jovens 4° trimestre 2023
LIÇAO 09 – FÉ PARA CRER NA SALVAÇÃO ETERNA
26 de novembro de 2023
TEXTO PRINCIPAL
“E, como aos homens está
ordenado morrerem uma vez,
vindo, depois disso, o juízo.”
(Hb 9.27)
ordenado morrerem uma vez,
vindo, depois disso, o juízo.”
(Hb 9.27)
RESUMO DA LIÇÃO
A Bíblia nos orienta a viver
o hoje com a expectativa
da salvação eterna.
o hoje com a expectativa
da salvação eterna.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Jo 10.9
Jesus, a única porta
Jesus, a única porta
TERÇA – At 4.12
Jesus, o único Salvador
Jesus, o único Salvador
QUARTA – At 15.11
Sua graça é suficiente
Sua graça é suficiente
QUINTA – Rm 5.9
Justificados pelo seu sangue
Justificados pelo seu sangue
SEXTA – Hb 5.9
Salvação para o obediente
Salvação para o obediente
SÁBADO – Hb 9.28
Ele se ofereceu por nós
Ele se ofereceu por nós
OBJETIVOS
MOSTRAR as teorias ateístas em relação a salvação;
DESTACAR a perspectiva cristã a respeito da morte e da ressurreição;
EXPLICAR a respeito da salvação e da vida eterna.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), enfatize, no decorrer da lição, que o arrependimento
e a fé operam conjuntamente para a salvação. Quando uma pessoa crê em Jesus
Cristo, ela é salva (At 16.31). A salvação é somente pela graça, entretanto a fé é
um elemento indispensável para que o ser humano venha alcançá-la. Ela é a
porta de entrada das bênçãos oriundas da salvação, tais como: a justificação, a
regeneração, a adoção, o perdão e a vida eterna.
e a fé operam conjuntamente para a salvação. Quando uma pessoa crê em Jesus
Cristo, ela é salva (At 16.31). A salvação é somente pela graça, entretanto a fé é
um elemento indispensável para que o ser humano venha alcançá-la. Ela é a
porta de entrada das bênçãos oriundas da salvação, tais como: a justificação, a
regeneração, a adoção, o perdão e a vida eterna.
Os salvos, que pela fé entregaram suas vidas a Cristo, não precisam temer o
que virá depois da morte, pois segundo as Escrituras Sagradas o seu destino, o
Céu, já foi preparado mediante o sacrifício de Jesus.
que virá depois da morte, pois segundo as Escrituras Sagradas o seu destino, o
Céu, já foi preparado mediante o sacrifício de Jesus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), inicie o primeiro tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que é
salvação?” Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção.
Em seguida, explique que a “salvação é uma milagrosa transformação espiritual,
operada na alma e na vida – no caráter – de toda a pessoa que, pela fé, recebe
Jesus Cristo como seu único Salvador. A salvação abarca todos os atos e processos redentores, bem como transformadores da parte de Deus para com o
ser humano e o mundo, através de Jesus Cristo nesta vida e na outra” (Teologia
Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 334).
TEXTO BÍBLICO
Romanos 10.6-13
salvação?” Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção.
Em seguida, explique que a “salvação é uma milagrosa transformação espiritual,
operada na alma e na vida – no caráter – de toda a pessoa que, pela fé, recebe
Jesus Cristo como seu único Salvador. A salvação abarca todos os atos e processos redentores, bem como transformadores da parte de Deus para com o
ser humano e o mundo, através de Jesus Cristo nesta vida e na outra” (Teologia
Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 334).
TEXTO BÍBLICO
Romanos 10.6-13
6 Mas a justiça que é pela fé diz assim:
Não digas em teu coração: Quem subirá
ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)?
Não digas em teu coração: Quem subirá
ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)?
7 Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, a
tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)?
tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)?
8 Mas que diz? A palavra está junto de
ti, na tua boca e no teu coração; esta
é a palavra da fé, que pregamos.
ti, na tua boca e no teu coração; esta
é a palavra da fé, que pregamos.
9 A saber: Se, com a tua boca, confessares
ao Senhor Jesus e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dos
mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a
justiça, e com a boca se faz confissão
para a salvação.
ao Senhor Jesus e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dos
mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a
justiça, e com a boca se faz confissão
para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele
que nele crer não será confundido.
que nele crer não será confundido.
12 Porquanto não há diferença entre judeu
e grego, porque um mesmo é o Senhor
de todos, rico para com todos os que
o invocam,
e grego, porque um mesmo é o Senhor
de todos, rico para com todos os que
o invocam,
13 Porque todo aquele que invocar 0 nome
do Senhor será salvo.
do Senhor será salvo.
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito
da salvação e da vida eterna no Céu
junto com todos os redimidos por Jesus
Cristo, Por que estudar esse tema? Porque a temática da “vida após a morte”
vem sendo discutida na atualidade por
diversos grupos religiosos e cada um
tem uma opinião diferente a respeito
do assunto. O que mais desperta a
curiosidade nessas discussões é o que
acontece ao homem depois da morte.
Veremos o que a Bíblia diz a respeito do
que acontece com uma pessoa após
a cessação de sua vida terrena, e que
destino está reservado a ela.
da salvação e da vida eterna no Céu
junto com todos os redimidos por Jesus
Cristo, Por que estudar esse tema? Porque a temática da “vida após a morte”
vem sendo discutida na atualidade por
diversos grupos religiosos e cada um
tem uma opinião diferente a respeito
do assunto. O que mais desperta a
curiosidade nessas discussões é o que
acontece ao homem depois da morte.
Veremos o que a Bíblia diz a respeito do
que acontece com uma pessoa após
a cessação de sua vida terrena, e que
destino está reservado a ela.
I- TEORIAS ATEÍSTAS EM RELAÇÃO À SALVAÇÃO
1. O comunismo. Teve seu início
aproximadamente um século depois do
existencialismo secular. O comunismo
marxista ainda atrai muitos adeptos que,
com variações posteriores ao pensamento inicial defendido por Karl Marx
e Friedrich Engels no livro Manifesto do Partido Comunista, propõem satisfazer
as necessidades da humanidade. Marx
estava convencido de que somente
quando a religião fosse abolida, a felicidade real poderia ser alcançada. Para
ele, a religião projeta um Céu ilusório e
imaginário a fim de amortecera situação
econômica e social do homem. Para
Karl Marx a vida eterna e a salvação
não existem, apenas cumprem um
papel de amortecer as consciências
para a vida real no aqui e agora,
aproximadamente um século depois do
existencialismo secular. O comunismo
marxista ainda atrai muitos adeptos que,
com variações posteriores ao pensamento inicial defendido por Karl Marx
e Friedrich Engels no livro Manifesto do Partido Comunista, propõem satisfazer
as necessidades da humanidade. Marx
estava convencido de que somente
quando a religião fosse abolida, a felicidade real poderia ser alcançada. Para
ele, a religião projeta um Céu ilusório e
imaginário a fim de amortecera situação
econômica e social do homem. Para
Karl Marx a vida eterna e a salvação
não existem, apenas cumprem um
papel de amortecer as consciências
para a vida real no aqui e agora,
2 .0 existencialismo.
O existencialismo teve início com as discussões do
filósofo alemão Martin Heidegger. Ele
procurava compreender o tempo como
algo necessário para que se tivesse uma
compreensão do fim na morte. Em seu
pensamento, a vida neste mundo está
cercada pela possibilidade da morte e
a humanidade é descrita como vivendo
em solidão, na iminência de sua própria
destruição.
filósofo alemão Martin Heidegger. Ele
procurava compreender o tempo como
algo necessário para que se tivesse uma
compreensão do fim na morte. Em seu
pensamento, a vida neste mundo está
cercada pela possibilidade da morte e
a humanidade é descrita como vivendo
em solidão, na iminência de sua própria
destruição.
3. Jean-PaulSartre. O existencialista
francês exclui qualquer possibilidade
de uma realidade espiritual última.
Sartre descreve a vida como uma situação de desesperança, da qual não
há escapatória. Uma situação que, se
não terminar em desespero, é absurda, Em sua filosofia existencialista, ele
não mostra uma saída ou dá qualquer
orientação para que se tenha uma vida
com sentido em face da crescente
incerteza a respeito do futuro.
francês exclui qualquer possibilidade
de uma realidade espiritual última.
Sartre descreve a vida como uma situação de desesperança, da qual não
há escapatória. Uma situação que, se
não terminar em desespero, é absurda, Em sua filosofia existencialista, ele
não mostra uma saída ou dá qualquer
orientação para que se tenha uma vida
com sentido em face da crescente
incerteza a respeito do futuro.
PENSE!
Você acredita que foi Deus que
implantou a eternidade no coração
do homem?
implantou a eternidade no coração
do homem?
PONTO IMPORTANTE!
Deus nos criou para vivermos eternamente.
SUBSÍDIO 1
Professor(a) faça a seguinte pergunta: “A salvação pode ser negligenciada?” Ouça os alunos com atenção
e diga que “como a salvação pode ser
negligenciada (Hb 2.3), devemos nos
esforçar para conhecer e se apropriar
de todos os seus benefícios, dentre
os quais destacamos: o livramento da
condenação do inferno, a libertação do
poder do pecado e do poder das trevas
(Cl 1,13), 0 experimentar da redenção
em Cristo (1 Pe 1,18,19), a vida segundo
o Espirito (Rm 8.1), o novo nascimento
(Jo 3.5) e a participação da manifestação
de Cristo em glória (Cl 3,4),”
(POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da
Salvação: Jesus Cristo é 0 Caminho, a Verdade e a Vida. Rio de Janeiro, CPAD, 2017.)
e diga que “como a salvação pode ser
negligenciada (Hb 2.3), devemos nos
esforçar para conhecer e se apropriar
de todos os seus benefícios, dentre
os quais destacamos: o livramento da
condenação do inferno, a libertação do
poder do pecado e do poder das trevas
(Cl 1,13), 0 experimentar da redenção
em Cristo (1 Pe 1,18,19), a vida segundo
o Espirito (Rm 8.1), o novo nascimento
(Jo 3.5) e a participação da manifestação
de Cristo em glória (Cl 3,4),”
(POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da
Salvação: Jesus Cristo é 0 Caminho, a Verdade e a Vida. Rio de Janeiro, CPAD, 2017.)
II- APERSPECTIVA CRISTÃ A
RESPEITO DA MORTE E DA RESSU RREIÇÃO
1. A fé. Como nos dizem as Escrituras, a fé é a certeza daquilo que ainda não se vê (Hb 11.1), Na Bíblia encontramos a esperança que os existencialistas e materialistas não conseguem
alcançar. O apóstolo Paulo mostrou de
forma vivida o contraste entre as duas
existências: natural e finita. Haverá em
nossas vidas, em algum momento,
uma ruptura entre o natural e o mortal.
Entretanto, pela fé cremos que aquilo
que é mortal será absorvido pela pela
vida (2 Co 5.4).
alcançar. O apóstolo Paulo mostrou de
forma vivida o contraste entre as duas
existências: natural e finita. Haverá em
nossas vidas, em algum momento,
uma ruptura entre o natural e o mortal.
Entretanto, pela fé cremos que aquilo
que é mortal será absorvido pela pela
vida (2 Co 5.4).
2. O que é a morte?
Este é um
tema que assusta algumas pessoas.
Mas todo 0 ser humano um dia terá de
enfrentá-la. A morte é a cessação da
vida terrena. Alguns morrem devido o
envelhecimento, outros por doenças,
guerras, violência etc. Com a morte,
vem a separação entre a parte material e imaterial do ser humano, Se por
meio do corpo o homem tem contato
com o mundo que o cerca, pela morte
esse contato é desfeito e os vínculos
com este mundo também: “Porque
nada trouxemos para este mundo
e manifesto é que nada podem os
levar dele” (1 Tm 6.7). Não levaremos
nada desta vida. Tudo o que você
conquistar e construir nesse mundo
ficará aqui. As Escrituras Sagradas nos
afirmam que o nosso último inimigo a
ser destruído é a morte: “Ora, o último
inimigo que há de ser aniquilado é a
morte” (1 Co 15.27).
Pode até parecer que a morte encerra a vida de uma pessoa, entretanto
sabemos que não, pois o espirito e a
alma são imortais. Cremos que depois
da morte haverá uma continuidade
daquela existência, ao lado de Deus ou
não. É importante ressaltar que a morte
é uma consequência da Queda (Rm6,23). Deus não nos criou para morrer,
mas a morte é o fruto da desobediência
do ser humano. Entretanto, para os
crentes, a morte, é o caminho para
uma nova vida, ao Lado do Pai.
tema que assusta algumas pessoas.
Mas todo 0 ser humano um dia terá de
enfrentá-la. A morte é a cessação da
vida terrena. Alguns morrem devido o
envelhecimento, outros por doenças,
guerras, violência etc. Com a morte,
vem a separação entre a parte material e imaterial do ser humano, Se por
meio do corpo o homem tem contato
com o mundo que o cerca, pela morte
esse contato é desfeito e os vínculos
com este mundo também: “Porque
nada trouxemos para este mundo
e manifesto é que nada podem os
levar dele” (1 Tm 6.7). Não levaremos
nada desta vida. Tudo o que você
conquistar e construir nesse mundo
ficará aqui. As Escrituras Sagradas nos
afirmam que o nosso último inimigo a
ser destruído é a morte: “Ora, o último
inimigo que há de ser aniquilado é a
morte” (1 Co 15.27).
Pode até parecer que a morte encerra a vida de uma pessoa, entretanto
sabemos que não, pois o espirito e a
alma são imortais. Cremos que depois
da morte haverá uma continuidade
daquela existência, ao lado de Deus ou
não. É importante ressaltar que a morte
é uma consequência da Queda (Rm6,23). Deus não nos criou para morrer,
mas a morte é o fruto da desobediência
do ser humano. Entretanto, para os
crentes, a morte, é o caminho para
uma nova vida, ao Lado do Pai.
3. A ressurreição.
É a mais notável
de todas as características da mensagem cristã. Os primeiros pregadores do
Cristianismo estavam convictos de que
Cristo havia ressuscitado e, com isso,
também estavam certos de que eles,
em seu tempo, haveriam de ressuscitar.
Essa compreensão os destacava de
todos os mestres do Mundo Antigo.
A ideia cristã de ressurreição é bem
diferente das ideias gregas e judaicas.
Os gregos reputavam o corpo como
um obstáculo para a verdadeira vida,
e ansiavam peto tempo em que a
alma se veria livre de suas “algemas”.
Rejeitavam firmemente a ideia da
ressurreição quando o apóstolo Paulo
pregava a este respeito em Atenas (At17.32). Por sua vez, os judeus defendiam que o corpo seria ressuscitado,
porém os valores do corpo seriam
mantidos após a ressurreição, ou
seja, não haveria alteração no corpo
ressurreto. Por sua vez, os cristãos
pensam no corpo como algo que será
ressuscitado, porém transformado,
em um corpo glorificado que terá
condições de receber e viver em um
mundo completamente diferente da
era atual (1 Co 15,42).
de todas as características da mensagem cristã. Os primeiros pregadores do
Cristianismo estavam convictos de que
Cristo havia ressuscitado e, com isso,
também estavam certos de que eles,
em seu tempo, haveriam de ressuscitar.
