TEMA:
Estudos em Êxodo
AUTOR:
Elinaldo Renovato de Lima
A lição Jovens e Adultos 4º Trimestre 1991 aborda temas importantes da história bíblica, como a opressão de Faraó aos israelitas, a matança dos meninos hebreus, o nascimento de Moisés, o preparo de Moisés, a chamada e as credenciais de Moisés, Deus castiga o Egito com dez pragas, a primeira páscoa, salvação pela morte do Cordeiro, o Êxodo, a Igreja e a Palavra de Deus, os dez mandamentos do Senhor, o nascimento do Salvador e o repugnante bezerro de ouro.
1 – Faraó oprime os israelitas
Durante muitos anos, Faraó oprimiu os israelitas, mantendo-os como escravos. Ele não permitia que eles saíssem do Egito e trabalhavam arduamente para construir os templos e palácios de Faraó. Os israelitas clamaram a Deus por libertação e Deus enviou Moisés para libertá-los.
2 – A matança dos meninos hebreus
Faraó, temendo que os israelitas se tornassem mais fortes que o Egito, ordenou que todos os meninos hebreus recém-nascidos fossem mortos. No entanto, Deus providenciou para que Moisés fosse salvo e criado como filho de uma princesa egípcia.
3 – O nascimento de Moisés
Moisés foi criado como um príncipe egípcio, mas quando ele descobriu que era israelita, ele se recusou a seguir as ordens de Faraó e optou por se juntar a seu povo. Deus então chamou Moisés para libertar o povo de Israel do Egito.
4 – O preparo de Moisés
Antes de Moisés partir para libertar o povo de Israel, Deus o preparou para a tarefa. Deus lhe deu as credenciais necessárias para convencer Faraó a deixar o povo de Israel partir. Moisés também foi ensinado a realizar milagres para provar que Deus estava com ele.
5 – A chamada e as credenciais de Moisés
Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo de Israel do Egito. Ele foi equipado com as credenciais necessárias para convencer Faraó a deixar o povo de Israel partir. Moisés também foi ensinado a realizar milagres para provar que Deus estava com ele.
6 – Deus castiga o Egito com dez pragas
Moisés foi ao Egito e exigiu que Faraó deixasse o povo de Israel partir. No entanto, Faraó se recusou a obedecer. Como resultado, Deus castigou o Egito com dez pragas, incluindo a morte dos primogênitos egípcios e a transformação do Nilo em sangue.
7 – A primeira páscoa — figura da nossa redenção
Depois que Deus castigou o Egito com as dez pragas, Faraó finalmente deixou o povo de Israel partir. Deus então ordenou que eles celebrem a primeira Páscoa como um memorial de sua libertação do Egito. Esta Páscoa foi uma figura da nossa redenção pela morte de Cristo.
8 – Salvação pela morte do Cordeiro
Durante a primeira Páscoa, Deus ordenou que os israelitas sacrificassem um cordeiro e colocassem sua sangue nas portas de suas casas. Esta foi uma figura da salvação que vem pela morte de Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
9 – O Êxodo — A saída para a liberdade
Depois da primeira Páscoa, Deus guiou o povo de Israel para fora do Egito. Eles partiram em uma grande jornada para a Terra Prometida, acompanhados por Deus e guiados por Moisés. Esta jornada é conhecida como o Êxodo e é uma figura da nossa jornada para a liberdade espiritual que vem pela fé em Cristo.
10 – A Igreja e a Palavra de Deus
Durante o Êxodo, Deus deu ao povo de Israel a Lei de Deus, que foi escrita na Tábua dos Dez Mandamentos. Esta lei é a base da fé cristã e é a Palavra de Deus que nos ensina como vivermos vidas santas e agradáveis a Deus. A Igreja é a comunidade de crentes que seguem a Palavra de Deus.
11 – Os dez mandamentos do Senhor
Durante o Êxodo, Deus deu ao povo de Israel a Lei de Deus, que foi escrita na Tábua dos Dez Mandamentos. Estes dez mandamentos são a base da fé cristã e nos ensinam como vivermos vidas santas e agradáveis a Deus. Estes mandamentos incluem não ter outros deuses, não tomar o nome de Deus em vão, guardar o sábado e honrar os pais.
12 – O nascimento do Salvador
Depois que o povo de Israel chegou à Terra Prometida, Deus enviou o Salvador, Jesus Cristo, para salvar o mundo do pecado. Jesus nasceu de uma virgem, viveu uma vida perfeita e morreu na cruz para nos salvar. Ele ressuscitou dos mortos e agora está sentado à direita de Deus, intercedendo por nós.
13 – Repugnante bezerro de ouro
Enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo os Dez Mandamentos de Deus, o povo de Israel se revoltou e adorou um repugnante bezerro de ouro. Este bezerro de ouro é uma figura da idolatria e nos ensina a não nos afastarmos de Deus e a não adorarmos outras coisas além de Deus.
obs: neste poste
so os tiulos que é de Elinaldo Renovato de Lima
os comentários são do PB Ivaldo Fernandes