Entramos no mais curto livro dos Profetas Menores. Ele possui apenas 27 versículos.
Um detalhe importante: o nome Obadias era muito comum em Israel. Na Bíblia existem vários. Cuidado para não confundir com o profeta. O Dicionário de Davis (1984:427) traz os detalhes dos vários Obadias (1Cr 3.21; 7.3; 8.38; 9.44; 12.9; 2Cr 17.7; Ne 10.5; 12.25; Ed 8.9).
O Personagem Obadias.
O comentarista da Bíblia de Genebra diz que, “pouco se sabe sobre o profeta além do seu nome, que significa ‘servo do Senhor’. O nome em si não é incomum no Antigo Testamento”. Stanley Ellisen diz: “Nada se sabe do profeta Obadias, exceto que estava em Jerusalém na ocasião dos violentos ataques de Edom à cidade. Como um servo, ele encobre a si mesmo para realçar sua mensagem” (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, p.342). O comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal diz o seguinte: “O autor deste breve livro é um profeta chamado Obadias. No livro, não é mencionada a sua genealogia, nem outro pormenor a seu respeito. Obadias é um nome comum, e significa ‘servo do Senhor’”.
Mediante as poucas informações sobre o profeta, não podemos citar nada a respeito do personagem Obadias. Não temos informações seguras a seu respeito.
B. Atuação de Obadias.
Obadias começa dizendo: “Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra” (Ob 1).
O Senhor Deus estava ofendido com a covardia de Edom. A história bíblica afirma que os edomitas eram descendentes de Esaú. Esaú é o mesmo Edom. O texto sagrado diz: “E estas são as gerações de Esaú (que é Edom)” (Gn 36.1). O Dicionário de Davis (1984:169) informa que “os edomitas eram descendentes de Abraão, os israelitas foram proibidos de lhes fazer guerra, e deram volta pelo país de Edom, Nm 20.14-21”.
1- O Senhor Deus advertia Israel sobre os edomitas.
2- O Senhor Deus diz: “Não abominarás o edomita, pois é teu irmão” (Dt 23.7a).
3- O Senhor ainda acrescenta: “Os filhos que lhes nascerem na terceira geração, cada um deles entrará na congregação do Senhor” (Dt 23.8).
A indignação do Senhor Deus contra os edomitas era “por causa da violência feita a teu irmão Jacó” (Ob 1.10). Os estrangeiros invadiram Israel, e os edomitas deram total apoio aos inimigos. Os edomitas estavam presentes. Deus testemunha, dizendo: “tu mesmo eras um deles” (Ob 11, parte final). É bom que se leia Ob 11-14.
As maldades dos edomitas eram por vingança. Eles não perdoavam os israelitas das brigas passadas (2Rs 8.20-22). O profeta Ezequiel registrou a maldade dos edomitas como, “pois que guardas inimizade perpétua e abandonaste os filhos de Israel à violência da espada, no tempo da extrema iniqüidade” (Ez 35.5). Os do monte Seir, de que o profeta Ezequiel fala, são os edomitas.
Além de violentos, os edomitas achavam- se arrogantes e invencíveis (Ob 3,4,
9). Tem mais: os edomitas achavam-se muito sábios. O Senhor Deus diz: “E não acontecerá, naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento na montanha de Esaú?” (Ob 8).
Obadias viu a covardia de Edom, pais-irmão, está aliado aos estrangeiros invasores. Em vez de ajudar Israel, aliou-se ao mais forte. Edom gostou do que viu e de ter participado daquela brutal violência. C. Autoria do Livro.
A Bíblia de Estudo Pentecostal afirma que Obadias é o autor do livro que leva o seu nome. “O autor deste breve livro é um profeta chamado Obadias”. Ninguém mais pesquisado afirma assim.
Data do Livro.
Stanley Ellisen sugere a data “c. 845 a.C.”. A Bíblia de Estudo Pentecostal diz que foi “cerca de 840 a.C.”.
E. Tema do Livro.
A Bíblia de Estudo Pentecostal sugere o tema: “O Juízo de Edom”. Stanley Ellisen sugere o seguinte tema: “Julgamento de Deus sobre o vingativo Edom e a restauração final de Israel”.
Esboço do Livro.
O esboço que iremos apresentar foi extraído do livro de Stanley Ellisen (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, p.341). Vejamos:
“I. DESOLAÇÃO DE EDOM NO FUTURO DIA DO SENHOR (V. 1-14)
- Julgamento de Edom pelo orgulho arrogante (v. 1-9)
- Destruição (v. 1-4)
- Instigada pelo Senhor
- Apesar das fortes defesas
- Apesar da forte determinação 2. Devastação (v. 5-7)
- Pilhagem total
- Pilhagem até pelos aliados
- Humilhação (v. 8,9)
- Seus famosos sábios destruídos
- Seus famosos valentes atemorizados
- Julgamento de Edom pela inimizade entre raças irmãs (v10-14)
- Seu passado violento censurado (v. 10,11)
- Insensibilidade à situação angustiosa de Israel
- Envolvimento na pilhagem de Israel 2. Sua futura vingança advertida (v. 12-14)
- acautelar de aplaudir a queda de Israel
- Acautelar de apropriar-se da riqueza de Israel
- Acautelar de aprisionar os fugitivos de Israel
- RESTAURAÇÃO DE ISRAEL NO FUTURO DIA DO SENHOR (V. 1521)
- Todas as nações serão julgadas no dia do Senhor (v. 15,16)
- Todo o Edom será destruído no dia do Senhor (v. 17,18)
- Toda a Palestina será de Israel no dia do Senhor (V. 19,20)
- Toda a terra será do Senhor no dia do Senhor (v. 21)”
- Comentário do Livro.
O livro de Obadias mostra o Espírito Santo revelando as visões em dois planos:
1) o castigo de Edom. O Senhor inicia dizendo ironizando sobre o “poder” dos edomitas. Era uma nação pequena (V.2a). Não se destaca em nada (V.2b). Porém muito orgulhosa (V.3). Orgulho do coração (V.3b). Achava-se invencível (v.3c). O Senhor Deus diz: “Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor” (V.4). Os edomitas também se orgulhavam da sabedoria que tinham (v.8).
Quando os edomitas estavam no auge, muitas nações davam-lhe apoio. Depois foram abandonados traiçoeiramente por esses aliados (V.7). Toda audácia e proezas de Edom foram destruídas por Deus (Vv. 5,6).
O Senhor Deus puniu severamente Edom “por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre” (V. 10). Stanley
Ellisen diz que, “os edomitas aliaram-se aos romanos para destruir e arruinar Jerusalém. A seguir, desapareceram das páginas da História como povo, sendo assimilados pelos árabes nabateus do sul de Judá” (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, p. 345).
O Senhor Deus determinou um dia em que haveria a desforra do povo de Deus sobre Edom (Vv. 15-18). O final do versículo 18 diz assim: “porque o Senhor o disse”.
Concluindo, podemos afirmar que o Senhor vai restituir a Israel tudo que ele perdeu, pois Senhor é Soberano sobre todos os povos. O livro termina, dizendo: “e o reino será do Senhor” (Vv. 19-21).
Escola de Teologia – ETAP
Disciplina: LIVROS PROFÉTICOS I E II
Professor: Carlos Alberto Alves