Essa compreensão os destacava de
todos os mestres do Mundo Antigo.
A ideia cristã de ressurreição é bem
diferente das ideias gregas e judaicas.
Os gregos reputavam o corpo como
um obstáculo para a verdadeira vida,
e ansiavam peto tempo em que a
alma se veria livre de suas “algemas”.
Rejeitavam firmemente a ideia da
ressurreição quando o apóstolo Paulo
pregava a este respeito em Atenas (At17.32). Por sua vez, os judeus defendiam que o corpo seria ressuscitado,
porém os valores do corpo seriam
mantidos após a ressurreição, ou
seja, não haveria alteração no corpo
ressurreto. Por sua vez, os cristãos
pensam no corpo como algo que será
ressuscitado, porém transformado,
em um corpo glorificado que terá
condições de receber e viver em um
mundo completamente diferente da
era atual (1 Co 15,42).
PENSE!
Você acredita na ressurreição dos
crentes?
crentes?
PONTO IMPORTANTE!
Assim como Cristo ressuscitou
dos mortos, nós também vamos
ressuscitar para uma vida eterna.
dos mortos, nós também vamos
ressuscitar para uma vida eterna.
SUBSÍDIO 2
“A graça opera mediante a fé no
sacrifício vicário de Cristo Jesus. Ambas, fé e graça, atuam juntamente na
obra de salvação: a graça, o presente
imerecido de Deus: a fé, a contrapartida
humana à obra de Cristo. Nesse sentido,
não é a fé que opera a salvação, mas
a graça de Deus que atua mediante a
fé do crente no Filho de Deus,
sacrifício vicário de Cristo Jesus. Ambas, fé e graça, atuam juntamente na
obra de salvação: a graça, o presente
imerecido de Deus: a fé, a contrapartida
humana à obra de Cristo. Nesse sentido,
não é a fé que opera a salvação, mas
a graça de Deus que atua mediante a
fé do crente no Filho de Deus,
Segundo o ensino das Sagradas
Escrituras, a graça jamais pode ser vista
como um salvo conduto para a prática
do pecado ou da libertinagem. Pelo
contrário, a graça de Deus nos convoca
à obediência ao doador da graça, pois
quando se ama fazemos de tudo para
agradar a pessoa amada. Por isso, o
amor de Cristo nos ‘constrange’ (2 Co
5.14) a fazer algo que agrada ao Pai.
Logo, quem é alcançado pela graça
compreende o quanto somos devedores a Deus e aos irmãos e, por isso,
desejamos amar o outro como Cristo
amou. O que estão sob a Liderança da
graça vivem a santidade que reflete a
beleza de Cristo no homem interior,
onde este se revela vivo para Deus,
mas morto para o pecado.”
(POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da
Salvação: Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Rio de Janeiro, CPAD. 2017)
Escrituras, a graça jamais pode ser vista
como um salvo conduto para a prática
do pecado ou da libertinagem. Pelo
contrário, a graça de Deus nos convoca
à obediência ao doador da graça, pois
quando se ama fazemos de tudo para
agradar a pessoa amada. Por isso, o
amor de Cristo nos ‘constrange’ (2 Co
5.14) a fazer algo que agrada ao Pai.
Logo, quem é alcançado pela graça
compreende o quanto somos devedores a Deus e aos irmãos e, por isso,
desejamos amar o outro como Cristo
amou. O que estão sob a Liderança da
graça vivem a santidade que reflete a
beleza de Cristo no homem interior,
onde este se revela vivo para Deus,
mas morto para o pecado.”
(POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da
Salvação: Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Rio de Janeiro, CPAD. 2017)
III- SALVAÇÃO E VIDA ETERNA
1. O que é a salvação? No grego
a palavra salvação é soteria. Significa
salvamento de um perigo iminente.
