O LIVRO DE OBADIAS (QUE ADORA A DEUS)

Entramos no mais curto livro dos Profetas Menores. Ele possui apenas 27 versículos. 

Um detalhe importante: o nome Obadias era muito comum em Israel. Na Bíblia existem vários. Cuidado para não confundir com o profeta. O Dicionário de Davis (1984:427) traz os detalhes dos vários Obadias (1Cr 3.21; 7.3; 8.38; 9.44; 12.9; 2Cr 17.7; Ne 10.5; 12.25; Ed 8.9).

O Personagem Obadias.

O comentarista da Bíblia de Genebra diz que, “pouco se sabe sobre o profeta além do seu nome, que significa ‘servo do Senhor’. O nome em si não é incomum no Antigo Testamento”. Stanley Ellisen diz: “Nada se sabe do profeta Obadias, exceto que estava em Jerusalém na ocasião dos violentos ataques de Edom à cidade. Como um servo, ele encobre a si mesmo para realçar sua mensagem” (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, p.342). O comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal diz o seguinte: “O autor deste breve livro é um profeta chamado Obadias. No livro, não é mencionada a sua genealogia, nem outro pormenor a seu respeito. Obadias é um nome comum, e significa ‘servo do Senhor’”.

Mediante as poucas informações sobre o profeta, não podemos citar nada a respeito do personagem Obadias. Não temos informações seguras a seu respeito.

B. Atuação de Obadias.

Obadias começa dizendo: “Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra” (Ob 1).

O Senhor Deus estava ofendido com a covardia de Edom. A história bíblica afirma que os edomitas eram descendentes de Esaú. Esaú é o mesmo Edom. O texto sagrado diz: “E estas são as gerações de Esaú (que é Edom)” (Gn 36.1). O Dicionário de Davis (1984:169) informa que “os edomitas eram descendentes de Abraão, os israelitas foram proibidos de lhes fazer guerra, e deram volta pelo país de Edom, Nm 20.14-21”.

1- O Senhor Deus advertia Israel sobre os edomitas.

2- O Senhor Deus diz: “Não abominarás o edomita, pois é teu irmão” (Dt 23.7a).

3- O Senhor ainda acrescenta: “Os filhos que lhes nascerem na terceira geração, cada um deles entrará na congregação do Senhor” (Dt 23.8).

A indignação do Senhor Deus contra os edomitas era “por causa da violência feita a teu irmão Jacó” (Ob 1.10). Os estrangeiros invadiram Israel, e os edomitas deram total apoio aos inimigos. Os edomitas estavam presentes. Deus testemunha, dizendo: “tu mesmo eras um deles” (Ob 11, parte final). É bom que se leia Ob 11-14. 

As maldades dos edomitas eram por vingança. Eles não perdoavam os israelitas das brigas passadas (2Rs 8.20-22). O profeta Ezequiel registrou a maldade dos edomitas como, “pois que guardas inimizade perpétua e abandonaste os filhos de Israel à violência da espada, no tempo da extrema iniqüidade” (Ez 35.5). Os do monte Seir, de que o profeta Ezequiel fala, são os edomitas.

Além de violentos, os edomitas achavam- se arrogantes e invencíveis (Ob 3,4,

9). Tem mais: os edomitas achavam-se muito sábios. O Senhor Deus diz: “E não acontecerá, naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento na montanha de Esaú?” (Ob 8). 

Obadias viu a covardia de Edom, pais-irmão, está aliado aos estrangeiros invasores. Em vez de ajudar Israel, aliou-se ao mais forte. Edom gostou do que viu e de ter participado daquela brutal violência. C. Autoria do Livro.

A Bíblia de Estudo Pentecostal afirma que Obadias é o autor do livro que leva o seu nome. “O autor deste breve livro é um profeta chamado Obadias”. Ninguém mais pesquisado afirma assim.

Data do Livro.

Stanley Ellisen sugere a data “c. 845 a.C.”. A Bíblia de Estudo Pentecostal diz que foi “cerca de 840 a.C.”. 

E. Tema do Livro.

A Bíblia de Estudo Pentecostal sugere o tema: “O Juízo de Edom”. Stanley Ellisen sugere o seguinte tema: “Julgamento de Deus sobre o vingativo Edom e a restauração final de Israel”. 

Esboço do Livro.

O esboço que iremos apresentar foi extraído do livro de Stanley Ellisen (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, p.341). Vejamos:

“I. DESOLAÇÃO DE EDOM NO FUTURO DIA DO SENHOR (V. 1-14)

  1. Julgamento de Edom pelo orgulho arrogante (v. 1-9)
  2. Destruição (v. 1-4)
  3. Instigada pelo Senhor
  4. Apesar das fortes defesas
  5. Apesar da forte determinação 2. Devastação (v. 5-7)
  6. Pilhagem total
  7. Pilhagem até pelos aliados
  8. Humilhação (v. 8,9)
  9. Seus famosos sábios destruídos
  10. Seus famosos valentes atemorizados
  11. Julgamento de Edom pela inimizade entre raças irmãs (v10-14)
  12. Seu passado violento censurado (v. 10,11)
  13. Insensibilidade à situação angustiosa de Israel
  14. Envolvimento na pilhagem de Israel 2. Sua futura vingança advertida (v. 12-14)
  15. acautelar de aplaudir a queda de Israel
  16. Acautelar de apropriar-se da riqueza de Israel
  17. Acautelar de aprisionar os fugitivos de Israel
  18. RESTAURAÇÃO DE ISRAEL NO FUTURO DIA DO SENHOR (V. 1521)
  19. Todas as nações serão julgadas no dia do Senhor (v. 15,16)
  20. Todo o Edom será destruído no dia do Senhor (v. 17,18)
  21. Toda a Palestina será de Israel no dia do Senhor (V. 19,20)
  22. Toda a terra será do Senhor no dia do Senhor (v. 21)”
  23. Comentário do Livro.

O livro de Obadias mostra o Espírito Santo revelando as visões em dois planos:

1) o castigo de Edom. O Senhor inicia dizendo ironizando sobre o “poder” dos edomitas. Era uma nação pequena (V.2a). Não se destaca em nada (V.2b). Porém muito orgulhosa (V.3). Orgulho do coração (V.3b). Achava-se invencível (v.3c). O Senhor Deus diz: “Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor” (V.4). Os edomitas também se orgulhavam da sabedoria que tinham (v.8). 

Quando os edomitas estavam no auge, muitas nações davam-lhe apoio. Depois foram abandonados traiçoeiramente por esses aliados (V.7). Toda audácia e proezas de Edom foram destruídas por Deus (Vv. 5,6). 

O Senhor Deus puniu severamente Edom “por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre” (V. 10). Stanley

Ellisen diz que, “os edomitas aliaram-se aos romanos para destruir e arruinar Jerusalém. A seguir, desapareceram das páginas da História como povo, sendo assimilados pelos árabes nabateus do sul de Judá” (Conheça Melhor o ANTIGO TESTAMENTO, p. 345).

O Senhor Deus determinou um dia em que haveria a desforra do povo de Deus sobre Edom (Vv. 15-18).  O final do versículo 18 diz assim: “porque o Senhor o disse”. 

Concluindo, podemos afirmar que o Senhor vai restituir a Israel tudo que ele perdeu, pois Senhor é Soberano sobre todos os povos. O livro termina, dizendo: “e o reino será do Senhor” (Vv. 19-21).

Escola de Teologia – ETAP
Disciplina: LIVROS PROFÉTICOS I E II
Professor: Carlos Alberto Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *