entender tal
realidade? Eles ouviram o Evangelho,
se entregam a Cristo, mas o sofrimento
e aflições não acabaram, ao contrário,
aumentaram.
A experiência de Paulo lhe credenciava para dar conselhos sábios. Ele foi um homem que passou pelas mais
diversas adversidades e sofrimentos,
mas sabia que estava no caminho certo,
dentro da vontade de Deus. Ele podia
dizer com firmeza que tudo contribui
para o bem daqueles que vivem sob
a Lei do Senhor.
diversas adversidades e sofrimentos,
mas sabia que estava no caminho certo,
dentro da vontade de Deus. Ele podia
dizer com firmeza que tudo contribui
para o bem daqueles que vivem sob
a Lei do Senhor.
2. Não há condenação contra os
eleitos de Deus (Rm 8.31-34). O texto
de Romanos 8.31-39 é um hino litúrgico
que exalta a vitória de Deus e o seu
amor por nós. Este texto era, e é, um
incentivo para os crentes perseguidos,
a fim de que permanecessem firmes
e seguros em Deus. Paulo afirma: “Se
Deus é por nós, quem será contra nós”
(v.31). Se Deus nos deu o seu próprio
Filho por amor para morrer em nosso
lugar, o que Ele nos negaria? Que
acusação esse Deus amoroso aceitaria
contra os que foram justificados pela fé
em Jesus Cristo? Paulo reforça que não
há condenação para os que estão em
Cristo Jesus, que não andam segundo
a carne (Rm 8.31).
eleitos de Deus (Rm 8.31-34). O texto
de Romanos 8.31-39 é um hino litúrgico
que exalta a vitória de Deus e o seu
amor por nós. Este texto era, e é, um
incentivo para os crentes perseguidos,
a fim de que permanecessem firmes
e seguros em Deus. Paulo afirma: “Se
Deus é por nós, quem será contra nós”
(v.31). Se Deus nos deu o seu próprio
Filho por amor para morrer em nosso
lugar, o que Ele nos negaria? Que
acusação esse Deus amoroso aceitaria
contra os que foram justificados pela fé
em Jesus Cristo? Paulo reforça que não
há condenação para os que estão em
Cristo Jesus, que não andam segundo
a carne (Rm 8.31).
SUBSÍDIO 3
“Romanos 8.29,30 – Os crentes são
aquelas pessoas a quem Deus conhecia previamente. Esse conhecimento prévio
se refere ao seu íntimo entendimento da
nossa pessoa e do nosso relacionamento
com Ele, baseado na escolha feita por Ele.
Deus escolheu os crentes para atingirem
um objetivo especifico: serem conformes
à imagem de seu Filho. Quando todos os
crentes se tornarem semelhantes ao seu
Filho, o Cristo ressuscitado se tornará o
primogênito de uma nova raça de seres
humanos purificados do pecado. Como
somos filhos de Deus, somos irmãos e
irmãs de Cristo.
Se cremos e confiarmos em Cristo
como Salvador, podemos nos alegrar
por saber que Deus nos conheceu, pois
seu amor é eterno. Sua sabedoria e
poder são supremos. Ele irá nos guiar
e proteger até o dia em que compareceremos à sua presença.
O plano de Deus para a salvação
daqueles que creem em Cristo tem
três fases: escolher, chamar e glorificar. Quando realmente nos tornamos
semelhantes a Cristo, participaremos
da sua glória.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD,
2010. p. 58.)
PROFESSOR(A), “não há um justo, nem um sequer (3.9-18). Paulo havia
argumentado que tanto os judeus quanto os gentios haviam pecado, e
não alcançaram a glória de Deus. Agora ele prova essa observação citando
vários Salmos. Seus leitores judeus poderíam rejeitar seu argumento, mas dificilmente rejeitariam o veredicto das palavras que eles sabem que são palavras
de Deus. ‘Tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda
boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus’ (3.19,20)”
(RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 292).
aquelas pessoas a quem Deus conhecia previamente. Esse conhecimento prévio
se refere ao seu íntimo entendimento da
nossa pessoa e do nosso relacionamento
com Ele, baseado na escolha feita por Ele.
Deus escolheu os crentes para atingirem
um objetivo especifico: serem conformes
à imagem de seu Filho. Quando todos os
crentes se tornarem semelhantes ao seu
Filho, o Cristo ressuscitado se tornará o
primogênito de uma nova raça de seres
humanos purificados do pecado. Como
somos filhos de Deus, somos irmãos e
irmãs de Cristo.
Se cremos e confiarmos em Cristo
como Salvador, podemos nos alegrar
por saber que Deus nos conheceu, pois
seu amor é eterno. Sua sabedoria e
poder são supremos. Ele irá nos guiar
e proteger até o dia em que compareceremos à sua presença.
O plano de Deus para a salvação
daqueles que creem em Cristo tem
três fases: escolher, chamar e glorificar. Quando realmente nos tornamos
semelhantes a Cristo, participaremos
da sua glória.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD,
2010. p. 58.)
PROFESSOR(A), “não há um justo, nem um sequer (3.9-18). Paulo havia
argumentado que tanto os judeus quanto os gentios haviam pecado, e
não alcançaram a glória de Deus. Agora ele prova essa observação citando
vários Salmos. Seus leitores judeus poderíam rejeitar seu argumento, mas dificilmente rejeitariam o veredicto das palavras que eles sabem que são palavras
de Deus. ‘Tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda
boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus’ (3.19,20)”
(RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 292).
CONCLUSÃO
Na lição deste domingo, com base no
texto de Romanos 8, o apóstolo Paulo
afirma que nada pode condenar ou
pôr em dúvidas quem já foi justificado
e santificado por Deus, em Cristo, e
mantém uma vida cheia do Espirito
Santo. Quem tem Jesus Cristo como
Senhor e Salvador não vive mais debaixo da lei do pecado.
HORA DA REVISÃO
texto de Romanos 8, o apóstolo Paulo
afirma que nada pode condenar ou
pôr em dúvidas quem já foi justificado
e santificado por Deus, em Cristo, e
mantém uma vida cheia do Espirito
Santo. Quem tem Jesus Cristo como
Senhor e Salvador não vive mais debaixo da lei do pecado.
HORA DA REVISÃO
1. Transcreva um texto das Escrituras Sagradas que destaca a
segurança do crente em Cristo.
segurança do crente em Cristo.
“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo
Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).
Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).
2. Como um crente avivado evidencia
sua comunhão com Cristo?
sua comunhão com Cristo?
Um crente avivado evidenciada sua
comunhão com Deus mediante o
fruto do Espírito (Gl 5. 22).
comunhão com Deus mediante o
fruto do Espírito (Gl 5. 22).
3. Segundo a lição, qual era a função
da Lei?
da Lei?
Lei tinha a função de apontar0 pecado
e era incapaz de impedir seu efeito.
e era incapaz de impedir seu efeito.
4. Quais são os dois grupos em que
Paulo divide as pessoas?
Paulo divide as pessoas?
Os que vivem segundo a carne e os
que se habituaram a viver segundo
o Espírito Santo.
que se habituaram a viver segundo
o Espírito Santo.
5. O que as pessoas, que vivem
segundo a carne, priorizam?
segundo a carne, priorizam?
As pessoas que vivem segundo a carne buscam atender os seus desejos e
instintos. Elas não têm o compromisso
com o Reino de Deus, pois prioriza
fazer tudo segundo o seu “eu”.
instintos. Elas não têm o compromisso
com o Reino de Deus, pois prioriza
fazer tudo segundo o seu “eu”.