A salvação é uma dádiva divina que
nos livra da maldição do pecado. Ela é
somente obtida pela graça: é um dom
gratuito e imerecido que recebemos
mediante a fé em Jesus Cristo. Somente
o sacrifício vicário de Cristo poderia libertara humanidade depois da Queda
(Ef 2.8-11). É importante ressaltar que
a salvação é de graça para nós, mas
Jesus pagou um alto preço por nossa
salvação. Ele deu a sua vida por nós.
Deus nos ama e somos nós quem
decidimos se queremos a salvação
eterna ou a condeção que é o Inferno.
a palavra salvação é soteria. Significa
salvamento de um perigo iminente.
A salvação é uma dádiva divina que
nos livra da maldição do pecado. Ela é
somente obtida pela graça: é um dom
gratuito e imerecido que recebemos
mediante a fé em Jesus Cristo. Somente
o sacrifício vicário de Cristo poderia libertara humanidade depois da Queda
(Ef 2.8-11). É importante ressaltar que
a salvação é de graça para nós, mas
Jesus pagou um alto preço por nossa
salvação. Ele deu a sua vida por nós.
Deus nos ama e somos nós quem
decidimos se queremos a salvação
eterna ou a condeção que é o Inferno.
2. Os três tempos da salvação.
Podemos falar da salvação em três
tempos: passado, presente e futuro.
Ou seja, o ser humano está salvo, está
sendo salvo e será salvo (Ef 2.8: Rm5.9,10:1 Co 1.18). Estar salvo indica que
a pessoa, pela fé, recebeu uma nova
posição em Cristo, pois está justificado
e absolvido. Estar sendo salvo indica a
necessidade da operação santificadora
do Espírito Santo, a vida cristã que
identifica exteriormente a salvação
recebida em Cristo (Fp 2.12). Será salvo
indica a salvação em sua plenitude
que será realizada no futuro (1 Pe 1,5).
tempos: passado, presente e futuro.
Ou seja, o ser humano está salvo, está
sendo salvo e será salvo (Ef 2.8: Rm5.9,10:1 Co 1.18). Estar salvo indica que
a pessoa, pela fé, recebeu uma nova
posição em Cristo, pois está justificado
e absolvido. Estar sendo salvo indica a
necessidade da operação santificadora
do Espírito Santo, a vida cristã que
identifica exteriormente a salvação
recebida em Cristo (Fp 2.12). Será salvo
indica a salvação em sua plenitude
que será realizada no futuro (1 Pe 1,5).
3. Habitar com Deus.
O Cristianismo
é único ao apresentar a salvação como
o habitar com Deus, desfrutando de
sua presença, visto que no Cristianismo
Deus é pessoal. A vida nesse mundo é
permeada por lutas, batalhas e tristezas. Mas as promessas para os salvos
em Cristo são muitas na vida vindoura
(Ap 21.9-27).
é único ao apresentar a salvação como
o habitar com Deus, desfrutando de
sua presença, visto que no Cristianismo
Deus é pessoal. A vida nesse mundo é
permeada por lutas, batalhas e tristezas. Mas as promessas para os salvos
em Cristo são muitas na vida vindoura
(Ap 21.9-27).
A Bíblia descreve um lugar perfeito
para os salvos, que não serão mais
atribulados pela desgraça do mundo
atual, quando finalmente cada salvo
estará abrigado junto a Deus, pois ali
estará o trono de Deus e do Cordeiro
(Ap 22.3).
para os salvos, que não serão mais
atribulados pela desgraça do mundo
atual, quando finalmente cada salvo
estará abrigado junto a Deus, pois ali
estará o trono de Deus e do Cordeiro
(Ap 22.3).
