DISCIPULADO CICLO 2
MEDITAÇÃO
e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e
as portas do inferno não prevalecerão contra
ela” (Mt 16.18).
SABADO – Hebreus 10.24,25
TEXTO BÍBLICO BASE
muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Espírito, formando um corpo, quer judeus,
quer gregos, quer servos, quer livres, e todos
temes bebido de um Espírito.
estaria o corpo?
corpo.
sobre todas as cosas, o constituiu como
cabeça da igreja.
cumpre tudo em todos.
forasteiros, mas concidadãos dos Santos e
da família de Deus
20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a
principal pedra da esquina:
para templo santo no Senhor.
22 – no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
INTERAGINDO COM O ALUNO
ao novo convertido uma informação necessária para compreender o seu lugar no corpo
de Cristo. Vamos estudar o conceito de Igreja, a sua natureza e missão. A partir desta
aula, o novo convertido saberá a importância
de ser um membro da igreja visível. Por isso,
as expressões tratadas ao longo do estudo
devem ser explicadas com a maior clareza
possível. Não pode haver dúvidas quanto ao
conceito de Igreja, sua natureza e missão.
Portanto, prepare-se bem para ministrar a
lição dessa semana. Boa aula!
com a liderança cristã.
missão no corpo de Cristo e no mundo.
lição citando três ilustrações que o Novo
Testamento caracteriza a Igreja: O corpo de
Cristo; O templo de Deus; Â noiva de Cristo. Informe ao aluno que essas expressões
aparecem ao longo do Novo Testamento
quando um escritor de um respectivo livro
neotestamentário refere-se à Igreja.
refere-se ao fato de que se Cristo é o cabeça da Igreja, nós, seus servos, somos o
corpo que obedece solenemente a cabeça;
“ Regozijo-me, agora, no que padeço por
vós e na minha carne cumpro o resto das
aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a
igreja” (Cl 1.24}.
sabe-se que um templo, m i santuário, é o
lugar em que Deus é cultuado e habita em
toda a parte. Assim coroo o Senhor morou
no tabernáculo no deserto, Deus agora vive,
por seu Espírito, na Igreja i(Ef 2.21,22; 1 Co
3.16,17).
uma ilustração para contar a união e a comunhão de Deus com o seu povo (Ef 5.25-27;
Ap 22.17).
novo convertido que tais expressões se
tratam apenas de figuras de linguagem, mão
se pode, portanto, forçar uma interpretação
equivocada.
INTRODUÇÃO
local em que você congrega é uma parte visível da Igreja de Cristo espalhada pela face da
terra. O nosso objetivo nesta lição é entender
essa grande comunidade de fé. Com Igreja
não estamos falando da denominação da qual
você faz parte, mas da reunião das pessoas
que reconheceram em Jesus o Salvador da
humanidade. Aquele que nos traz o sentido
último da vida.
A Igreja de Cristo é uma comunidade de
comunhão, harmonia e paz. E como parte
visível da Igreja de Cristo, a igreja local em
que você tem comunhão deve buscar viver
essa harmonia e paz, embora saibamos que
ela seja constituída por pessoas imperfeitas.
vem do grego ekklesia cujo significado é “assembleia pública”. A expressão ekklesia tinha a
ver com a reunião pública dos cidadãos gregos
para decidirem questões da sociedade local.
Os escritores do Novo Testamento viram
nessa expressão uma maneira viável dê se
referir ao grupo de pessoas que se decidiram
por Jesus e sua Palavra, de modo que a palavra
ekklesia, aportuguesada para “ Igreja”, passou
a designar todas as pessoas, de várias partes
do mundo, que depositaram a sua confiança
em Jesus. Esse é o entendimento quando lemos os textos bíblicos que se referem a Igreja
como Corpo de Cristo manifestado no mundo
(Mt 16.18; At 20.28; Ef 5.32).
Jesus Cristo, o verdadeiro Deus, a instituiu
(Mt 16.18). Pensada e projetada por Deus, a
Igreja é um organismo místico para cumprir
a missão que Cristo iniciou em seu ministério
terreno: pregar o Reino de Deus a toda a criatura (Mt 28.19,20; Mc 16.15). Deste modo, ela é
a agência da manifestação do Reino de Deus
no mundo. De forma que onde houver trevas,
a Igreja levará luz; onde houver sofrimento, a
Igreja levará alívio; onde houver mentira, a Igreja
levará verdade; onde houver maldade, a Igreja
levará bondade; onde houver condenação, a
Igreja levará salvação. O Corpo de Cristo é o
sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13,14).
também é humana, porque Jesus Cristo, o
Verdadeiro Homem, a instituiu (Mt 16.18). Como
humana, a Igreja é constituída de pessoas
comuns e imperfeitas. Pessoas que buscam
aperfeiçoarem-se até atingir a medida perfeita
da estatura completa de Jesus (Ef 4.12,13).
Constituída por diferentes pessoas, a Igreja tem
uma diversidade maravilhosa. Por isso, o grupo
de pessoas no prédio em que você congrega é
uma parte mínima da Igreja de Cristo no mundo.
Por exemplo, a igreja brasileira é diferente da
igreja argentina, como é diferente da igreja da
Europa, como é diferente da igreja na África.
Com uma alegria contagiante, a igreja africana
cai na simpatia do povo; com o teor mais sério,
a igreja europeia fala a língua da sua gente; a
brasileira busca falar a linguagem diversa no
país continental. Imagine a riqueza cultural da Igreja brasileira: do Norte, do Nordeste, do Sul,
do Sudeste e do Centro-Oeste. Por isso, como
o Deus que se encarnou na humanidade, a
Igreja de Cristo deve “encarnar-se” na cultura
moderna a fim de levar o Pão da Vida que é
descido do céu a toda a criatura: Cristo Jesus,
o nosso Senhor (Jo 6.32,33).
Instituição de pessoas que foi chamada a
Deus através do Evangelho de Jesus Cristo,
conduzida a uma amizade eterna com Jesus
Cristo pela fé, e foi batizada no corpo de Jesus Cristo pelo Espírito Santo. Ela é o templo de
Deus habitado pelo Espírito Santo, constituindo uma irmandade na casa de Deus, um povo
peculiar para servir a um propósito único de
Deus nesta era, com uma esperança bendita
de ocupar uma posição única ao lado do Senhor nos tempos que virão.
pode ser definida como aquela instituição organizada de crentes batizados confessos que,
com base nas experiências em comum e convicções da Palavra, unidas pelo amor mútuo e
compreensão, no interesse das preocupações
e causas comuns, conduzem os cultos de uma
maneira organizada e ordenada, obedecem
aos decretos do Senhor, realizam tais funções
à medida que eles as julgam vantajosas para
si mesmos e para a comunidade de acordo
com a Palavra de Deus, e cumprem outras
responsabilidades às quais consideram sua
tarefa diante de Deus e do homem” (PETERS,
George. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.247).
Como uma instituição orgânica, a igreja local
tem necessidade de ter uma liderança que
ajude os irmãos e irmãs a aperfeiçoarem-se
na fé. O perfil bíblico para a liderança cristã
encontra-se no Evangelho. Jesus disse que a
liderança na Igreja instituída por Ele se daria
nas bases do serviço, da espontaneidade e da
simplicidade (Lc 22.24-30). Por isso a liderança
auxiliadora. Sua relação com os membros deve
ser com respeito mútuo, amor, carinho e ternura.
Assim, o apóstolo Pedro escreveu sobre as características de uma liderança verdadeiramente
cristã: pastores que cuidam do rebanho de Deus,
de maneira voluntária sem interesse material,
dedicam-se com o espírito altruísta, servindo
de exemplo à Igreja do Senhor, a herança de
Deus(1 Pe 5.2-5).
de igreja deve ser vocacionado por Deus e
reconhecido pela comunidade para pregar o
Evangelho, lidar com as pessoas e apascentá-las
amorosamente. Para isso, o apóstolo Paulo nos
deu algumas diretrizes para reconhecer um pastor
vocacionado: uma pessoa fiel ao Evangelho,
que aconselhe com sabedoria, não cobiçosa,
moderada, simples, que tenha um lar sadio,
madura na fé, hospitaleira, atenciosa, etc., (1 Tm 3.1-7; Tt 1.6-9). Para o pastor vocacionado por
Deus, a Bíblia nos recomenda honrá-lo como
honraríamos o nosso pai, o nosso avô (1 Tm 5.17;
Hb 13.7), pois tal pessoa zela por nossa vida,
orando por nós, expondo a Palavra de Deus, e
aconselhando-nos a vivermos melhor.
com o pastor titular da igreja local, há ministros
auxiliares, pessoas que ajudam o pastor da
igreja a apascentar o rebanho. Nenhum pastor
apascenta sozinho um grupo de pessoas. Por
isso, Deus levantou pessoas para essa tarefa e a igreja também deve reconhecê-las (At 6.1-7;
1 Tm 3.8-12; Tt 1.5,6). Dependendo da denominação a que você pertença, os auxiliares do
pastor são os evangelistas, os presbíteros, os
diáconos e demais auxiliares. Essas funções
são para servir melhor à Igreja de Deus. Nesses
primeiros passos da fé, é muito importante que
você tenha contato com pessoas experientes no
relacionamento com Deus e como ser humano.
pastor local e o membro deve ser o mais transparente e sincero, pois “um pastor ou igreja nunca
deve buscar a boa vontade da comunidade pelo
mero prazer de ser bem lembrado. O servo do
Senhor nunca deve ser alguém que simplesmente faz de tudo para agradar as pessoas. Nossa
meta exclusiva deve ser agradar nosso Mestre
em tudo o que fazemos. Algumas pessoas interpretam mal as palavras de Jesus quando disse:
‘Aí de vós quando todos os homens falarem bem
de vós’ (Lc 6.26). Tentar fazer com que todos
falem bem de nós é tremenda tarefa. Obter tal
favor humano significa necessariamente perder
o favor de Deus. Mas é má exegese fazer com
que a declaração de Jesus tenha o sentido: ’Ai
de vós quando vós não fizerdes com que todos
faiem mal de vós’. Nunca é ordenado que o povo
de Deus estimule a perseguição e a má vontade.
