QUATRO OCASIÕES EM QUE A TRINDADE É APRESENTADA NA BIBLIA

A doutrina da Trindade é uma crença cristã que afirma a natureza triúna de Deus, ou seja, a crença de que Deus existe como uma única essência em três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo. A palavra “Trindade” não é encontrada na Bíblia, mas a ideia de Deus revelando-se em três pessoas pode ser inferida através de vários versículos e passagens bíblicas. Abaixo estão quatro ocasiões em que a Trindade é apresentada ou sugerida na Bíblia:
 

1 .Batismo de Jesus (Mateus 3:16-17):

 “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. E uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’.”
Nesta passagem, vemos Jesus (Deus Filho) sendo batizado, o Espírito Santo descendo sobre Ele em forma de pomba e Deus Pai falando do céu, apresentando as três pessoas da Trindade em ação.
 

2. Grande Comissão (Mateus 28:19-20):

 “Portanto, vão e permitem discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei . E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
Neste versículo, Jesus comissiona seus discípulos a fazer discípulos de todas as nações e os instrui a batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, reconhecendo assim a Trindade divina.
 

3. Relato do nascimento de Jesus (Lucas 1:35):

 “O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus ‘.”
Aqui, no relato do anúncio do nascimento de Jesus, a presença do Espírito Santo é mencionada como a força por trás da concepção milagrosa de Jesus, o Filho de Deus.
 

4. Bênção apostólica (2 Coríntios 13:14): 

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.”
Nesta bênção apostólica, são mencionadas as três pessoas da Trindade: Jesus Cristo, Deus Pai e o Espírito Santo, destacando sua importância na vida dos crentes.
 
Essas são apenas algumas passagens na Bíblia que sugerem ou apresentam a Trindade. A doutrina da Trindade é complexa e profundamente enraizada na teologia cristã, e é uma crença central para muitas denominações cristãs.
 

conclusão

A doutrina da Trindade é uma das crenças centrais do Cristianismo, fundamentada em diversas passagens bíblicas que sugerem ou apresentam Deus como uma essência única em três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo. Embora a palavra “Trindade” não seja encontrada na Bíblia, a ideia da Trindade é inferida através da revelação divina nas Escrituras.
 
As passagens mencionadas acima, como o batismo de Jesus, a Grande Comissão, o relato do nascimento de Jesus e a bênção apostólica, são apenas alguns exemplos em que a Trindade é apresentada ou sugerida. A Trindade representa a natureza complexa de Deus, onde cada pessoa é totalmente Deus e, ao mesmo tempo, existem em perfeita unidade e harmonia.
 
A doutrina da Trindade é uma crença importante para muitas denominações cristãs e tem sido objeto de debate teológico ao longo dos séculos. A compreensão completa dessa doutrina é desafiadora para a mente humana, pois transcende nossa capacidade plena de compreender o divino. Portanto, a Trindade é um mistério sagrado, revelado por Deus nas Escrituras, e aceito com fé pelos cristãos como parte essencial de sua compreensão de Deus e de sua relação com Ele.
 
por: pb ivaldo fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *