DISCIPULADO CICLO 2
MEDITAÇÃO
de um vento veemente e impetuoso, e encheu
toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como
que de fogo, as quais pousaram sobre cada um
deles” (At 2.2,3).
SÁBADO -1 Coríntios 14.1-5
TEXTO BÍBLICO BASE
todos reunidos no mesmo lugar;
um vento veemente e impetuoso, e encheu
toda a casa em que estavam assentados.
como que de fogo, as quais pousaram sobre
cada um deles.
o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
varões religiosos, de todas as nações que
estão debaixo do céu.
ouvia falar na sua própria língua.
todos esses homens que estão falando?
própria língua em que somos nascidos?
na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e
Ponto, e Ásia,
10 – e Frigia, e Panfília, Egito e partes da Líbia,
junto a Círene, e forasteiros
11 – e cretenses, e árabes, todos os temos
ouvido em nossas próprias línguas falar das
grandezas de Deus.
quer isto dizer?
13 – E outros, zombando, diziam: Estão cheios
de mosto.
INTERAGINDO COM O ALUNO
buscar o batismo com o Espírito Santo. Uma
experiência bíblica, atual e real, que embora não
pode ser forçada pela agenda humana, o novo
convertido é encorajado pelas Escrituras a buscar
0 batismo com o Espírito através de reuniões de
oração; e de pessoas que orem por ele. Em Atos
1 lemos que os discípulos aguardaram em oração
até o Espírito ser derramado sobre eles. Em outra
ocasião os apóstolos Pedro e João oraram pelos
convertidos samaritanos e, logo, eles receberam
o Espírito Santo (At 8.15,17). Estimular os novos
convertidos a buscarem o batismo com o Espírito
Santo é o propósito maior da presente lição. Não
podemos ignorar a grandeza e a urgência dessa
bênção que o Senhor nosso Deus disponibilizou
para a sua Igreja.
crente pronto para evangelizar e ganhar pessoas para o Reino de Deus. É um crente apto a
desenvolver com a graça de Deus ministérios
concedidos para edificação do Corpo de Cristo.
O batismo com o Espírito Santo é atual, verdadeiro e real.
uma bênção disponível hoje.
atualidade.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Para concluir o subtópico 3, do tópico 1,
que refere-se a evidência inicial da experiência
do batismo no Espírito Santo, reproduza o
seguinte esquema abaixo:
Explicação de conceituados teólogos
sobre a evidência inicial da experiência do
Batismo com o Espírito Santo:
INTRODUÇÃO
como uma segunda bênção espiritual tendo
como evidência inicial, segundo a Bíblia, as
línguas estranhas — a primeira trata-se da
nossa salvação. São muitas as experiências
vividas pelos crentes com o Espírito Santo
ao longo da história da Igreja Cristã. Não são
um, dois, vinte ou centenas de casos, mas
milhões de acontecimentos no mundo inteiro
que corroboram a narrativa bíblica dos Atos
dos Apóstolos, onde o Espírito Santo agiu de
modo especial na vida de pessoas, enchendo
a Igreja, dando-lhe poder do alto. Eis o assunto
que vamos estudar!
SANTO É BÍBLICO
grego baptizo, significa “mergulhar”, “imergir”,
“ inundar”. Com a expressão “batismo com
o Espírito Santo”, referimo-nos à segunda
bênção espiritual de Deus para a Igreja, onde
pessoas são imersas no Espírito Santo e recebem poder por intermédio desse mesmo
Espírito. Tais pessoas vivem uma experiência
espiritual extraordinária como nunca antes
vivenciaram. Referimo-nos a acontecimentos
de ordem sobrenatural como consequência
da vontade graciosa de Deus e a sua soberania em nossa vida. Geralmente, o Batismo
com o Espírito Santo vem acompanhado de línguas não aprendidas, como evidência inicial
dessa experiência, onde a pessoa pronuncia
palavras que não entende. Ou seja, palavras
ininteligíveis ao intelecto, mas maravilhosamente edificantes ao espírito (1 Co 14.14). Tal
fenômeno é popularmente conhecido como
“falar em línguas estranhas”.
prometeu aos discípulos o Espírito Santo:
“ Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas
dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o
Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho
pedirem?” (11.13). Ainda lemos em Lucas: “ E
eis que sobre vós envio a promessa de meu
Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até
que do alto sejais revestidos de poder” (24.49).
É importante ressaltar que no texto de Lucas11o nosso Senhor exercia o seu ministério
terreno normal, porém, em Lucas 24, Jesus
havia ressuscitado e estava prestes a ascender
aos céus. É salutar que o evangelista Lucas
ressalte esses dois momentos e encerre o
seu evangelho com a promessa de enviar o
Consolador. Jesus Cristo é quem nos batiza
com o Espírito Santo.
a promessa do Espírito Santo, em Atos dos
Apóstolos, o evangelista abre o livro reafirmando a promessa literal de Jesus, narrando o acontecimento extraordinário do derramamento
do Espírito Santo sobre a igreja de Jerusalém
(At 1.5; cf. 2.1-4). Após o acontecimento em
Jerusalém, o livro dos Atos registra outros
acontecimentos semelhantes, de menor intensidade, por exemplo, com os discípulos
de João Batista em Samaria (8.14-17), com o
apóstolo Paulo (9.17) e na casa de Cornélio
(10.44-48). Esses registros demonstram que,
após orarem e ouvirem a Palavra, os discípulos
de Jesus foram cheios do Espírito Santo e,
imediatamente depois, começaram a falar em
outras línguas. Jesus Cristo prometeu essa
segunda bênção em seu ministério terreno e
ela cumpriu-se na vida da Igreja.
conhecido por outros termos. Devemos nos
lembrar que o Espírito Santo é uma pessoa.
O batismo descreve apenas um aspecto da
experiência com essa Pessoa da deidade. É
também chamado de ‘enchimento’: ‘E todos
foram cheios do Espírito Santo’ (At 2.4). Conforme Joel profetizara (Jl 2.28-29), o Espírito
foi ‘derramado’ sobre eles (At 2.33; 10.45).
Eles ‘receberam’ (tomaram ativamente) o dom
(At 2.38; 8.17). O Espírito ‘desceu sobre’ eles (At 10.44; 11.15; 19.16). Alguns escritores
modernos supõem que o batismo no Espírito
refere-se a algo diferente do enchimento, ou
que a experiência pentecostal limitou-se ao dia
de Pentecoste. Mas, com o uso de todos esses
termos na Bíblia, é claro que o acontecimento
do Pentecostes teve repetições” (MENZIES,
William M.; HORTON, Stanley M. Doutrinas
Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio
de Janeiro: CPAD, 2005, pp.104-05).
nós. O Batismo com o Espírito Santo está
disponível hoje? Alguns estudiosos afirmam
que tal acontecimento não está disponível
para os crentes de hoje. Dizem que só ocorreu
naquele tempo quando a Igreja estava nascendo. Entretanto, milhares de experiências
ao longo da história da Igreja desmentem tal
posição. Na Bíblia, não há nenhum versículo
que embase a ideia de que o Batismo com
o Espírito Santo cessou, pois as Escrituras
afirmam o alcance passado, presente e futuro
dessa maravilhosa promessa do Pai: “Porque
a promessa vos diz respeito a vós, a vossos
filhos e a todos os que estão longe: a tantos
quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At2.39). Sim, o Batismo no Espírito Santo está
disponível para você e a qualquer pessoa que
o Senhor nosso Deus chamar.
Deus. O batismo com o Espírito Santo é uma
bênção de Deus e fruto da sua graça, isto é,
um favor imerecido. Não é por mérito, mas por
graça e soberania de Deus que somos batizados com o Espírito Santo! Isto quer dizer que
não depende de nós, mas de Deus somente.
Além disso, essa bênção não quer dizer que
um crente seja mais espiritual que o outro.
O que mede o nosso caráter como cristãos
e pessoas verdadeiras é o fruto do Espírito
(Gl 5.22-26; cf. Mt 7.15-23).
as Escrituras nos mostram como os crentes
da Igreja de Jerusalém receberam a segunda
bênção em suas vidas. Estudando sobre os
nossos irmãos do passado, aprendemos com
eles que, em primeiro lugar, devemos crer na
promessa. Isto é, aguardar e confiar em Deus
que Ele poderá fazer isso em nossa vida (At 1.4).
Em segundo, perseverar em oração e súplicas
a Deus. Os nossos irmãos do passado oraram
ao Senhor com todo fervor (At 1.14). Depois,
amar a exposição da Palavra de Deus. No livro
de Atos, após as pessoas ouvirem a exposição
da Palavra, o Espírito Santo foi derramado
(At 10.44). A exposição do Evangelho gera
fé em nosso coração, confiança em Deus de
nos aproximarmos mais dos seus desígnios.
Portanto a fé, a oração e a exposição da Palavra são elementos importantes na busca do
batismo com o Espírito Santo.
Em adição ao poder para servir, através
do qual o indivíduo se torna um canal de testemunho para o mundo, o batismo no Espírito
transforma-se na entrada para um tipo de
adoração que abençoa os santos reunidos
de Deus. O batismo é a porta de entrada de
vários ministérios espirituais, chamados dons
do Espírito.
Pentecoste. Mostraram novas evidências da
obra do Espírito em suas vidas, conforme
Atos 2.42,46,47: ‘E perseveravam na doutrina
dos apóstolos, e na comunhão, e no partir
do pão, e nas orações. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o
pão em casa, comiam juntos com alegria e
singeleza de coração, louvando a Deus e
caindo na graça de todo o povo. E todos os
dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar’. Temos aqui a
descrição de uma obra contínua do Espírito, que aprofundou a experiência dos crentes e
seu amor a Deus e à sua Palavra, uns pelos
outros e pelos perdidos” (MENZIES, William
M.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas:
Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro:
CPAD, 2005, pp.105-06).