Na eternidade, os salvos não vão
mais chorar, pois estarão livres de
todas as mazelas desta Terra. Se no
Éden a maldição do pecado atingiu a humanidade, na eternidade, com Cristo,
não mais haverá qualquer maldição: “E
ali nunca mais haverá maldição contra
alguém; e nela estará 0 trono de Deus
e do Cordeiro, e os servos o servirão”
(Ap 22,3). Deus não poderia morar em
um local onde ainda houvesse maldição. Cristo foi feito maldito em nosso
lugar, levando sobre si todo o peso do
pecado, para que pudéssemos habitar
com Deus, sem maldição.
mais chorar, pois estarão livres de
todas as mazelas desta Terra. Se no
Éden a maldição do pecado atingiu a humanidade, na eternidade, com Cristo,
não mais haverá qualquer maldição: “E
ali nunca mais haverá maldição contra
alguém; e nela estará 0 trono de Deus
e do Cordeiro, e os servos o servirão”
(Ap 22,3). Deus não poderia morar em
um local onde ainda houvesse maldição. Cristo foi feito maldito em nosso
lugar, levando sobre si todo o peso do
pecado, para que pudéssemos habitar
com Deus, sem maldição.
PENSE !
A eternidade ao Lado de Cristo ou
fora da presença dEle é real.
fora da presença dEle é real.
PONTO IMPORTANTE!
Cristo morreu e ressuscitou para
nos garantir a vida eterna no Céu..
nos garantir a vida eterna no Céu..
SUBSÍDIO 3
“O Processo da Salvação
A obra do Espírito Santo não cessa
quando a pessoa reconhece sua culpa
diante de Deus, mas vai crescendo a
cada etapa subsequente, No momento
da conversão, nascem os de novo,
desta vez 0 nascimento no Espírito, Ao
mesmo tempo, 0 Espírito nos batiza no
corpo de Jesus Cristo, que é a Igreja.
Instantaneamente, somos lavados,
santificados e justificados, e tudo isto
mediante 0 poder do Espírito Santo.”
(HORTON. Stanley. Teologia Sistemática:
Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, pp. 424, 425J
CONCLUSÃO
A obra do Espírito Santo não cessa
quando a pessoa reconhece sua culpa
diante de Deus, mas vai crescendo a
cada etapa subsequente, No momento
da conversão, nascem os de novo,
desta vez 0 nascimento no Espírito, Ao
mesmo tempo, 0 Espírito nos batiza no
corpo de Jesus Cristo, que é a Igreja.
Instantaneamente, somos lavados,
santificados e justificados, e tudo isto
mediante 0 poder do Espírito Santo.”
(HORTON. Stanley. Teologia Sistemática:
Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, pp. 424, 425J
CONCLUSÃO
A vida é um presente de Deus assim
como a salvação. Não podemos nos
esquecer de que a vida terrena é
limitada, todavia a eternidade não.
Mas é você quem decide onde quer
passar a eternidade: perto de Deus
ou longe dEle.
como a salvação. Não podemos nos
esquecer de que a vida terrena é
limitada, todavia a eternidade não.
Mas é você quem decide onde quer
passar a eternidade: perto de Deus
ou longe dEle.
A vida eterna é real; não é algo inventado pelos homens para amedrontaras
pessoas criando a ilusão de uma vida
melhor em outro mundo e não aqui.
pessoas criando a ilusão de uma vida
melhor em outro mundo e não aqui.
HORA DA REVISÃO
1. Para Karl Marx, a salvação existe?
Para Karl Max a vida eterna e a
salvação não existem, apenas cumprem um papel de amortecer as
consciências para a vida real no
aqui e agora.
salvação não existem, apenas cumprem um papel de amortecer as
consciências para a vida real no
aqui e agora.
2. Quem foi o precursor do existencialismo?
Martin Heidegger,
3. O que é fé?
Como nos diz as Escrituras, a fé é
a esperança naquilo que ainda não
se vê (Hb 11,1).
a esperança naquilo que ainda não
se vê (Hb 11,1).
4. O que é a morte?
A morte é a cessação da vida terrena.
5. De acordo com a lição, o que é a
salvação?
salvação?
A salvação é uma dádiva divina que
nos livra da maldição do pecado.
nos livra da maldição do pecado.