Isso certamente vem, se seguimos as Jesus de
todo o coração, mas não devemos procurar tal
situação” (CARSON, Raymond; TRASK, Thomas
E.; TRIPLETT, Loren et al. O Pastor Pentecostal: Um mandato para o sécub XXI. Rio de
Janeiro: CPAD, 1999, pp.547-48).
Jesus (Hb 1.1). As Escrituras revelam que Deus
sempre buscou, por iniciativa própria, dar-se a
conhecer aos seres humanos. Ele fez isso por
meio dos profetas, mas a plenitude dessa revelação veio a nós por intermédio de Jesus Cristo.
0 nosso Senhor veio como uma criança, desenvolveu-se, foi crucificado, morreu, ressuscitou e ascendeu ao céu. Para o seu ministério continuar
nesse mundo, Ele constituiu a igreja. Por isso,
lemos o mesmo compromisso que Cristo tinha
com a humanidade, o de proclamar o Reino de
Deus. Esse Reino deve ser proclamado por nós
na vida profissional, escolar, nas amizades, ou
seja, por onde peregrinarmos, a mensagem do
Reino de Deus estará em nossos lábios como
resultado do nosso sentimento por Jesus (1 Co 9.15-18).
também se refere aos nossos irmãos em Cristo
Jesus, aos “domésticos da fé” (Gl 6.10). O livro
dos Atos dos Apóstolos nos mostra que os
apóstolos e a igreja cuidavam dos irmãos necessitados (At 2.42-47). Além de a igreja do Novo
Testamento pregar o Evangelho, testemunhando
que Jesus morreu e ressuscitou, ela tinha um
firme compromisso de suprir a necessidade de
quem precisava (2 Co 8). A missão do Corpo
de Cristo também é para com os seus membros.
A igreja local tem a razão de ser quando promove
um ambiente de comunhão, de relacionamento
verdadeiro e de serviço uns para com os outros.
Ali, passaremos grande parte de nossas vidas,
os nossos filhos nascerão e serão formados
nesse ambiente. Por isso, precisamos ter o
compromisso de servir os nossos irmãos.
A Igreja do Senhor nunca fez nada sozinha e nem
pode fazer. Para cumprir a sua missão para com
a humanidade e para com os irmãos, a Igreja
precisa do Espírito Santo trabalhando por ela
e através dela. O Espírito estimulará pessoas,
também capacitará irmãos e distribuirá dons
espirituais e de serviços para que o Reino de
Deus se faça conhecido no mundo (At 13.2). Ele
confirmará a mensagem do Evangelho com o
poder do alto (Mc 16.20).
Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há
liberdade” (2 Co 3.17). Historicamente, a Igreja de Cristo nasceu com o Espirito Santo. Este habita em nós e, portanto, temos a liberdade para
proclamar o Reino de Deus, liberdade para amar
as pessoas, liberdade para cumprir a missão da
igreja. O Espírito Santo é o nosso orientador para
realizarmos a obra de Deus no mundo.
que ele realmente é, faz-se indispensável a
afirmação de que a missão da reconciliação,
revestida pelo poder do Espírito Santo, fornece a essência de nossa identidade: Somos
um povo vocacionado e revestido pelo poder
do alto (At 1.8) para sermos cooperadores de
Cristo na sua missão redentora. A partir daí,
o que significa ser um pentecostal está pelo
menos parcialmente incorporado à avaliação
da natureza e do resultado do batismo no
Espírito Santo conforme registrado em Atos 2.
Os pentecostais têm afirmado historicamente
que esse dom, prometido a todos os crentes,
é o poder para a missão. Os pentecostais
recebem esse nome, disse o missiólogo pentecostal Melvin Hodges, porque acreditam que
o Espirito Santo virá aos crentes nos tempos
atuais assim como veio aos discípulos no Dia
de Pentecostes. Um encontro desse tipo resulta na presença poderosa do Espírito que passa
a assumir a liderança. O resultado também
inclui manifestações evidentes do seu poder
para redimir e para levar a efeito a missão de
Deus” (HORTON, Stanley M. (Ed.) Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal.
1,ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.586-87).
“Creio na santa Igreja cristã, a comunhão
dos santos.” A Igreja de Cristo é santa, isto é,
“separada” e chamada por Ele para cumprir a
sua missão. A Igreja de Cristo é a comunhão dos
santos, pois ela integra centenas de milhares
de pessoas de todos os cantos do mundo. Nós
fomos integrados a essa Igreja desde o momento que nos decidimos por Jesus. Agora, somos
chamados por Ele a fazer sua obra no mundo.
Temos o privilégio de exercer a missão de Deus, a
missão de Cristo que, hoje, é a missão da Igreja.
VERIFIQUE O SEU
APRENDIZADO
divino da Igreja.
igreja como tal.
humano da Igreja.
pessoas comuns e impefeitas.
Jesus, é uma liderança fincada nas bases
do serviço, da espontaneidade e da simplicidade.