ESPIRITUAIS
bíblica do batismo com o Espírito Santo, Deus
distribui para a Igreja dons espirituais e de
serviço para que a comunidade de Cristo se
desenvolva em maturidade (Ef 4.11-14; 1 Co12.1-11). A palavra “dom” significa “presente”,
“dádiva” ou “oferta”. Dom espiritual, ou de serviço, é a capacitação do Espírito Santo para a
Igreja de Deus. Uma capacidade sobrenatural e carismática para o crente desempenhar
uma função no Corpo de Cristo. Na Igreja de
Deus, diversos dons são manifestados para
o crescimento, edificação e consolação dos
santos que estão labutando pelo reino divino
nesse mundo.
a diversidade da operação do Espírito Santo
em favor do seu povo, tanto para edificar o
Corpo de Cristo quanto para nos auxiliar em
nossa vida de devoção a Deus, isto é, na
oração, na leitura da Palavra e em muitas
outras disciplinas espirituais. 0 apóstolo Paulo
mencionou alguns dons que são descritos
para a vida da Igreja (1 Co 12.8-10): dons de
caráter de conhecimento das coisas (dom de
sabedoria, dom da palavra da ciência e de
discernimento de espíritos); dons de caráter
de fé (dom da fé, dons de curar e dom de
operação de maravilhas); dons de caráter
verbal (dom de profecia, dom de variedade das
línguas e dom de interpretação das línguas).
Esses dons não podem ser manipulados
pela vontade humana, nem serem usados
ao bel prazer. Quem nos dá é Deus, sendo
Ele, portanto, quem nos orienta e determina
quando, como e por que devemos usá-los.
é um organismo vivo nesse mundo. Uma
instituição formada por seres humanos e,
por isso, precisa de pessoas capacitadas
pelo Espírito para exercer determinadas
funções. Aqui se estabelece funções de
liderança na igreja local: ensinadores; exortadores — aqueles que animam o crente ou
os estimula a caminhar mais uma milha —;
os que repartem com o outro o que têm; os
que presidem na comunidade local; os que
exercem serviços de misericórdia e muitos
mais (Rm 12.6-8). Por isso, na Igreja de
Cristo todas as funções de liderança estão
calcadas na perspectiva do serviço. Jesus
nos ensinou que os príncipes dos gentios
dominam e exercem autoridade sobre o povo. Mas entre os discípulos de Jesus não
poderia ser assim, pois no Reino de Deus o
grande tem de ser o serviçal e quem quiser
ser o primeiro que seja servo, como foi o Filho
do homem, que não veio ao mundo para ser
servido, mas para servir e dar a sua vida em
resgate de muitos (Mt 20.25-28).
Os pensamentos mais profundos de Paulo
estão registrados nas suas epístolas às igrejas
em Roma, Corinto e Éfeso. Estas igrejas eram
instrumentos da estratégia missionária de
Paulo. Romanos 12,1 Coríntios 12 e 13 e Efésios 4 foram escritos a partir do mesmo esboço
básico. Embora fossem igrejas diferentes, são
enfatizados os mesmos princípios. Cada texto
serve para lançar luz sobre os demais. Paulo
fala do nosso papel no exercício dos dons,
do exemplo da unidade e diversidade que a
Trindade oferece, da unidade e diversidade no
corpo de Cristo, do relacionamento ético — tudo
à luz do último juízo de Cristo.
O contexto dessas passagens paralelasé a adoração. Depois de uma exposição das
doutrinas da fé (Rm 1 — 11), Paulo ensina que
o modo apropriado de corresponder a elas é
mediante uma vida de adoração (Rm 12 — 16).
Os capítulos 11 a 14 de 1 Coríntios também
se referem à adoração” (HORTON, Stanley M.
Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.467).
Na presente lição, estudamos o batismo com
o Espírito Santo. Vimos que ele é uma segunda
bênção que o Senhor nosso Deus preparou-nos,
que está disponível a tantos quantos o nosso
Deus chamar. É atual, é verdadeiro e traz-nos
a certeza de que realmente não estamos sozinhos nesse mundo. Ainda estudamos sobre os
dons de Deus. Numa perspectiva panorâmica,
vimos o que é “dom”, “dons espirituais” e “dons de serviço”. Aprendemos que toda e qualquer função para ser exercida na Igreja de Cristo
deve ser centrada na perspectiva do serviço,
nada mais que isso.
VERIFIQUE O SEU
APRENDIZADO
Santo?
para a Igreja.
promessa do batismo com o Espírito Santo,
feita por Jesus Cristo e cumprida nos dias dos
apóstolos.
chamar.
liderança na igreja local
Rm 12.6-8)